Tipos de coroas dentárias: conheça os 5 principais modelos
Muitos pacientes tem dúvidas sobre os tipos de coroas dentárias que existem e suas diferenças. Este artigo foi preparado para instruir você. Dessa maneira você vai conhecer e saber as características de todos os tipos de coroas dentárias disponíveis aqui na Clínica Dentária ImplArt, sabendo sempre que o que existe de mais moderno em âmbito mundial, está aqui!
Você sabia que existem diversos tipos de coroas dentárias?
Elas se diferenciam do ponto de vista da execução, computadorizada ou tradicional, além do requinte estético que conseguem atingir. Elas podem ser utilizadas tanto sobre implante dentario quanto sobre raízes dentarias. Algumas são feitas a partir de uma moldagem exclusivamente digital, enquanto que outras ainda utilizam a antiga moldagem com massa.
Uma boa indicação para as pessoas que precisam reconstruir seus dentes e deixar sua estética uniforme são as coroas dentárias em porcelana ou coroas de Zircônia, que recuperam a aparência natural e deixam o sorriso completo.
Nos acompanhe neste artigo para aprender a diferenciar os tipos de coroas e escolher a que melhor se encaixa no que você procura como resultado final.
Para que servem as coroas dentárias e quais os seus tipos e indicações?
A finalidade de uma coroa dental é sobretudo recuperar o formato e funcionalidade do dente. Em suma é uma peça protética (dente artificial) com formato e função de dente natural. Existem alguns tipos de coroas dentárias que podem ser selecionadas para seu tratamento.
A escolha do material vai depender de uma conversa entre o especialista em prótese dentária (Protesista) e o paciente, que principalmente visa esclarecer a finalidade da coroa dentária (estética x resistência), e da durabilidade esperada (provisória x definitiva).
As coroas dentárias podem ser colocadas sobre raízes dentárias com ou sem canal tratado, e também podem ser feitas para implantes dentários. Coroas dentárias podem ser individuais ou se o espaço for grande, podem ser feitas coroas unidas com pônticos (dentes suspensos), gerando dessa forma uma prótese dentária fixa.
Em quais casos posso precisar de coroas dentárias de porcelana?
Entre outras indicações das coroas dentárias estão:
- Proteger um dente enfraquecido por fraturas
- Restaurar um dente danificado
- Fazer parte de outras próteses dentárias maiores
- Restaurar um implante dentário,
- Recobrir um dente muito manchado ou deformado
- Recuperar um dente com tratamento de canal
Quais os tipos de materiais para coroas dentárias de porcelana e quais as suas diferenças?
No passado havia outros tipos de coroas dentais que hoje consideramos ultrapassadas como as coroas totalmente metálicas, coroas de ouro, coroas veneer de resina ou coroa veneer de porcelana com metal, além de coroas procera, alumina, coroas inceram, empress, pivôs e jaquetas.
Dessa forma, apresentaremos a seguir 4 materiais mais modernos com os quais realizamos coroas dentárias em nossa clínica atualmente. Isto é, classificamos a Zirconia Pura como a mais moderna, seguida pela Porcelana pura, ambas elaboradas com sistemas computadorizados. Em segunda opção aparecem, dessa maneira, as coroas de confecção artesanal, chamadas de Zirconia aplicada e Metalo-ceramica.
Tipos de coroa dentaria e suas diferenças técnicas. Todos estes tipos de coroas dentais estão disponíveis para realização em nossa clínica e laboratório de prótese dentária. * O nome técnico se refere ao tipo de porcelana que é usado na coroa dentária. ** A medida de resistência das porcelanas das coroas obedece a norma técnica ISO para resistência Flexural, medida em MPa. A estimativa de estética e a Durabilidade expressam a opinião do autor deste artigo. No caso das coroas MC e ZC a resistência da estrutura é grande, por volta de 1000 MPa porém os problemas ocorrem porque a camada fina de porcelana mais frágil se destaca.
Classificação de diferentes tipos de coroa baseada na técnica de fabricação:
Conheça abaixo diferentes tipos de coroas dentárias, classificadas quanto ao material de sua elaboração e também quanto à forma de fabricação.
Coroas dentárias elaboradas por técnicas computadorizadas e inteligência artificial:
- Coroa dentária em Zirconia 3D – zircônia translúcida maciça computadorizada
- Coroa de Porcelana Pura EMAX 3D – dissilicato de lítio maciço computadorizado
Coroas de porcelana feitas por técnica artesanal e manual convencional:
- Coroa metal-porcelana (metalocerâmica) – Tem uma camada fina de metal e a porcelana é aplicada à mão.
- Coroas em zircônia-porcelana (zircônia aplicada) – Possui uma camada fina de reforço em zircônia e a camada de porcelana é aplicada manualmente.
Coroas em materiais compostos novos, que são computadorizados mas não são porcelana pura:
- Coroa Impressa em 3D (Resina Computadorizada) – Material contendo resina+porcelana
- Coroa fresada em resina – PMMA fabricado por fresadora 3D
Estes novos materiais compostos (compósitos), tem resistência inferior às coroas de porcelana tradicionais. Porém apresentam boa aparência e podem ser utilizados em alguns casos como provisórios de longa duração ou até como definitivos.
A coroa de porcelana continua a ser o melhor material e pode ser feita com diferentes técnicas
Observe portanto que o termo coroa de porcelana é um termo genérico mas pode ter subtipos. A seleção correta do material da coroa impacta muito no resultado final, na forma de elaboração e até no orçamento
Conheça mais a fundo os tipos de coroas dentárias e escolha a melhor para seu caso
Por exemplo, temos a moderna coroa dentaria em Zirconia 3D, que é elaborada com modernos recursos de planejamento computadorizado e fresadoras 3D. Além desta coroa, existe a Coroa de Porcelana Pura EMAX. Ambas coroas proporcionam excelentes resultados estéticos em curtos intervalos de tempo. Permitindo dessa forma, que o paciente usufrua dos resultados conquistados mais rapidamente.
Os materiais dentários possuem diferenças na forma de elaboração clínica e no laboratório, além de diferentes resultados estéticos e graus de resistência.
Coroa dentária de porcelana + metal (metalocerâmica é a porcelana aplicada a mão sobre metal) – MC
A porcelana aplicada sobre metal (metalocerâmica) é uma técnica antiga para fazer coroas dentárias, sendo também a que acaba tendo o menor valor final ao paciente e menor custo de fabricação ao dentista (veja nas fotos a coroa MC). Mesmo não sendo tão estéticas quanto as coroas de porcelana sem metal, as coroas metaloceramicas ainda são utilizadas para a restauração dos dentes do fundo da boca.
Todas as coroas metalocerâmicas possuem uma camada de metal subjacente estrutural e depois vem a porcelana / cerâmica sobre ela. A estrutura metálica é fina, forte e se encaixa perfeitamente nos dentes preparados. Uma camada de porcelana é aplicada sobre a estrutura de metal (chamada coping). A camada de porcelana tem 1,5 mm a 2 mm de espessura, dependendo da área do seu dente.
A camada de porcelana é resistente, suporta muito bem as forças de mastigação e se parece com os dentes naturais. Entretanto, as coroas de porcelana sem metal são as mais usadas hoje, pois se combinam facilmente a cor dos dentes adjacentes melhor do que as coroas metalocerâmicas. As coroas metalocerâmicas são mais opacas e não tão naturais quanto as melhores coroas dentárias de hoje em dia.
Em alguns casos a porcelana sobre metal se desgasta, lasca, trinca ou quebra com o tempo, exibindo então o metal e tornando o trabalho antiestético e sem função. Além disso, em casos com retração gengival linhas escuras perto da gengiva ou partes de metal podem aparecer.
Por conta dessas limitações as coroas de metalocerâmica são mais adequados para os dentes do fundo, não devendo ser usadas nos dentes da frente. Podemos citar ainda como desvantagens para a metalocerâmica a chance de causar alergias e irritações na gengiva.
Coroas dentárias de zircônia + porcelana (zircônia com cerâmica aplicada a mão) – ZC
Uma coroa de zircônia com porcelana aplicada é parecida com uma coroa metalocerâmica na forma de fabricação. A coroa com estrutura de zircônia também tem 2 camadas porém ao invés do metal, temos a zircônia dental, um material branco muito resistente. Observe portanto as duas camadas de material da coroa dental aparecendo na foto abaixo.
A zircônia é considerada um diamante artificial, sendo tão resistente quanto um metal. De fato, a zircônia dental possui propriedades análogas aos metais, com a vantagem de ser branco e com isso mais estética. A composição das coroas de zircônia + porcelana aplicada não inclui o metal, melhorando os resultados estéticos.
A coroa dentária de zircônia com porcelana também é indicada para substituir uma grande restauração, quando a estrutura do dente está deteriorada.
Tipo de Coroa Dentária | Materiais | Indicações | Características Principais |
---|---|---|---|
Coroa de Porcelana Computadorizada Emax | Dissilicato de lítio | Dentes Anteriores e Posteriores | Estética superior, semelhante à cor natural dos dentes – Elaboração rápida |
Coroa de Porcelana com base metálica (Metalocerâmica) | Porcelana, Metal | Dentes Posteriores | Funcionais e resistentes mas com estética ruim – Elaboração lenta |
Coroa de Zircônia com aplicação de cerâmica | Cerâmica, Zircônia | Dentes Anteriores e Posteriores | Alta resistência, estética e biocompatibilidade – Elaboração lenta |
Coroa de Zircônia translúcida Pura 3D | Zircônia | Dentes Anteriores e Posteriores | Alta resistência, estética e biocompatibilidade – Elaboração rápida |
Coroa de Resina | Resina Acrílica | Dentes Anteriores | Alternativa mais econômica, mas menos resistente que outros materiais. |
Coroa Metálica | Metal (Liga de Metais Preciosos) | Dentes Posteriores | Boa resistência, especialmente em áreas de alta carga mastigatória. estética ruim. |
Coroa Provisória | Acrílico ou Resina Temporária | Fase de Provisória antes da Permanente | Uso temporário durante tratamento ou até a confecção da coroa definitiva. |
Coroa dental de Porcelana pura CAD-CAM (Emax – dissilicato de lítio) – P
As coroas de porcelana pura – sistema EMAX – são feitas pela técnica CAD-CAM (Computer Assisted Design) para a produção computadorizada de coroas e restaurações em porcelanas especiais. Dessa forma, são altamente translúcidas e resistentes. Portanto seu resultado duradouro, e altamente estético permite conquistar excelentes resultados de forma rápida. Dessa maneira, essas são as principais propriedades de uma coroa Emax, que as tornam uma das melhores opções para restaurar os dentes da frente.
As próteses dentárias e coroas totalmente em cerâmica da Emax estão ganhando popularidade rapidamente na odontologia estética devido à sua excelente estética, durabilidade e resistência. O sistema Emax é indicado principalmente para a fabricação de coroas e lentes de contato dentais na região anterior. Após a preparação do formato final do dente, um molde digital de seus dentes será feito com câmera intraoral.
Esse molde é então transmitido pela internet ao computador de nosso laboratório de prótese dental, que controla o procedimento de design e fresamento. A cor da coroa dentária precisa ser escolhido com antecedência para se assemelhar aos dentes naturais. Com o desenho aprovado, uma máquina fresadora corta o bloco monolítico do dissilicato de lítio para produzir o formato necessário da prótese, já com a cor certa.
Como a coroa é feita de um único bloco de material, e possui uma única camada, podemos chamá-la de coroa monolítica. Em seguida, o dentista testa o encaixe da coroa ao dente, faz os ajustes necessários, e a fixa no dente com uma cola especial.
Coroa dentária de zircônia pura CAD-CAM (zircônia cúbica translúcida) – ZP
As coroas feitas de zircônia cúbica estão se tornando cada vez mais comuns e oferecem algumas vantagens. São feitas com métodos computadorizados CADCAM desde o molde digital até a fabricação.
A Força da zircônia pura
Primordialmente, uma das maiores vantagens da zircônia pura para coroas dentárias é sua resistência e durabilidade. Imagine quanta força os dentes de trás exercem sobre os alimentos que você mastiga. Suas coroas precisam ser feitas de um material forte, portanto, a zircônia pura translúcida pode ser uma boa opção para coroas na parte posterior da boca. Além disso, apresentam pouco desgaste, o que pode ser interessante para pacientes com bruxismo, pois não permite a destruição do dente que o bruxismo costuma causar.
Durabilidade da zircônia cúbica dental
As coroas à base de zircônia dental tiveram um desempenho tão bom ao longo de 5 anos quanto as coroas à base de metal, de acordo com um estudos científicos. As feitas de zircônia, chamadas coroas monolíticas de zircônia, são especialmente duráveis.
Todas as coroas de porcelana descritas podem ser elaboradas para próteses dentárias cimentadas ou aparafusadas sobre implantes dentais.
Biocompatibilidade das zircônias dentais
A zircônia é a escolha de muitos dentistas por sua biocompatibilidade, o que significa que é menos provável que o corpo provoque uma reação ou resposta imunológica como a inflamação. A zircônia é um material tão biocompatível que existem implantes dentários brancos de zircônia. Há uma corrente hoje da Odontologia Biológica mais natural, que prega o uso de materiais mais biocompatíveis e sem metais, sendo que a coroa dentária de zircônia pura se encaixa perfeitamente nos requisitos. Dessa forma, é importante que voce saiba que atualmente há a possibilidade de realizar um tratamento com implante dentario ceramico, sem metal, e aliar à coroa dentaria em Zirconia Pura, ou Porcelana Pura, e dessa forma obter um tratamento livre de metais!
Conheça nossa estrutura completa – na região da Avenida Paulista
Aqui na Clínica Odontológica ImplArt todas as próteses, coroas e restaurações são realizadas em nosso laboratório de prótese próprio, por meio de sistemas computadorizados. Com as coroas dentarias computadorizadas, que podem ser utilizadas em qualquer região da boca, a aparência, o formato bem como o alinhamento dos dentes ficam melhores, além da resistência, que também é beneficiada.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, acesse nossa galeria de fotos ou então agende uma consulta com a nossa equipe📲WhatsApp (11) 3262-4750. Ficaremos felizes em recebê-lo!
Saiba tudo sobre os tipos de coroas dentárias – releia os principais tópicos
Dr. Roberto Markarian, implantodontista
Texto escrito por DR. ROBERTO MARKARIAN – CRO-SP 73.583
Idealizador e Diretor da Clínica Odontológica ImplArt. – Perfil do Linkedin do Dr. Roberto
O Dr. Roberto Markarian é um dos principais especialistas em implantes dentários e próteses computadorizadas no Brasil, com mais de 10.000 implantes realizados. Além de sua vasta experiência clínica, ele é um pesquisador renomado, contribuindo para a Odontologia com publicações em revistas científicas internacionais. Na Clínica ImplArt, Dr. Roberto aplica alta tecnologia em todos os tratamentos, oferecendo soluções inovadoras e de qualidade superior aos pacientes.
Para quem já tem o implante, vocês fazem orçamento para troca de coroa?
Em caso de espaço de 03 de três superiores, o que é mais indicado? Coroas individuais ou coroas unidas?
Agradeço se puderem me responder.
Podemos fazer a prótese dentária para seu implante, especialmente se a informação sobre o tipo de implante dentário estiver disponível.
Sempre que possível o mais indicado é fazer dentes individuais separados.