Skip to main content
enjoo no dentista 50kb 87a51369

Como evitar náuseas ou enjoo no dentista?

Muitas pessoas sentem náusea, ânsia ou enjoo no dentista quando é necessário tocar em sua boca, especialmente quando algo encosta na língua. Esse é, inclusive, um argumento que leva um individuo a evitar a ida ao dentista para cuidar da saúde bucal. E dessa forma, um procedimento que poderia ser simples, pode se agravar pela demora em procurar atendimento, inclusive ocasionando a perda dentária e necessidade de implante dentário. Por isso, é importante que você saiba quais são os recursos que a ImplArt utiliza para reduzir este desconforto.

Além disso, é primordial que o paciente saiba que a equipe da Clínica ImplArt realiza atendimento humanizado, ou seja, respeitando os limites de cada paciente, de forma que ele possa se sentir acolhido. Isto vale tanto para procedimentos mais simples como profilaxia e restaurações, tratamento de canal e até mesmo os cirúrgicos com enxerto ósseo ou implantes dentarios.

Sentir enjoo no dentista é normal, mas não pode atrapalhar os cuidados com a saúde bucal

A sensação de enjoo, náusea ou então ânsia é uma característica muito presente na população. Trata-se de um reflexo involuntário, que não tem causa muito bem definida, mas pode ser explicada pela presença de alguns nervos na região. É muito frequente a sensação de enjoo durante a higienização oral, principalmente ao escovar os dentes e a língua em casa no dia a dia.

No consultório, o simples toque na boca pode ser extremamente incomodo ao realizar um tratamento dentário ou durante a limpeza profissional. Tem pessoas que chegam a vomitar. A situação pode piorar quando o dentista precisa retirar um molde dos dentes com alginatos ou silicona (popularmente conhecidas por massas de moldagem).

moldagem tradicional com massa 50kb

Pelo fato de necessitar de uma considerável abertura da boca para inserção da moldeira, e a massa tocar áreas sensíveis da boca, a moldagem com massa é uma experiência bastante incômoda para quem tem uma tendência a enjoar.

Além de desestimular a ida ao consultório dentário para realizar procedimentos essenciais para tratamento ou prevenção de problemas bucais, o enjoo no dentista é constrangedor ao paciente, especialmente se houver vômito. Isso também poderá atrasar o andamento do tratamento.

Como minimizar essas sensações? O que fazer para não enjoar no dentista?

Existem alguns recursos para minimizar os desconfortos aos nossos pacientes. Um deles é o uso de uma solução para bochecho com anestésico tópico para reduzir a sensibilidade temporariamente. Em casos mais severos, a anestesia injetável local ou a sedação endovenosa podem ser indicadas. Outros recursos que podem ser recomendados são, por exemplo:

  • Beber água gelada antes da consulta ou da moldagem
  • Para algumas pessoas, ir à consulta no primeiro horário e em jejum ajuda a evitar o enjoo no dentista
  • O dentista pode prescrever medicação para enjoo antes de chegar à consulta
  • Utilizamos alginatos e siliconas de alta qualidade e eficiência para evitar repetições e demora na obtenção das impressões dentais.
  • Na maioria dos casos, realizamos moldagens digitais por meio de scanners intraorais, que é um recurso mais confortável e rápido.
scan trios 3shape escaneamento ontraoral 49kb
  • Nossos profissionais são treinados para acolher e dar instruções especificas aos pacientes com tendencia a sentir enjoo e náuseas. Durante o procedimento é importante o paciente ficar em uma posição confortável, inspirando e expirando pelo nariz.
  • A sedação endovenosa é conduzida por um médico anestesiologista que administra a medicação e monitora os sinais do paciente durante todo o atendimento realizado pelo cirurgião dentista. Este procedimento pode ser utilizado na realização inclusive de cirurgia de implantes. Saiba mais sobre sedação no dentista.

Não deixe que as sensações de enjoo no dentista te impeçam de cuidar da saúde bucal. Problemas como por exemplo, cáries, gengivite, periodontite e perda dentária precisam ser tratadas para evitar consequências mais graves e dolorosas.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe ou então agende uma consulta clicando no botão abaixo. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Comentários (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *