O que é raspagem periodontal e para que serve?
A doença periodontal é uma doença inflamatória que pode afetar o tecido gengival e o osso em torno dos dentes. Porém, há três estágios da doença: gengivite, periodontite bem como a periodontite avançada.
Surge principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes e se não houver controle da doença, com o tempo ela pode levar à deterioração dos tecidos de suporte e sustentação dos dentes. Como consequência, pode ser necessária a realização de implante dentario pela perda dos dentes.
Gengivas vermelhas são um sinal de alerta
A atividade bacteriana libera toxinas que inflamam a gengiva e causa vermelhidão e sangramento. Se não houver o controle inicial, a gengiva adquire forma de bolsas (chamadas bolsas periodontais) e abre espaço para formação de placa bacteriana e tártaro na raiz dentária.
Portanto nesse momento que a raspagem periodontal desse material se faz necessária para evitar problemas mais graves, como o amolecimento e a queda do dente.
Tratamento periodontal profundo
Contudo, a raspagem periodontal é um procedimento que tem o objetivo de remover mecanicamente o acúmulo de tártaro ao nível da raiz dentária e ajuda a controlar e evitar o avanço da doença periodontal.
A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.
Na maioria dos casos, o procedimento é realizado com anestesia local para dessa forma evitar dores e incômodos ao paciente que normalmente já está com sensibilidade e inflamação gengival. Pode ser necessária a realização de mais de uma sessão com o intuito de remover completamente.
Tudo vai depende do estágio da doença. Porém após o tratamento, o paciente é orientado a cuidar da higiene oral para evitar o ressurgimento da doença e retornar ao consultório odontológico com mais frequência.
A raspagem gengival serve de base para outros tratamentos dentais
Entretanto, antes da realização de tratamentos dentais temos que nos assegurar que a gengiva é saudável e que não há mais focos de infecção nos dentes. Por isso é sempre indicada uma limpeza dental e muitas vezes uma raspagem gengival antes do seu tratamento principal de:
- Cirurgias gengivais: clareamento gengival, aumento de coroa clínica
- Tratamentos com implantes dentários
- Reabilitação oral
- Ortodontia – aparelhos
- Próteses dentárias
- Lentes de contato dentais
- Implantes imediatos após fratura dental
- Tratamento para a ATM – bruxismo
Em caso de dúvidas sobre o tratamento ou o valor, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Nós, da clínica odontológica ImplArt, ficaremos felizes em atendê-lo.
Boa tarde! Gostaria de saber o end de vcs.
Para ter uma conclusão de tratamento e valor.
Olá Núbia estamos localizados na região perto da Avenida Paulista em São Paulo
R Cincinnato Braga, 37 – Conj 112, 01333-011 Bela Vista Sao Paulo-SP
Veja mais informações sobre nossa clínica odontológica aqui
Boa tarde,
É possível reverter casos leves apenas com a melhora significativa na higiene bucal (passamento de fio, uso de periotrat, escovação vigorosa e correta) sem necessidade de raspagem?
Olá Frances, agradecemos o seu contato. A melhora da higiene bucal em casa ajuda bastante, mas geralmente não é o suficiente para reverter o caso. O cálculo endurecido dificilmente é removido apenas com escovação. A escovação vigorosa pode ser até prejudicial nesses casos, pois favorece ainda mais a retração da gengiva. Além disso, quando o cálculo esta na região subgengival, apenas um profissional consegue removê-lo com instrumentos e técnicas específicas.
Estava com dor, vermelhidão e inchaço na gengiva. Após a orientação de fazer a higiene eficiente e constante por alguns dias, a gengiva desinchou, não doeu mais. Mesmo assim é necessário fazer a raspagem?
Boa noite. Gostaria de saber se fazem curetagem gengival e se, nesse caso, seria feito com um bucomaxilo, em hospital. Seria para minha esposa. lvio de Santana JuniorGrato.
Os procedimentos de curetagem gengival são realizados em nossa clínica e realizados pelo especialista em gengiva, o períodontista. Não há necessidade de realizar esse procedimento no hospital.