Bruxismo: como lidar e tratar com o ranger de dentes?
Bruxismo
O distúrbio do bruxismo se caracteriza pelo ranger involuntário dos dentes. O bruxismo poderá causar problemas estéticos e funcionais aos dentes do paciente e também à articulação da boca. Ele pode afetar inclusive pacientes que tem implantes dentarios e deve ser tratado.
O bruxismo tratado e controlado
Dentes rangendo e barulhos na boca durante o sono são sinais de bruxismo, um problema funcional oral que pode ser causada por fatores emocionais, problemas físicos e outras razões. O hábito de ranger os dentes normalmente ocorre durante à noite, quando a pessoa está dormindo e portanto não consegue ter controle das forças utilizadas.
Esta parafunção atinge homens, mulheres e até mesmo crianças com dentição de leite, mista ou permanente. Não existem causas específicas para o aparecimento do bruxismo, mas estudos apontam que o fatores emocionais podem piorar o problema. Além disso, disfunção e sobrecarga dos músculos mastigatórios, disfunção na articulação temporomandibular, estresse físico, interferência oclusal, patologias das vias aéreas superiores e perdas dentárias ajudam a agravar o bruxismo.
Durante o sono, as pessoas com bruxismo realizam movimentos rítmicos, que lembram a mastigação, durante períodos longos de contração dos músculos mandibulares. Esse esforço utiliza as forças máximas de contrações e dessa maneira pode trazer fadiga e dor muscular, podendo prejudicar inclusive os implantes. Os principais sintomas e problemas que podem surgir decorrentes do bruxismo estão:
- Desgaste dos dentes (foto)
- Rachaduras e fraturas nos dentes
- Destruição das estruturas de suporte dos dentes (osso e gengiva)
- Retração gengival e dentes sensíveis
- Dores na musculatura facial bem como nas articulações têmporo mandibulares
- Disfunções de ATM (articulações têmporo mandibulares)
- Má oclusão dentária
- Dores de cabeça, no ouvido ou pescoço
- Sobrecarga nos implantes dentarios por bruxismo
Tratamentos para o bruxismo dental
O tratamento deve ter como base a redução da tensão emocional e dos sinais e sintomas. O mais comum para aliviar a disfunção da articulação temporomandibular é o uso de placas interoclusais de acrílico, também conhecidas como placas miorrelaxantes. Elas são utilizadas pelo paciente durante o sono e amortecem e protegem os dentes do desgaste provocado pela movimentação.
O botox também pode ser usado para diminuir os efeitos do distúrbio em pacientes diagnosticados.
Além das placas, terapias psicológicas e sessões de fisioterapia podem se associar ao tratamento do bruxismo. Em casos de anormalidade da mordida (má oclusão dentária), podem ser indicadas correções dos dentes com tratamento ortodôntico ou então restaurações das coroas. Nos casos em que houve desgaste dos dentes, o remodelamento com resina composta, instalação de coroas de estéticas de cerâmica ou aplicação de lentes de contato dental podem ser indicados para refazer os dentes. Porém deve se ter em vista que é preciso controlar a doença para que não haja fratura das restaurações.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato através de um dos canais abaixo ou então agende uma consulta conosco. Hoje em dia as placas para bruxismo podem ser executadas em nosso laboratório de prótese dentária por métodos computadorizados 3D. Certamente nós, da Clinica Dentaria ImplArt estamos à disposição para atender você, seja em tratamentos de implante dentario, prótese protocolo, ou mesmo para tratar seu bruxismo. Nossa equipe, liderada por nosso diretor clínico, implantodontista, Dr. Roberto Markarian, está pronta para realizar seu tratamento com conhecimento e alta tecnologia. Entre em contato para agendar sua consulta📲WhatsApp (11) 3262-4750.
Deixe um comentário