Implante
Melhore sua qualidade de vida com implantes dentários!
O implante dentário é um pino de titânio ou de cerâmica pura que substitui a raiz de um dente perdido. Serve de apoio para fixação de uma prótese (dente), que imita forma, forma assim como textura dos dentes naturais. O implante dental pode ser indicado para reposição de um, alguns ou todos os dentes perdidos.
Os implantes dentários são colocados cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxilar, e passam por um processo chamado osseointegração, que é a integração da superfície do implante com o osso do paciente. Quando a osseointegração é bem sucedida, o implante permanece fixo no osso sendo quase impossível de retirá-lo.
Os implantes são colocados por meio cirúrgico no próprio consultório odontológico sob anestesia local. O implante demora cerca de 1 a 6 meses para aderir ao osso. O tempo de espera para fixação da prótese definitiva depende de cada caso, mas varia de poucos dias (carga imediata) alguns meses.
Quando o paciente apresenta a ausência de um único dente, apenas um implante e uma coroa são colocados. Quando faltam dentes sequenciais, normalmente pode ser necessária a colocação de dois implantes e a instalação de coroas em forma de ponte.
Já quando o paciente não possui todos os dentes, são distribuídos alguns implantes em toda arcada para fixação de uma prótese dentária fixa (tipo protocolo de porcelana ou overdenture – removível). O número de implantes é decidido em uma consulta após a avaliação de cada caso.
Implante dentário: vantagens?
- A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente
- A reposição de dentes ausentes melhora a função mastigatória e a fala
- A reposição de dentes ausentes melhora a estética do sorriso e a autoestima
- O implante dental é fixo, portanto o paciente se sente mais confortável e seguro para mastigar, sorrir e falar do que, por exemplo, uma prótese móvel (dentadura)
- Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes
- O implante impede ou paralisa a atrofia do osso após a perda de um dente (reabsorção óssea)
Implante dental: contra indicações
- Em pacientes que apresentam problemas de saúde geral que comprometam a cicatrização dos implantes
- Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante. Muitos casos de pouco volume ósseo podem ser solucionados com técnicas de enxerto ósseo. Também existem implantes de tamanhos especiais para paciente com pouco osso. Cada caso é avaliado individualmente.
Como saber se posso colocar implantes dentários?
A pessoa interessada na reabilitação oral com implantes dentários deve realizar uma consulta para avaliação da saúde bucal em geral (dentes e mucosas), bem como a qualidade óssea da região em que se pretende colocar os implantes.
O paciente será perguntado sobre doenças sistêmicas, tais como diabetes, problemas cardiovasculares, doenças ósseas (como por exemplo a osteoporose), doenças que comprometam a imunidade (câncer, hiv) entre outros, e também sobre alguns hábitos e medicamentos de uso contínuo.
O paciente será solicitado a realizar exames radiológicos para avaliação do volume ósseo. Se preferir, radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas podem ser realizadas nas dependências ImplArt Odontologia em nosso centro de radiologia digital próprio.
De acordo com essas informações, será apresentado ao paciente um plano de tratamento com as opções de implantes e materiais de próteses disponíveis. Só trabalhamos com implantes e materiais protéticos de última geração. Observe que todos os tratamentos de reabilitação oral na ImplArt são planejados em computador.
Se você ficou com alguma dúvida sobre implante ou valor médio, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou então agende uma consulta. Ficaremos felizes em atendê-lo!
Deixe um comentário