Coroas e próteses em metalocerâmica – porcelana tradicional
As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção clássica para pessoas que perderam um ou mais dentes, para cobrir totalmente ou parcialmente uma coroa danificada ou para melhorar a aparência, formato ou alinhamento dos dentes. Coroa dentária de porcelana é o nome popular da coroa metalo cerâmica, hoje porém, há outros tipos de porcelanas para coroas dentárias
Vantagens das próteses metalocerâmicas
As coroas metalocerâmicas tecnologia tem como pontos positivos: resistência, alto nível de durabilidade e aparência. Com as novas gerações com formulações diferenciadas de porcelanas se assemelham muito aos dentes naturais. No seu acabamento final as próteses de porcelana recebem um brilho especial para que não fiquem escuras sob o efeito da luz negra.
Como são feitas as coroas com este material
Uma coroa metalocerâmica é constituída de uma estrutura interna de metal, que posteriormente é revestida de porcelana (cerâmica).
As coroas em metalocerâmica têm uma grande capacidade de se combinar com a coloração natural dos dentes vizinhos. Ela pode ser indicada por exemplo para: substituir uma grande restauração, proteger um dente enfraquecido, realizar próteses de um ou mais dentes, restaurar um implante dentário, prótese total para substituir todos os dentes de uma arcada. Em suma, para a confecção da prótese, o paciente e o dentista vão decidir qual a melhor opção para cada pessoa.
Se for prótese em metalocerâmica, o especialista vai escolher a cor correta para que ela se uniformize com os dentes naturais. Antes de realizar a sua coroa de porcelana definitiva você receberá uma coroa dentária provisória. Em alguns casos de reconstrução de dentes naturais por coroas de porcelana, os dentes com canal tratado precisarão de um pino de reforço interno chamado núcleo dental.
Desvantagens da coroa metalocerâmica
O metal estrutural da metalocerâmica é o principal ponto forte da prótese em metal+porcelana (resistência), porém é sua principal desvantagem também. O metal interno da prótese ou coroa dentária pode deixar o trabalho menos estético pois:
- Pode aparecer uma mancha escura no dente por translucidez o metal.
- A prótese dentária pode ficar acinzentada
- Uma coroa de porcelana metalocerâmica pode exibir metal no seu bordo deixando a gengiva escura
- A porcelana de prótese pode se destacar um dia, deixando o metal nu exposto
- São de difícil conserto em caso de fratura
- São dentes menos vivos do que dentes naturais ou próteses mais modernas como a zircônia dentária.
E se eu não quiser ter metais em minha boca?
Outra opção à metalocerâmica podem ser as porcelanas sem metal (metal-free), que é muito bem indicada para os dentes anteriores ou para pessoas alérgicas a metais. Hoje em dia há vários tipos de coroas sem metal incluindo coroas feitas em computador, nos quais os moldes não são feitos com massa e sim com moldes digitalizados.
A ImplArt Odontologia possui um laboratório de prótese dentária próprio, dentro da clínica. Isso certamente facilita a comunicação entre dentistas e protéticos bem como diminui o tempo de confecção da prótese. O laboratório de prótese interno é totalmente equipado com tecnologias digitais e impressoras 3D de dentes. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe ou então agende uma consulta com a nossa equipe especializada. Ficaremos felizes em recebê-lo!
Eu tenho muito gosto em saber, que tipo de metal é esse que constitui a parte interna da coroa Metaloceramica ??? 🤔🧐🙄
O metal utilizado na prótese metaloceramica é uma liga de Cromo-Cobalto, trabalhada em computador CADCAM.
Obrigado.
Qual é melhor? Metalo cerâmica ou cerâmica???
O melhor material hoje para prótese dentária é a zirconia. Siga o link abaixo para saber mais:
Porque a Zircônia é o melhor material para prótese dentária ?