Devo extrair meu dente ou consigo preservar?
Extrair ou manter um dente requer uma avaliação criteriosa e detalhada do dentista, já que essa decisão pode ajudar ou afetar toda a arcada dentária do paciente.
Além disso, um dente ausente certamente pode trazer repercussões negativas para funcionalidade e para a estética do sorriso.
Quanto tempo depois de extrair um dente posso colocar implante?
A decisão entre manter o dente ou remover o dente vai depender da extensão do problema dental. São exemplos de problemas que podem indicar a extração de dentes:
- Cáries extensas com envolvimento da região furca (espaço entre as raízes dentárias)
- Fratura dentária
- Doença periodontal avançada
- Tratamentos de canal com problemas
- Indicação ortodôntica (aparelhos)
- Abcessos em que não há possibilidade de salvar o dente,
- Patologias associadas ao dente (cistos grandes)
- Bruxismo severo
- Perdas ósseas ao redor do dente
- Algum outro problema que não permita que o dente permaneça na cavidade dentária.
Existem alternativas para manter um dente?
Para tratar esses males, o dentista pode optar pela extração ou realizar tratamentos para resolver os problemas, dentro dos limites da viabilidade. Por exemplo em tratamentos endodônticos (canal), que remove os micro-organismos localizados no interior do canal.
Posteriormente ao preenchimento do canal radicular com um material biocompatível, ocupando o espaço que antes era da polpa (nervo) do dente. Por fim o dente com canal é recuperado com um pino de reforço e uma coroa dentária de porcelana.
Porém chega um momento em que o procedimento de salvar o dente fica ineficaz, devido à extensão da cárie ou infecção gengival, sendo impossível salvar e manter o dente. Porém o maior problema em extrair o dente é que ele possui um papel na arcada.
Todos os dentes são indispensáveis para uma boa saúde bucal, uma mordida correta assim como para a realização de qualquer atividade do dia-a-dia. Portanto o planejamento de retirar um dente obriga ao planejamento de qual será a sua forma de reposição, se será um implante dentário ou outro tipo de prótese dentária.
Consequências da perda dentária sem reposição
Além disso, quando o dente é perdido ou retirado, o local fica muito tempo exposto e acontece a reabsorção óssea (o osso daquela região é reabsorvido pelo organismo), promovendo uma perda de volume ósseo.
Se a reposição deste dente demorar muito para acontecer, os dentes vizinhos podem entortar e então se deslocar para tentar ocupar o espaço vazio. Entre as consequências de perder um dente, temos a perda da mastigação e o entortamento dos demais dentes (ocorre lentamente).
Na maioria dos casos, os dentes acabam se inclinando na tentativa de preencher o espaço e consequentemente recebem uma força mastigatória inadequada, causando um desequilíbrio na oclusão dentária.
Outro problema que pode surgir é a movimentação do dente oposto. Por exemplo: o paciente perde um dente posterior na arcada inferior e não o repõe. O dente oposto da arcada superior tende a descer para preencher o espaço vazio.
Esse fenômeno chama-se extrusão dentária. Vale ressaltar que a má oclusão dentária pode facilitar o aparecimento de problemas dentários, como acúmulo de placa, cáries, problemas ortodônticos bem como problemas de ATM (articulação têmporo mandibular).
Quando não é possível preservar o dente, o implante dentário é a melhor alternativa.
Quando a extração é inevitável, a melhor forma de repor um dente perdido é a colocação de implante dentário. O pino de implante tem função semelhantemente à raiz dentária. Sobre o implante é colocado uma coroa protética que imita forma, cor e função de uma coroa dentária.
Quando antes for realizada a colocação do implante após a extração, melhor é para a saúde bucal. A colocação do implante impede a reabsorção óssea. O local é reabilitado com a colocação de implante dentário trazendo vantagens estéticas e permitindo que o paciente tenha uma vida normal.
Em todos os casos, o dentista precisa realizar uma avaliação minuciosa para determinar qual é o melhor tratamento para preservar ou extrair um dente, levando em conta os possíveis resultados e os objetivos do paciente. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou agende uma consulta com a nossa equipe.
Deixe um comentário