Enxerto ósseo dentário de transplante
Como funciona o enxerto ósseo de transplante
O banco de transplante ósseo humano fornece material para Enxerto ósseo e implante dentário
A técnica de enxerto ósseo é utilizada para reconstruir a arcada dentária de pessoas que perderam muito osso após a perda de um ou mais dentes. Em muitos casos, o osso perde espessura e altura de forma tridimensional, o que dificulta a colocação de implantes, pois o implante necessita de osso para ser colocado.
Objetivos do enxerto ósseo de transplante de osso humano
Para que o paciente possa sorrir novamente e ter uma boa estética bucal, o enxerto devolve o volume perdido ao osso atrofiado e em seguida, o dentista pode fazer o número de implantes necessários. O enxerto ósseo proveniente do banco de osso do Hospital das Clínicas da USP, IOT-FMUSP, é especialmente indicado para grandes defeitos ósseos que precisam de reconstruções. A apresentação do osso do banco de tecidos geralmente é em blocos que são adaptados ao leito a ser transplantado, e fixado com parafusos.
Alternativamente, em pequenos enxertos ósseos dentários como para o sinus maxilar, o procedimento pode ser feito com biomaterial do próprio paciente (autógeno), material sintético ou cristais derivados do osso de animais (xenógeno/osso liofilizado bovino). Em algumas cirurgias de grandes enxertos, fabricamos um protótipo a partir de uma tomografia computadorizada (foto), que facilita ao cirurgião o entendimento da área que receberá os enxertos de osso.
Vantagens do osso do banco de tecidos do Hospital das Clínicas da USP
Uma das vantagens do enxerto com ossos de um banco de tecidos é a rapidez. A cirurgia dura cerca de 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho da área. Quando comparado com a técnica de enxerto autógeno, que demanda duas cirurgias, o enxerto ósseo de banco de tecidos apresenta tempo operatório e o pós cirúrgico melhores, já que a anestesia é local e o procedimento é realizado no consultório do dentista. Além disso, o paciente não precisa passar por duas cirurgias. Ou seja, uma para captar o osso de uma área doadora (nos casos autógenos) e outra para colocar o enxerto.
Além disso a reabsorção do osso também é melhor, três vezes menor do que outro tipo de enxerto, o que permite muito mais aproveitamento do material ósseo. Ainda, vale destacar a maior compatibilidade com a área receptora e ressaltar que a técnica é muito segura.
Como é a estrutura do banco de tecidos que utilizamos na Clínica ImplArt
O Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP, possui toda a infraestrutura e recursos humanos necessários para realizar as atividades. Por exemplo, um centro cirúrgico próprio, totalmente isolado, para preparação do material coletado nas captações ósseas em ambiente asséptico, garantindo a esterilização dos implantes.
O controle é rigoroso, com manutenção da temperatura e monitoramento em gráfico para avalizar a qualidade dos enxertos antes e após seu processamento. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe. Ficaremos felizes em recebê-lo!
Não tenha medo dos enxertos de osso! Os enxertos ósseos dentários não necessariamente são procedimentos grandes nem tampouco invasivos. Pelo contrário, na maioria dos casos são simples e pequenos, para resolver o problema da perda óssea com o máximo de eficiência e o mínimo de invasividade.
O Dr Markarian já realizou milhares de enxertos ósseos na boca de pacientes para implantes. Conheça outras técnicas de enxerto ósseo com finalidade odontológica realizadas na ImplArt:
- Enxerto em bloco x enxerto em pó (particulado)
- Enxerto ósseo levantamento do seio maxilar – sinus lift
- Técnica de Summers: enxerto ósseo na mesma cirurgia do implante
Saiba mais sobre os tratamentos da Clinica ImplArt
Para saber mais sobre os tratamentos da Clinica Dentaria ImplArt, acesse as imagens de nossos tratamentos no Instagram https://www.instagram.com/clinicaimplart/
Nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/@ImplArtImplanteseestetica
Veja nossa página no Pinterest: https://br.pinterest.com/implante/
Para ver nossa galeria de fotos de nossos tratamentos, clique aqui!
Fale conosco pelo WhatsApp (11) 3262-4750
Dr. Roberto Markarian, implantodontista
Texto escrito por DR. ROBERTO MARKARIAN – CRO-SP 73.583
Idealizador e Diretor da Clínica Odontológica ImplArt. – Perfil do Linkedin do Dr. Roberto
Dr. Roberto Markarian é referência em implante dentario e próteses dentárias computadorizadas no Brasil. Além de ter experiencia de mais de 10.000 implantes instalados, é pesquisador, e produz conhecimento que vai para o mundo todo publicado em renomadas revistas científicas na área da Odontologia. Responsável por fomentar conhecimento e alta tecnologia aplicado em todos os tratamentos oferecidos pela Clínica ImplArt.
- Pós-Doutor em Implantodontia – Univ SL Mandic (Campinas-SP) – 2020
- PhD em Implantodontia – Doutor em Implantodontia pela Univ SL Mandic – 2017
- Dr Roberto Markarian Especialista em Implantes Dentários pela USP (Implantodontista) – 2008
- Especialista em Prótese Dentária (Protesista) pelo CFO – 2006
- Mestre em Prótese Dentária pela USP – 2005
- Graduado Cirurgião-Dentista pela USP (São Paulo) – 2001
- Membro do Corpo Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Perdi a maior parte dos meus dentes há mais de 30 anos. Já fiz 3 implantes (os da frente), mas não ficou como eu imaginava, inclusive 1 deles amoleceu e não tive mais estimulo de fazer onde fiz da outra fez. Agora uso protese. Gostaria de saber se vocês fazem parcelamento de implantes, pois não tenho muita condição financeira para pagar à vista. desde já agradeço pela atenção.
Atte.,
Olá Maria,
Existem várias formas de pagamento disponíveis, bem como valores para enxerto ósseo dentário.
Entretanto precisaremos conversar pessoalmente sobre esses temas em sua consulta presencial.
Numa cirurgia para retirada de tumor maligno no céu da boca (palato superior), houve a perda de 4 dentes. Após houve sessões de radio. Para implante será necessário enxerto ósseo.. Gostaria de saber a melhor alternativa: Exerto com osso do próprio paciente ou poderia utilizar o Banco de Ossos?
Tudo vai depender se a região que precisa receber implante ainda tem osso remanescente ou ser alguma falha. Algumas vezes é possível fazer um planejamento utilizando implante somente em áreas que já temos osso, salteando áreas com defeitos. Entretanto cada caso é um caso e precisa ser analisada com calma com exame de tomografia computadorizada.
Sobre o material de origem do enxerto, se for necessário, a escolha do material dependerá do tamanho da falha e do objetivo seja ganhar altura ou espessura duas osso. Para reconstruções pequenas e médias muitas vezes o osso do banco de tecidos é suficiente. Entretanto para reconstruções muito grandes aí sim pode ser utilizado o osso do próprio paciente, mas hoje em dia esta condição é muito rara pois os implantes estão avançados e mesmo em áreas sem osso se é possível fazer micro enxertos.