Planejamento para os implantes dentários
Table of Contents
Melhore a qualidade de vida e autoestima com implantes dentários
Implantes dentários devem ser realizados com planejamento pelo especialista a fim de realizar o tratamento para obter o sucesso desejado. Inicialmente no estudo dos implantes odontológicos se realizam exames com a finalidade de:
- Prever o planejamento da estética final da prótese dental.
- Descobrir se há osso suficiente para a realização do implante.
- Verificar se há doenças que podem contraindicar os implantes.
- Estimar se será possível realizar a carga imediata dos implantes (colocação de provisório fixo).
- Planejar os locais para inserção dos implantes, bem como seu tamanho (implantes curtos ou normais ou implantes zigomáticos), diâmetro quantidade e inclinação.
- Prever a colocação do número correto de implantes (entre 1 implante e 8 implantes).
- Imaginar a melhor estratégica para elaboração da reabilitação oral, em conjunto com o laboratório de próteses.
- Verificar quais os materiais mais indicados para finalizar as próteses dentárias.
- Decidir de acordo com a saúde geral do paciente se o procedimento de implantes será feito em consultório ou no hospital.
- Exames intraorais para determinar as condições dentárias atuais. Os exames envolvem principalmente moldes para análise da arcada, radiografias e a tomografia computadorizada.
- A radiografia panorâmica digital e a tomografia computadorizada permitem observar as condições orais gerais e a análise detalhada do osso e das estruturas adjacentes como nervos, seios maxilares e dentes. Estes exames poderão ser realizados na ImplArt Odontologia (custo a parte).
Quais recursos o dentista pode utilizar para realizar o planejamento de implantes ?
É importante explicar que o dentista utiliza fotos, exames e avaliação clínica de forma integrada para um planejamento preciso de implantes dentários.
- Fotos Iniciais: As fotos da boca e do sorriso no inicio do tratamento capturam a anatomia bucal, auxiliando ainda na visualização das condições gerais da boca, incluindo a posição dos dentes adjacentes e a estética facial.
- Exames Radiográficos: Radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas oferecem também uma visão tridimensional, permitindo a avaliação da qualidade óssea, identificação de estruturas anatômicas e detecção de patologias.
- Avaliação Clínica: Exames intraorais detalhados revelam mais a fundo condições periodontais, presença de infecções e características específicas do tecido bucal, fornecendo informações cruciais para o sucesso do implante.
- Medições Precisas: Utilizando Softwares específicos de medição, o profissional avalia a espessura e altura do osso disponível, garantindo portanto a seleção adequada do implante.
- Planejamento Virtual: Softwares especializados permitem simulações virtuais, facilitando a escolha da posição ideal para os implantes, considerando estética e função.
A combinação desses elementos possibilita ainda ao dentista um planejamento personalizado, aumentando a previsibilidade e o êxito do procedimento de implante dentário.
O planejamento é importante para o sucesso do tratamento com implante odontológico
Os implantes dentários são realizados no consultório do dentista com uma anestesia local, com cuidado e atenção pelo implantodontista. Mesmo quem tem medo de dentista por fazer implantes ósseos sem problema. Os implantes de titânio são colocados dentro do osso e deve-se esperar de três a seis meses para a osseointeração (calcificação do implante no osso).
No momento em que ocorre a cicatrização, o paciente pode utilizar uma prótese provisória que permite que ele mantenha melhor suas atividades cotidianas e também evita o processo de reabsorção óssea (quando a região fica muito tempo sem os dentes ela pode então perder volume ósseo). Também durante esse período, o dentista providencia os moldes para a prótese dentária fixa que será colocada depois da osseointegração dos implantes.
Prótese temporária em casos de implantes dentais – planejamento
Apesar do desconforto inicial devido aos implantes e também a prótese provisória, o paciente deve utilizá-la a maior parte do tempo para dessa forma facilitar a adaptação. Em princípio a pessoa pode sentir náuseas, produzir mais saliva do que o habitual e sua pronuncia também pode ser estranha. Por certo, todos os incômodos nesse ínterim são passageiros e devem ser superados para que o melhor resultado possível seja alcançado.
Entretanto em alguns casos, o dentista pode optar pela realização do procedimento de carga imediata, em que a prótese provisória é fixada logo após a colocação dos implantes. Isso demora no máximo 72 horas e como todos os tratamentos deve possuir um planejamento prévio para evitar problemas no futuro.
Leia mais: tempo de recuperação do implante dentário
Veja técnicas específicas para implantar o dente da frente.
Prótese definitiva fixa para os implantes
Por fim, uma prótese definitiva será fixada ao passar de alguns meses logo após a cicatrização dos implantes e a pessoa terá uma melhora significativa na mastigação, qualidade de vida, bem como na estética do sorriso. Os materiais para a prótese definitiva também podem ser escolhidos pelo paciente em conjunto com o dentista.
Há várias opções de materiais para implantes, principalmente nos casos de arcada toda, a chamada prótese protocolo. Entre em contato com nossa clínica ou agende uma consulta caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o tratamento, preço médio, ou técnicas. Ficaremos felizes em atendê-lo!
Deixe um comentário