Retratamento de canal quando tratar o canal de novo
O tratamento endodôntico, popularmente chamado de tratamento de canal é um procedimento alternativo muito importante para tentar preservar um dente com problemas na polpa ou raiz, ao invés de extraí-lo. Retratar o canal significa fazer um tratamento de canal por segunda vez, quando o primeiro não foi eficiente.
Saiba mais sobre retratamento de canal
Retratamento de canal: o que é e para que serve
Na maioria das vezes um tratamento de canal resolve a dor de um dente incômodo ou com infecções. Entretanto, em algum momento depois desse tratamento, pode haver a necessidade de fazer um retratamento de canal, caso o primeiro procedimento não tenha tido o resultado esperado.
Motivos que levam a necessidade de retratamento de canal
Existem diferentes razões que levam à necessidade de um retratamento de canal. Um dos sinais clássicos é quando o paciente continua relatando sintomas depois do tratamento de canal, como por exemplo dores ou sensibilidade.
Mas nem sempre a necessidade de retratamento é uma constatado por sintomas de dor. Exames radiológicos de acompanhamento podem mostrar uma lesão ou cisto que surgiu depois do tratamento de canal, ou seja, existe uma patologia ativa.
Outra razão é quando o primeiro tratamento de canal foi realizado de forma insuficiente ou foi mal executado, seja pela dificuldade anatômica natural do dente, por falha na obturação dos canais ou falha na desinfecção.
A decisão por um retratamento de canal leva em consideração alguns critérios, especialmente se existe expectativa de que esse retratamento ainda é capaz de preservar o dente ao invés em extraí-lo.
Para isso são avaliados quais são os limite para trabalho do tratamento, ou seja, até que ponto os canais podem ser explorados sem risco de perfuração ou danos às estruturas dentais. Outro ponto a ser observado é se há desvio ou obstrução no percurso do canal.
Como é feito o procedimento de retratamento de canal?
Em primeiro lugar é realizada reabertura para retirada de todo material aplicado no primeiro procedimento. Posteriormente é feita uma criteriosa desinfecção dos canais e preenchimento com nova obturação, finalizando com o fechamento.
O paciente precisa estar consciente de que um retratamento de canal tem o objetivo de manter o dente, mas que no entanto tem uma taxa ligeiramente menor de sucesso do que um tratamento único bem realizado.
O tratamento de canal altera a anatomia dos canais tornando-os mais delicados, o que por consequência dificulta os trabalhos de um segundo tratamento. Cada caso deve ser estudado com critério comparando as dificuldade deste procedimento em contrapartida as expectativas de preservação do dente.
Em alguns casos quando o dente já recebeu vários tratamentos de canal sem sucesso (a dor persiste), pode haver outros problemas como micro trincas (fraturas), canais acessórios (pequenos canais), extravasamento de material para fora do dente.
Estas condições podem tornar o dente insolúvel e indicar logo um implante dentário. De fato há países nos quais os Re-tratamentos de canal estão em desuso, sendo substituídos pelo implante dentário direto, dadas as grandes chances de sucesso dos implantes odontológicos.
Dúvidas sobre o retratamento de canal
Estar com dor no dente com tratamento de canal, o que pode ser?
O dente com tratamento endodôntico não deve doer. A ocorrência de dor pode indicar que algo não está bem, quase sempre indicando a necessidade de um retratamento.
E se não sentir dor, significa que está tudo bem?
Nem sempre. Algumas vezes pode haver um problema escondido, como por exemplo uma lesão ou cisto na região periapical, ou falha de preenchimento dos canais que só podem ser visualizados em exames radiológicos. Por isso a necessidade de visitar o dentista regularmente.
Qual o tratamento após o retratamento do canal?
Após o retratamento do canal o dente precisará ser reconstruído pois estará bem fragilizado e com seu interior oco. A sequencia mais comum de tratamento de reconstrução do dente é com um núcleo dentário (pino na raiz) e uma coroa dentária de porcelana. Primeiramente serão apresentados todos os tipos de coroas dentarias indicados para seu caso. Seu tratamento será concluído com a realização de um nucleo e uma coroa dentaria.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe. Nós, da Clínica Odontológica ImplArt ficaremos felizes em recebê-lo!
Em cima do canal criou um abcesso, a mais de um ano.
Quando ocorre um abscesso em cima de um canal pode ser necessário tratar o canal de novo. Mas também pode ser que o dente tem uma fratura ou outro problema de difícil detecção. É importante dizer que o trabalho realizado em cima de um dente que já sofreu o canal tem uma chance de sucesso menor do que quando dente nunca recebeu um tratamento de canal. Por isso muitos desses casos de novos tratamentos de canal acabam virando casas de implantes dentários pois só assim irá resolver o problema.
Olá! Pode ser retirado pino de fibra para retratar canal?
É bem dificil retirar um pino de fibra, há um grande risco de fraturar a raiz
Olá
Meu dente com tratamento de canal dói. Tomografia acuso um a parte de uma raiz calsificada ( médico disse q é impossível tirar a calcificação, vdd?) E tem medicação fora da raiz. Porém sem lesão. O q faço?
Olá Marila, importante é avaliar o dente, pois o tratamento de canal é sempre uma tentativa de salvá-lo, mas envolve riscos. Caso a dor persista, consulta um dentista especializado, pois pode haver necessidade de extração e realização de implante dentário.