Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2023%2F11%2Fremocao segura SITE

Remoção segura de obturação metálica

É seguro fazer a remoção de uma restauração metálica? Essa é uma pergunta que está ficando bastante comum entre os pacientes que desejam fazer a remoção de uma antiga obturação em amálgama. Certamente a segurança do procedimento é colocado em primeiro plano. Vamos entender melhor abaixo sobre as implicações do procedimento.

A obturação ou restauraçao metálica, é o termo utilizado para realizar a reconstrução ou reparo de uma porção de dente fraturada ou afetada pela cárie. Certamente a versão metálica caiu em desuso, pois atualmente há forte preocupação com evitar o uso de metais. Dessa maneira, os materiais modernos como a porcelana e resina para restauração, além de inertes, são esteticamente superiores.

Atualmente a corrente chamada Odontologia Biológica ou Odontologia Integrativa defende a odontologia livre de metais, ou seja focado em implantes dentários e próteses metal-free.

A boa notícia é que um tratamento completamente livre de metais é possível e está disponível na Clínica Odontológica ImplArt. Além da remoção segura da obturação em amálgama o paciente que necessita implante dentário tem a opçao dos implantes dentarios brancos, o chamado implante cerâmico. Assim, ao utilizar a coroa zircônia pura ou coroa de porcelana pura, o paciente tem um conjunto de implante e coroa sem a presença de qualquer metal. Já para quem precisa de prótese protocolo, também há a opção de material Zirconia Pura, que trata-se de uma prótese maciça em Zirconia, elaborada por braços robóticos. O resultado é uma prótese com alta resistência e estética superior. Todos estes materiais são oferecidos na Clinica Dentaria Implart.

Os perigos da obturação com metal (amálgama)

Inegavelmente a preocupação com a restauração com metal se dá pelo fato de que a amálgama contém mercúrio, um metal pesado. Mas, isso não representa perigo iminente. já que o mercúrio presente em restaurações dentárias, em geral, está na forma inorgânica, uma versão mais segura e com pouca liberação tóxica para o organismo. Já na forma elementar ou orgânica realmente oferece riscos contaminantes à saúde e ao meio ambiente.

Ainda assim, os procedimentos de aplicação e principalmente de remoçoa são considerados os momentos em que há mais risco de contato . Portanto para a remoçao segura é importante tomar cuidados com o uso de procedimentos específicos, ainda mais em procedimentos de retirada restaurações de amálgama muito antigas.

É possível fazer remoção segura da amálgama sem expor o paciente a contaminantes?

Primeiramente é importante destacar que o cirurgião dentista utiliza recursos para minimizar os riscos ao paciente de inalação e contato com vapores de mercúrio. Entre as medidas para a remoçao segura da obturaçao podemos citar: uso de irrigação, sugador, lençol de borracha para isolamento e demais EPIs. Dessa meneira, os estudos comprovam que a filtração de vapores de mercúrio chega a 95%.

Portanto, de acordo com estudos, as restaurações de amálgama não são grandes causadores de intoxicação ou danos à saúde, e por isso não devem ser removidas apenas como medida preventiva de contaminação. Se houver a necessidade de remoção, o cirurgião dentista lançará mão de métodos para prevenção de contaminação.

remoção segura de obturação metálica
Obturaçao de amálgama x restauração cerâmica. Remoção segura e troca de materiais

Por que o uso de restaurações metálicas está praticamente fora de uso?

Além da preocupação com potenciais riscos à saúde e a natureza, o uso de amálgama em odontologia já é uma técnica praticamente abandonada, principalmente porque hoje temos opções muito mais estéticas que ao mesmo tempo são resistentes.

Restaurações estética são aquelas que reproduzem as características naturais dos dentes, principalmente a tonalidade. As amálgamas são materiais metálicos e contrastantes com os dentes, mas as restaurações de resina e cerâmicas acompanha a tonalidade do dente.

As restaurações em resina podem ser aplicadas e moldadas diretamente no dente ou fabricadas em impressoras 3D para posterior aplicação. Têm como vantagens o baixo custo e a estética, pois dispomos de uma série de tonalidades que atendem qualquer cor de dente. A desvantagem da restauração em resina é que ela pode manchar com o tempo.

Já as restaurações de cerâmicas são indiretas, ou seja, fabricadas e depois aplicadas no dente. Têm como vantagens a alta resistência a manchas e o método de fabricação computadorizada. A restauração é planejada em software e produzida em impressoras 3D. Este método permite a fabricação de peças de forma mais rápida e precisa. Elas são chamadas de Onlay em Porcelana.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Nós, da Clínica Odontológica Implart estamos à disposição para atender voce e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a remoção segura de amalgama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *