Aspecto do sorriso gengival
O sorriso gengival caracteriza-se pelo tamanho ou exposição exagerada das gengivas em relação ao tamanho dos dentes.
Existem várias causas para o sorriso gengival
Apesar de não representar risco para a saúde, essa condição pode comprometer a estética do sorriso, deixando algumas pessoas retraídas ao sorrir e falar, e em alguns casos até mesmo atrapalhar seu relacionamento social.
- Hereditariedade
- Lábio curto
- Inflamações da gengiva
- Problemas no processo da erupção dentária
- Freio labial denso
- Musculatura facial deficiente
- Excesso de tecido gengival sobre a coroa dentária
- Face alongada
Tratamento do sorriso gengival
A forma de tratamento dessa condição depende do grau e causa. Em casos mais leves, o caso pode ser facilmente solucionado com a técnica da Gengivectomia, que consiste na retirada cirúrgica do excesso de tecido gengival sobre os dentes.
A cirurgia é realizada com anestesia local e a recuperação é relativamente tranquila. Além disso, a cirurgia do sorriso gengival pode ser combinada com um clareamento gengival, para casos que apresentem a gengiva com manchas.
A estética gengival participa da estética do sorriso como um todo
A cicatrização ocorre normalmente entre 7 e 14 dias, e a colaboração do paciente nesse período é bastante importante. Também pode ser feito o recontorno dos dentes com resina para torná-los mais proporcionais em relação ao tamanho da gengiva.
Em alguns casos, a toxina botulínica pode ser indicada para diminuir a contração muscular e dessa forma reduzir a exposição da gengiva quando o paciente sorri. A aplicação da toxina precisa ser repetida periodicamente para que seja mantido o efeito.
Apenas em casos em que o sorriso gengival é causado por problemas ósseos (considerado mais complicado), além da gengivectomia também pode ser necessário realizar cirurgia ortognática.
Então agende uma consulta e conheça a ImplArt Odontologia e a nossa equipe especializada. Ficaremos felizes em atendê-lo!
Deixe um comentário