Enxerto ósseo com plasma rico em plaquetas (PRP)
O plasma rico em plaquetas (PRP) é em um composto autógeno presente no sangue humano que possui alta concentração de plaquetas em um volume mínimo de plasma. É utilizado em cirurgias odontológicas com a finalidade de acelerar o processo de cicatrização e para regeneração do tecido ósseo.
Como é realizada a técnica com plasma rico em plaquetas?
O plasma rico em plaquetas é nos casos em que é preciso recriar estrutura óssea com enxertos (geralmente necessária para colocação de implantes dentários).
Além disso, o plasma rico em plaquetas auxilia na reconstrução de rebordos alveolares, no levantamento de assoalho do seio maxilar e na reconstrução de outros defeitos ósseos.
A obtenção do plasma rico em plaquetas e a sua aplicação são relativamente simples. O primeiro passo é a coleta de uma amostra sanguínea do paciente no dia da cirurgia.
O tubo contendo o sangue é colocado em uma máquina centrífuga que faz a separação mecânica do conteúdo plasmático.
Esse conteúdo fica com alta concentração de plaquetas que são ativadas quimicamente pela adição de trombina bovina e logo começam a liberar os chamados fatores de crescimento que servem para acelerar a cicatrização de feridas e reparar tecidos.
O resultado é um biomaterial de aspecto gelatinoso que então pode ser aplicado no local da cirurgia. Por se tratar de um biomaterial autólogo, ou seja, retirado do próprio paciente para ser reaplicado, não existe possibilidade de rejeição imunológica e infecções.
Essa técnica pode ser utilizada individualmente ou em conjunto com o enxerto ósseo autógeno. O enxerto ósseo autógeno é um procedimento cirúrgico que retira osso de outra parte do corpo do paciente para reimplante na boca com a finalidade de recuperar estrutura óssea. Visa principalmente a colocação de implantes dentários. O PRP pode ser um grande aliado na regeneração óssea nesses casos.
A equipe da Clínica Odontológica ImplArt e o seu diretor Dr. Roberto Markarian tem domínio desta técnica e está pronta para atendê-lo. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco ou agende uma consulta com a Clinica Dentaria ImplArt.
Fiz um enxerto com prp no céu da boca para fechar uma abertura após segmentação da maxila hoje fazem 6 dias e noto que a ferida está funda com ausência da gelatina. É normal?
Caso seu relato seja da área doadora do enxerto no céu da boca, sim seria norma pois a região demorará algumas semanas para cicatrizar.