Skip to main content
periodontite retracao gengival 50kb 2668f2ac

O que seria a periodontia e a doença periodontal?

A periodontia é uma especialidade odontológica que envolve diferentes estruturas orais, especialmente gengivas, dentes e ossos. Um cirurgião-dentista especializado em periodontia é chamada periodontista.

Definição e visão geral da Periodontia

Um periodontista é frequentemente confundido com endodontista (especialista em canal) ou um cirurgião-dentista generalista.

Espera-se que um cirurgião-dentista clínico geral tenha certas habilidades e conhecimentos sobre causas, fatores de risco, e tratamentos semelhantes a um periodontista, principalmente porque gengivas, dentes e ossos são inter-relacionados e interdependentes.

No entanto, quando o problema gengival progride e se torna mais complexo, o dentista geralmente encaminha o paciente para o periodontista. Os especialistas devem atuar em conjunto para a reabilitação oral do paciente.

periodontia
Fases do avanço da Periodontia

Qual a diferença entre periodontia e endodontia

Endodontia: um endodontista trabalha com raízes, canais e câmara pulpar dos dentes (nervo). Um dos serviços mais populares do endodontista é o tratamento de canal (tratamento endodôntico). O tratamento de canal é realizado quando a polpa, que contém os nervos de um dente, fica inflamada e pode doer.

Para evitar causar mais danos à saúde dental, a polpa é removida de sua câmara enquanto a câmara é desinfetada e preenchida. O dente pode continuar a sobreviver sem os nervos.

Periodontia: Periodontistas cuidam da saúde dos dentes e gengivas, bem como dos tecidos ao redor como o osso dentário.

Para se tornar um periodontista, é necessário concluir um curso de graduação de quatro anos e prosseguir mais dois anos para obter um diploma de especialista em periodontia.

Somente após a conclusão da especialização em periodontia é que o dentista poderá obter uma certificação do conselho para praticar periodontia. Um periodontista precisa passar por cursos de aperfeiçoamento continuamente pois as técnicas de periodontia estão em contínua evolução.

Periodontistas trabalham em estreita colaboração com técnicos de radiologia, clínicos gerais e outros especialistas, como implantodontista e endodontistas, para ajudar os pacientes a obter um sorriso bonito e uma ótima saúde bucal.

Na Clínica ImplArt temos especialistas em diversas áreas da Odontologia como a Periodontia, Implantodontia, Endodontia, Buco-maxilo facial, Ortodontia, Prótese Dentária.

Quando devo cuidar da periodontite

Os pacientes precisam se consultar para periodontia se:

  • Foram encaminhados por seus dentistas – muitas vezes, os pacientes se consultam para periodontia desde que foram encaminhados por seus dentistas clínicos gerais. O encaminhamento pode ocorrer porque o problema, como uma doença gengival, já se tornou muito grave ou muito técnico.
  • Perceberam alterações nos dentes – que ficam moles com acúmulo de placas brancas duras e dentes que mudam deposição, enquanto que as gengivas ficam inchadas e sangrantes. Houve alterações na gengiva entre os dentes que agora tem mais espaços.
  • Estão procurando uma segunda opinião – muitos dentistas gerais são treinados para diagnosticar doenças gengivais, que também se enquadram no escopo dos periodontistas. No entanto, se o paciente não concordar com o programa de diagnóstico e tratamento do dentista geral ou se precisar de mais informações, ele ou ela podem se dirigir diretamente a um periodontista.

É comum que um paciente, ao receber um prognóstico ruim para algum dente, desejar salvar um dente a todo custo. Embora em alguns casos seja possível salvar um dente com estruturas periodontais comprometidas, na maioria das vezes um profissional experiente estará correto na sua indicação de extração e colocação de um implante dentário.

Algumas terapias alternativas como enxertos de gengiva periodontais, laser, raspagens, cirurgias plasticas gengivais, podem não ter efeitos sugeridos, sendo inócuas. Como consequência de tratamentos paliativos inócuos, ou da demora em procurar a ajuda de um dentista que entenda de periodontia poderá haver o agravamento das lesões com perda óssea adicional.

O atraso no diagnóstico poderá comprometer o tratamento reabilitador com próteses dentárias maiores, enxertos ósseos adicionais e implantes dentais.

doenca periodontal tartaro mobilidade 50kb
Dentes com sinais clássicos de doença periodontal: retração gengival, tártaros brancos aderidos, inflamação e sangramento gengival, mobilidade.

Outras razões para o tratamento periodontal

  • Precisam de limpeza completa – a doença periodontal se desenvolve devido ao acúmulo regular de placa nos dentes. O tártaro se forma quando os depósitos se tornam calcificados. Os tártaros podem danificar os dentes, causando a penetração de bactérias que pode levar à cárie dentária. Na limpeza profunda (raspagem dentária), o periodontista realiza procedimentos de descontaminação e alisamento radicular. No tratamento de raspagem radicular, as bolsas periodontais, que podem ser um sinal de agravamento da doença gengival, também são limpas para evitar o desenvolvimento de bactérias.
  • Precisam receber um implante dentárioum implante dentário é uma das melhores maneiras de oferecer suporte à estrutura dentária. Um paciente pode sofrer perda óssea quando o osso não tem nada para sustentar, como quando o dente já está extraído. Para evitar isso, um implante dentário, geralmente feito de titânio, é adicionado e deixado fundir com o osso. Pacientes periodontais podem receber implantes normalmente desde que exista estrutura óssea remanescente. Há maneiras de evitar que o implante se contamine por infecções que podem causar uma doença peri-implantar.

Clique e assista a um vídeo sobre a relação entre implantes e periodontia

  • Foram diagnosticados com periodontite – a periodontite é a inflamação da gengiva ou das gengivas. Ela se desenvolve quando as gengivas ficam irritadas pelo acúmulo consistente de tártaro e placa bacteriana nos dentes. Quando isso acontece, as gengivas ficam inflamadas e infectadas.
  • Se isso não for tratado muito em breve, os problemas gengivais podem afetar os ossos e o dente pode se soltar.
  • Embora muitos fatores possam causar ou desencadear periodontite, geralmente ocorre quando o paciente tem uma higiene dental precária, como não usar fio dental todos os dias ou não consultar um dentista pelo menos uma vez por ano.

Doenças sistêmicas e a periodontia

  • Em receptores de transplante – os transplantes de órgãos salvaram milhares de vidas, mas também podem ser arriscados mesmo depois que os pacientes já receberam os órgãos doados. A qualquer momento, o corpo pode apenas atacar e danificar o órgão recém-transplantado. Para diminuir o risco, os médicos administram medicamentos imunossupressores aos pacientes. Devido à supressão da imunidade do corpo, no entanto, diferentes problemas dentários ou doenças podem ocorrer. Geralmente, os dentistas encaminham os pacientes transplantados para periodontistas antes e após o procedimento para garantir que a boca esteja saudável.
  • Em cardiopataspacientes cardiopatas ou que estão em tratamentos do coração não podem ter bactérias na boca. Sabemos hoje que muitas bactérias passarão da boca ao coração ou mesmo a outros órgãos. O cardiologista muitas vezes pede ao dentista que elimine os focos dentários de infecções. Isto significa muitas vezes remover rapidamente vários dentes, logo antes de um tratamento importante como um cateterismo, um stent, ponte de safena, transplante cardíaco ou cirurgias das válvulas do coração.

Tipos de doenças periodontais

Existem várias classificações técnicas das doenças periodontais e das gengivas. Por exemplo quanto à velocidade de propagação: aguda (mais rápida), crônica (mais lenta). Também pode ser concentrada em alguns dentes (como na periodontite juvenil), ou disseminada para todos os dentes. ou ainda quanto ao avanço pode ser leve/inicial, moderada ou avançada.

Agende sua consulta . Aqui, na Clínica Odontológica ImplArt, estamos prontos para realizar seu tratamento dentario com a mais alta tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *