Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2010%2F02%2Fcirurgia de implante 50kb

A cirurgia de Implantes Odontológicos não é complicada

O sucesso da técnica de cirurgia de implantes odontológicos é devido a um bom conjunto de fatores e estas características do titânio sem dúvida são positivas, mas por si não garantiriam o sucesso do procedimento. Conheça abaixo mais fatores que interferem no sucesso dos implantes.

Selecionamos algumas dúvidas frequentes sobre cirurgia de implantes odontológicos

O que existe de mágico no titânio?

Nada. O titânio é um material utilizado em ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica, assim como outros metais da mesma família, como o nióbio por exemplo.

O sucesso depende, em suma, do planejamento da técnica cirúrgica (que evita o superaquecimento do osso), um período de cicatrização sem a colocação das próteses, e uma prótese adequada. Este protocolo para realização dos implantes possui minúcias que não podem ser desprezadas, e um profissional competente e bem treinado na técnica pode alcançar excelentes resultados.

Qual a chance de um implante dar certo?

Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% nos implantes colocados e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses (porque a perda de um implante não significa necessariamente a perda da prótese, pois está apoiada em outros implantes).

Este índice de sucesso porém, é médio, e não vale igualmente para todas as regiões da boca. Os índices de falha em desdentados totais inferiores são próximos a 0% (zero por cento) e na região posterior da maxila, com osso pouco denso e após a colocação de implantes curtos (devido aos seios maxilares), a taxa pode chegar a 33%.

Quero fazer um implante odontológico mas tenho medo, o que fazer?

A cirurgia de implantes dentários é um procedimento muito simples. Em caso de um implante unitário, não deve levar mais do que 30 minutos. Em geral há apenas um desconforto leve após a colocação de um implante e você poderá trabalhar no dia seguinte.

A colocação do implante no osso, impressiona os pacientes, porém é importante dizer que no osso há pouca inervação para dor, sendo apenas a gengiva que traz a sensibilidade, que é facilmente controlada por meio de medicamentos. A sedação consciente pode ser usada para diminuir a ansiedade.

Quais os riscos da cirurgia de implantes dentários?

Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes inclusos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incomodo maior.

Em alguns casos utilizamos um ultrassom cirúrgico para redução de cortes. Saiba mais clicando aqui. Existe, porém, um certo risco inerente a qualquer intervenção cirúrgica – como infecção pós-operatória, edema demasiado e alguns outros, mas em índices muito baixos e que não contra-indicam a técnica.

Porque ocorrem as falhas dos implantes odontológicos?

A maioria porque o caso não é exatamente indicado para implantes. Tentar a colocação de implantes em casos não favoráveis deve ser uma opção consciente do profissional e do paciente, após a avaliação de todas as alternativas. Algumas falhas porém, ocorrem em casos aparentemente muito favoráveis e é praticamente impossível saber a causa real. Leia mais sobre problemas que podem ocorrer com implantes dentários.

E se o implante falhar, qual o melhor procedimento?

Pode acontecer, especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitam apenas implantes curtos. É sem dúvida um risco do processo. A melhor alternativa é tentar novamente, principalmente se houver osso suficiente, pois o osso após a remoção do implante tende a se tornar um pouco mais denso.

O melhor é não ter pressa excessiva para resolver o problema, que é muito desagradável, mas inerente ao procedimento ainda que não ocorra freqüentemente. Normalmente em áreas de maior risco de perda o paciente deve ser convenientemente avisado previamente à cirurgia.

Se o dentista disser que vai colocar um número X de implantes e na hora da cirurgia colocar mais ou menos implantes?

Um planejamento adequado minimiza este problema o qual pode ser discutido antes mesmo da cirurgia, pois durante o procedimento cirúrgico a participação do paciente deve ser passiva e, convenhamos não é o melhor momento para a discussão de preço e formas de pagamento.

Mesmo com planejamento podem surgir surpresas durante uma cirurgia que podem exigir atitudes do dentista. Quando necessário, coloca-se os implantes adequados e adia-se toda a discussão por assim dizer “burocrática”.

Quanto tempo dura uma cirurgia de implantes odontológicos?

Normalmente varia entre de 30 minutos e uma hora. Em casos simples o tempo pode ser de 10 minutos somente, enquanto que em casos complexos poderia durar até 2 horas.

Devo extrair um dente natural para colocar implante?

O dente natural sempre é melhor do que qualquer prótese para implante dentário. Porém, em certas situações em que dentes naturais estão muito comprometidos por doença periodontal, por exemplo, pode-se aventar esta hipótese.

Um planejamento global, levantando-se todas as alternativas, inclusive custo, deve ser mandatório. Não há consenso acerca do grau no qual o comprometimento dos dentes torna a colocação de implantes mais vantajosa. Em casos de acidentes e perda de dentes a melhor opção é o implante odontológico.

Alguns casos antes e depois de cirurgia de implantes dentários realizados na ImplArt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *