Coceira e incômodo nas gengivas
Coceira nas gengivas pode ser um sinal de várias condições diferentes. Isso inclui doenças gengivais, alergias, alterações hormonais e muito mais. Descobrir qual condição está causando coceira nas gengivas de certo pode ajudá-lo a encontrar um tratamento e parar a coceira.
Conheça os principais motivos de conceira nas gengivas
A saúde dental é mais do que cuidar dos dentes. Suas gengivas – o delicado tecido que protege seus dentes, raízes e nervos – são sensíveis e também precisam de cuidados. Sem eles, as gengivas podem desenvolver vários tipos de condições crônicas que por consequência surgirão problemas mais sérios.
Possíveis causas de incômodos e coceira nas gengivas
Descobrir o que está causando coceira nas gengivas pode sobretudo ajudá-lo a encontrar um tratamento. Se você não tiver certeza do que está causando seus sintomas, marque uma consulta com o dentista.
Juntos, você pode descartar algumas causas até encontrar a que explica por que suas gengivas coçam. Em casos de gengivas coçando em crianças ou bebês o mais comum é que esteja relacionado à erupção de novos dentes de leite ou mesmo permanentes.
Lesões gengivais
Trauma ou lesões nas gengivas podem causar dor, desconforto e coceira. Essas lesões podem ser o resultado de uma lesão física, como uma lesão sofrida durante a prática de um esporte. Uma lesão e retração gengival também pode ser resultado de comportamentos.
O ranger de dentes, também chamado bruxismo, pode causar dores de cabeça, dor na mandíbula e até coceira nas gengivas. As gengivas também podem ficar irritadas e com coceira ao usar cigarros eletrônicos e vaping.
Acumulo de placa e restos de alimentos
Um revestimento fino ou película de placa – uma substância incolor e pegajosa – pode se acumular ao longo do tempo. Muco e alimentos se misturam com bactérias para criar um crescimento excessivo de placas.
Com o tempo, a placa pode levar à doença gengival. Por consequência, surgem sintomas do acúmulo de placa podem incluir sensibilidade gengival, sangramento durante a escovação e coceira na gengiva. Podem ocorrer ainda cáries dentárias ou a necessidade de tratamentos de canal.
Gengivite – Inflamações na gengiva
A primeira fase da doença gengival é a gengivite. Outro nome para doença gengival é doença periodontal. A gengivite é uma forma leve da doença e é causada pelo acúmulo de placa. Nesta fase, a gengivite provavelmente não causou complicações adicionais.
No entanto devemos ficar atentos para o aparecimento de doenças gengivais mais graves como a periodontite. Dentes moles, com pús e secreção podem ter coceira também. Na realidade são manifestações da doença periodontal (piorréia) e podem indicar até a extração do dente dependendo do grau de avanço.
Reações alérgicas
Uma sensibilidade ou alergia a certas coisas pode causar comichão nas gengivas. Isso inclui alimentos, sementes, medicamentos bem como animais de estimação. Mesmo alergias sazonais como febre do feno podem causar comichão nas gengivas.
Alterações hormonais
Alterações nos níveis hormonais naturais podem afetar a sensação da gengiva. Mulheres enquanto gravidas, na puberdade, período da menstruação ou menopausa podem apresentar coceira nas gengivas com mais frequência. Eles também podem experimentar outros sintomas orais, incluindo dor, sensibilidade e sangramento durante esses períodos.
Boca seca
Sua boca faz um bom trabalho ao regular a umidade natural. Às vezes, certas condições médicas ou medicamentos podem impedir a boca de produzir saliva suficiente para manter a gengiva e a língua úmidas. Por consequência, pode levar à boca seca, e um dos sintomas comuns dessa condição é a coceira nas gengivas.
Aparelhos e próteses dentárias mal ajustados
Dentaduras e peças parciais que não se encaixam bem podem causar problemas. Se houver uma lacuna entre esses dispositivos e suas gengivas, os alimentos podem dessa maneira infiltrar-se. As bactérias podem começar a crescer e uma infecção pode se desenvolver. Isso pode levar a inflamação, sensibilidade e coceira nas gengivas.
Tratamento de coceira nas gengivas
O tratamento depende do que está causando incômodo nas gengivas. Vários desses tratamentos são remédios caseiros. Outros podem exigir tratamento do seu dentista. O importante é sobretudo consultar o dentista.
Procedimentos e medicamentos
- Anti-histamínicos: se as coceiras nas gengivas são o resultado de alergias, um anti-histamínico pode interromper os sintomas (contudo, somente deve ser receitado por um dentista).
- Protetores de dentes: evite mais danos aos dentes usando um protetor enquanto pratica esportes de contato e enquanto dorme.
- Limpeza profissional: ajuda a remover o acúmulo de tártaro e placa de cima e abaixo da linha da gengiva. É improvável que a escovação habitual sozinha possa remover esse acúmulo que já está endurecido. Saiba mais
- Alisamento das raízes: seu dentista pode usar este procedimento para remover o acúmulo de tártaro devido às gengivas recuadas. Isso dá aos dentes e gengivas uma superfície fresca, para que possam retomar o tecido saudável.
Saiba mais sobre raspagens no link a seguir: raspagem dental.
Remédios caseiros e autocuidado
- Higiene dental adequada: escovar os dentes e usar fio dental pelo menos duas vezes por dia é em suma vital para uma boa saúde bucal. Você também deve considerar usar uma pasta de dente projetada para evitar o acúmulo de tártaro e placa bacteriana. Se você tiver problemas com inflamações ou infecções nas gengivas, um enxaguante bucal antisséptico sem álcool também pode ser uma boa alternativa. Cuidar bem dos dentes e gengivas certamente pode ajudar bastante a evitar problemas futuros.
- Água salgada: dissolva 1 colher de chá de sal em 8 de água morna. Agite suavemente a água na boca e cuspa. A água salgada pode aliviar a coceira bem como a irritação nas gengivas.
- Cubos de gelo: chupe suavemente cubos de gelo para dessa forma esfriar as gengivas, desinflamar a gengiva e parar a coceira. Como bônus, os cubos de gelo podem ajudar a hidratar você.
- Mudanças no estilo de vida: fumar pode irritar a saúde da gengiva. Isso inclui desistir de cigarros eletrônicos e vaping. Evitar alimentos que irritam as gengivas também pode ajudar. Alimentos condimentados, apimentados, ácidos, ricos em amido ou então ricos em açúcar são os culpados mais comuns de irritação da gengiva.
Como prevenir coceira nas gengivas
A melhor maneira de prevenir coceira nas gengivas é sem dúvida cuidar dos dentes e gengivas. Quanto menos problemas você tiver com os dentes e as gengivas, menos sintomas da doença periodontal ocorrerá. Essas dicas podem ajudar a prevenir coceira nas gengivas:
- Faça limpezas regulares: visite seu dentista duas vezes por ano para uma limpeza profunda. Seu dentista também pode usar essas consultas principalmente para monitorar possíveis problemas futuros.
- Escove e use fio dental diariamente: escove os dentes e use fio dental pelo menos duas vezes por dia. Enxaguante com colutório antisséptico sem álcool, se você tiver problemas com inflamação e infecção.
- Lave os dentes após as refeições: a escovação seria melhor, mas a lavagem removerá os alimentos. Isso pode reduzir o crescimento de bactérias.
- Evite alimentos irritantes: alimentos ácidos, ricos em amido bem como açucarados podem agravar as gengivas sensíveis. Se você sentir coceira nas gengivas ao comer esses alimentos, reduza-os para acabar com os sintomas.
Quando consultar o dentista para coceira nas gengivas
Marque uma consulta com dentista principalmente se sentir coceira e outros sintomas por três dias sem alívio. Em alguns casos, a coceira desaparece por conta própria. No entanto, se não houver melhora, ele poderá ajudá-lo a identificar o que pode estar causando isso.
Boa noite, muito obrigada pelo texto, excelente! me ajudou muito a aliviar a coceira nas gengivas, estava muito incômodo e não tinha como procurar um dentista pois era tarde da noite.
Achei o texto muito esclarecedor.
Obrigado, se tiver mais dúvidas sobre coceiras e incômodos na gengiva nos avise.
A minha mãe tem 64 anos de idade, e poucos dentes há alguns anos ela começou a sentir fortes coceiras na gengivas que não passam por nada ,ja consultou alguns dentistas que não encontraram nada específico passaram medicamentos e não teve nenhum resultado levei uma clínica tbm não obteve resultado algum nem a dentadura consegui usar ñ dorme nem consegui se alimentar direito até hoje por causa desse problema,eu gostaria muito de ajudar a minha mãe é muito sofrimento como posso ajudar?
Embora seja necessária uma avaliação em consulta presencial para entender melhor o problema, podemos afirmar que na maioria dos casos a coceira na gengiva é causada por uma inflamação ou uma infecção ao redor dos dentes. Seria uma manifestação da gengivite ou da periodontite que pode levar à perda de dentes. No entanto não ficou claro na sua pergunta se a coceira seria debaixo da dentadura. Se for esse o caso, então pode estar relacionado à presença de bactérias na prótese, que acabam por irritar as gengivas durante o uso da prótese dentária.
Fui a vários dentistas todos falam a mesma coisa nunca ouvi falar em coceira na gengiva
Pode isso 4 dentista me falaram isso
Não consigo nem dormir direito
Tenho 43 anos e desde de meus 11 sinto isso só que agora tá mas sério
Pode estar ligado a alguma inflamação gengival, ou a algum tipo muito específico de alergia
Muito obrigada pelo esclarecimento. Não dormi a noite por causa dessa coceira , que começou após eu me machucar com o fio dental.
Disponha a coceira na gengiva pode ser muito incômoda.
Olá!
Coloquei uma prótese de porcelana em 3 implantes com uma carga de 5 dentes.
Quanto aos implantes não tive problemas, mesmo usando uma prótese provisória.
Assim que coloquei a definitiva, de porcelana, comecei a sentir ardência na gengiva.
Fiz ajustes na prótese pra eliminar possíveis desconfortos, nada mudou.
Não sei se é alergia, já usei vários enxaguantes, cremes dental diferentes, nada resolve.
Tenho 57 anos
Olá!
Muito bem explicativo esse texto.
Tenho coceira na gengiva, isso pode ser por conta da sinusite?
Meu nariz arde como se tivesse na carne viva! Tenho 49 anos e estou no início da menopausa.
Se houver coceira nas gengivas mas também sintomas no nariz pode haver algo ligado às mucosas que estão interligadas. Vale a pena consultar um médico otorrinolaringologista.
Boa noite!
Meu esposo sempre quando começa ficar gripado sente coceira nos dentes, não nas gengivas, parece estranho mesmo, mas ele fica agoniado coçando os dentes( osso do dente). já compramos creme dental para sensibilidade, mas não passa. É desesperador vê-lo agoniado coçando os dentes. Nunca ouvir ninguém falar sobre o dente coçar, só ele, procuro na internet, pesquiso e pergunto a dentista e nada. Vocês podem me ajudar?
Desde já agradeço!
Olá Marilene realmente a coceira em dentes não é um relado comum.
O mais provável é que ele tenha uma doença gengival e por isso há essa sensação.
Venha realizar uma avaliação e poderemos examinar melhor.
Eu também, sempre que corro ou fico gripada, tenho a sensação de coceira nas raízes do dente, parece que o dente coça. É horrível, não acho nada a respeito disso. Acredito que seja por respirar pela boca em ambos os casos.
Vale a pena consultar um dentista em caso de desconforto ou coceiras na gengiva para descartar a hipótese de infecção gengival.
Sinto exatamente isso, coceira na raiz do dente e na gengiva desde criança, busquei ajuda de vários dentistas e da do Periodontista, todos desconhecem o assunto. Então pensei que os casos eram raros, porém lendo os comentários acima, cheguei a conclusão que é mais comum do que eu imaginava. Uma pena o desinteresse nas pesquisas odontológicas.
Muitas pessoas tem coceiras em sua gengivas, na maioria das vezes está relacionado a doenças periodontais
Quebrei o dente frontal quando criança, usei faceta de resina por muito tempo e sentia a coceira que ia e vinha, recentemente coloquei coroa de porcelana e tenho sentido a coceira com maior frequência, acha que pode ser o ajuste incorreto?
Olá Maria, seria importante verificarmos em consulta para que possamos avaliar. Nos chame pelo 📲WhatsApp (11) 3262-4750 https://wa.me/551132624750
Boa noite! Tenho 69 anos uso protese total estou gripada e comecei a sentir dor na gengiva o que pode ser. Como hingienizar protese.
Olá Sonia, é muito importante manter as consultas periódicas ao dentista para realização de uma profilaxia/limpeza e acompanhamento da saúde bucal. Isso ajuda certamente a manter a saúde periodontal ( gengiva ). Agenda sua consulta para acompanhamento e veja como higienizar a protese: https://www.implart.com.br/a-importancia-da-limpeza-profissional-para-manutencao-de-implantes-proteses-e-da-saude-bucal/
📲WhatsApp (11) 3262-4750 https://wa.me/551132624750