Periodontite juvenil pode ser grave
A periodontite juvenil é uma doença de origem bacteriana caracterizada pela inflamação gengival (em casos iniciais). Ou então pela formação de bolsas gengivais e perda óssea (em casos moderados) e mobilidade e perda do dente (em casos mais graves). Normalmente, ela atinge normalmente apenas um dente e possui uma progressão rápida.
Consequências da Periodontite Juvenil
Em algumas situações, sua manifestação acontece de forma mais rápida, que é mais comum em pessoas que estão entrando na puberdade até a idade adulta. Bolsas profundas e perda óssea rápida são características desse tipo de periodontite.
Nos jovens, ela considerada um tipo de doença periodontal severa que se manifesta no início do período de puberdade e destrói, principalmente, o periodonto de sustentação, um ligamento periodontal. A doença é crônica e inflamatória e pode causar uma grande destruição óssea.
Ela pode afetar os dentes de duas formas: ou localizada (afeta os primeiros molares e os incisivos permanentes), ou generalizada (afeta outros dentes além dos citados). A periodontite infantil é mais comum em crianças saudáveis, entre 11 e 13 anos, especialmente em meninas.
Os sinais de manifestação não são totalmente visíveis. A gengiva apresenta textura e cor normais e a existência de placa é pequena em comparação ao grau de destruição óssea que já pode ter ocorrido.
A periodontite também pode afetar adultos acima dos 20 anos com rápida progressão e pessoas com mais de 30 anos em forma crônica. A melhor forma de prevenção é manter as idas periódicas ao dentista. Somente ele pode encontrar sinais da doença antes que ela se torne mais grave.
Deixe um comentário