Após tratamento de canal deve fazer restauração simples ou núcleo e coroa?
Na maioria das vezes, o paciente procura o consultório odontológico quando o dente está parcialmente comprometido, normalmente por cárie ou por fratura. Nesse momento é realizada uma análise para indicação de tratamento de canal ou extração e implante dentario e coroa. Primeiramente, é feita a avaliação do comprometimento da polpa, da raiz e da estrutura dentaria.
Caso a recomendação seja realizar o tratamento de canal, além de avaliar o grau de comprometimento do dente, devemos saber quais esforços o dente exerce na mastigação. Nesse contexto, é possível decidir se será feita recomendação de restauração ou um nucleo e coroa dentaria. Importante destacar que, o tratamento de canal é indicado quando a polpa dentária também está comprometida. Essa é uma forma de manter o dente e não precisar extrai-lo para realizar um implante dentario.
Riscos da restauração simples após tratamento de canal
Muitas vezes recebemos pacientes que relatam que estavam comendo algo muito macio quando seu dente sofreu uma fratura. O ponto em comum destes casos é que todos tinham canal tratado e tinham apenas uma restauração simples no local.
Cirurgiões dentistas especialistas em prótese dentária experientes nunca recomendam a realização de uma restauração simples, sobre um dente que recebeu tratamento de canal. A resposta é simples: o dente fica “oco” quando tem seu canal tratado, e portanto fica mais frágil. Dessa forma, ao realizar apenas uma restauração no local, o dente não tem resistência suficiente para resistir aos esforços de mastigação. Certamente isto se faz mais claro em dentes molares, responsáveis pelos grandes esforços em nossa mastigação.
Portanto, caso a intenção seja preservar o dente em longo prazo, a recomendação será realizar tratamento de canal, núcleo intrarradicular e coroa dentária. Apenas em dentes frontais, nos quais houver pouco comprometimento da estrutura, pode haver a recomendação de núcleo intrarradicular e restauração para vedação. Mas onde houver canal tratado, deve-se realizar núcleo intrarradicular de modo a promover estrutura interna ao dente.
Coroa dentária em porcelana
Logo após um tratamento de canal bem sucedido realiza-se a coroa dentária de porcelana e um núcleo (pino). Atualmente há diversos tipos de coroas dentarias, sendo as mais modernas a Zircônia cúbica, e a Porcelana Emax, ambas elaboradas com tecnologia de moldagem computadorizada CAD CAM e impressora 3D.
Importante destacar que o núcleo intrarradicular tem o objetivo de proteger os canais tratados. Além disso, a coroa dentaria visa deixar o dente resistente o suficiente para suportar a carga mastigatória.
Há casos de pacientes que já tem uma coroa dentária no local e chegam à clínica com infiltração e cárie ou fratura na estrutura dental remanescente. Neste caso, é necessário remover a coroa existente, realizar tratamento de canal para a remoção da polpa infeccionada ou danificada. Logo após o tratamento de canal, é realizado o núcleo intrarradicular e confecção de nova coroa dentaria.
Tipos de núcleo intrarradicular
O núcleo intrarradicular pode ser feito de alguns materiais: núcleo metálico, núcleo em zircônia e núcleo em fibra de vidro. A indicação de cada tipo certamente depende da avaliação do protesista sobre o grau de comprometimento da estrutura dental, além da localização deste dente na arcada. Certamente em dentes em regiões de preocupação estética, procura-se utilizar núcleos estéticos, como os realizados em zircônia e fibra de vidro.
Após a instalação do núcleo intrarradicular é realizada uma coroa protética provisória em resina, que serve como protótipo para a coroa em porcelana, ou coroa em zirconia.
Saiba mais sobre coroas projetadas em computador.
Dentes quebrados, com furos ou com buracos
É importante que o paciente com cárie ou fratura procure nossa equipe especializada o quanto antes. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado em nossa clinica dentaria, maior a chance de preservação do dente e de evitar um implante no dente.
Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Nós, da clinica odontologica ImplArt ficaremos felizes em atendê-lo.
Boa noite,em uma canal de dente a coroa ,quero dizer a peça que é o mais caro no tratamento??
De forma geral financeiramente a coroa dentária custa mais do que o tratamento de canal. Porém isto vai depender do profissional que está realizando o tratamento dentário e dos materiais selecionados para realizá-lo.
Explicação maravilhosa, que esclareceu totalmente as minhas dúvidas, pois estou passando pela primeira vez por esse processo de canal e me assustei com os valores que terei que gastar, então decidi recorrer a algum site que pudesse me dar uma explicação e achei este.
Grata pela explicação.
Disponha se tiver mais dúvidas pode deixar no campo de comentários obrigado
Peguei um canal completo e me deram o preço ,agora me disseram que eu tenho que pagar o preenchimento do dente se não vão deixar aberto ,para mim isso e novidade a coroa até entendo apesar de eu ter pedido completo mas deixar o dente aberto???sendo que já paguei o que estava no orçamento ??
Olá Maria, o procedimento ideal ao realizar um tratamento de canal é realizar um núcleo intrarradicular e uma coroa dentaria, caso estejamos falando de um dente molar. Apenas dessa forma o dente consegue ter uma estrutura firme interna. Pense que ao realizar um tratamento de canal o dente fica “oco” por dentro, e caso não seja realizado, pode eventualmente se fraturar. Portanto, nunca após um canal é feita apenas uma restauração, resina, e sim, deve haver sempre a presença do núcleo intrarradicular.
Qual o tempo máximo que posso ficar com o curativo do tratamento do canal? Fiz o tratamento mas estou sem dinheiro para a restauração no momento
Olá Larissa, normalmente o curativo não deve permanecer por mais que 1 mês. Você deve dar andamento com a realização de núcleo intrarradicular, e caso o dente seja posterior, uma coroa.
Qual o tempo máximo que posso ficar com o curativo após o tratamento do canal? Realizei o tratamento mas estou sem dinheiro para fazer a restauração
Olá Larissa, o curativo é algo transitório, não deve-se permanecer com ele por muito tempo, haja visto que após o tratamento de canal você deve fazer um núcleo, para vedação e uma coroa para concluir o tratamento.
Idealmente o prazo é de 1 semana, mas você não deveria aguardar mais que 1 mês.
Um abraço
Meu dente quebrou e fui orientada a fazer aumento de coroa e restauração ou canal + pino e coroa?
Gostaria de saber qual o melhor procedimento!!!
Eliane, depende da avaliação de como está o dente, da estrutura que ficou disponível. Entre em contato conosco, para que possamos orientá-la melhor através do 📲WhatsApp (11) 3262-4750 https://wa.me/551132624750
Ótima matéria. Resolveu a maioria das dúvidas.mas faltou a que eu procurava: quais os tipos de restaurações para um tratamento de canal que sofreu apenas um trauma de pancada e o nervo inflamou? Tenho um molar (dente 46) que estava com uma dor intermitente, não era dor lacerante e persistente, só doía ao morder. Tirei várias radiografias e só apareceu uma lesão e nenhuma cárie. Fiz o canal e não tive mais problemas mas o dentista não restaurou e ele está um pouco profundo sem o “acabamento” final. Meu periodontista insiste que eu faça a coroa nele que é um procedimento mais caro. Se a mastigação está normal, sem dor e ele continua firme, restaurá-lo com resina não é o suficiente? Até onde sei, meu plano de saúde não cobre coroa dentária. Existe outra alternativa para reforçar o dente?
Olá Juliano, fico contente que tenha gostado da matéria, ela é feita para orientar e instruir os pacientes.
O ponto mais importante ao realizar um tratamento de canal é que deve ser feito um núcleo intrarradicular que irá exercer função de vedação e estruturação. Caso seu tratamento seja em um dente molar, a indicaçao na grande maioria dos casos é de coroa. Entretanto, caso seja um dente frontal, pode ser realizada uma restauração, caso o dente esteja presevado.
Caso queira agendar uma consulta, estamos à disposição para avaliá-lo. Um abraço!
📲WhatsApp (11) 3262-4750 https://wa.me/551132624750
Bom dia! Quanto tempo posso ficar sem realizar o bloco após o canal realizado?
Olá Rosana, boa tarde! Ideal após realizar um tratamento de canal é realizar o núcleo após 1 semana e dar andamento à etapa protética.
Qualquer dúvida, fale conosco:
⭐A Clínica ImplArt está localizada em São Paulo, e recebe pacientes do mundo todo. Entre em contato📲WhatsApp (11) 3262-4750 https://wa.me/551132624750
Olá, tudo bem?
A aproximadamente 2 anos, iniciei um tratamento de canal, foi colocado curativo e após alguns dias o dentre quebrou e até hoje não terminei o tratamento, e atualmente o dente está muito sensível e começou a escurecer. O orçamento que fiz para terminar o tratamento ficou 4mil e não foi possível concluir. Acho que vou perder meu dente.
Olá Marcos, é importante ter em mente que quando se realiza um tratamento de canal o dente fica frágil, e por isso há a recomendação de realização de núcleo intrarradicular e sendo dente molar ou se o dente estiver bastante comprometido, uma coroa dentária. Esse intervalo de tempo deve ser curto, ou seja, 1 semana após tratar o canal, deve-se dar o andamento com a parte protética. Protelar o procedimento pode deixar o caminho aberto para entrada de bactérias e pode haver a perda dental em longo prazo. Para sabermos em qual estágio voce está, precisaríamos avalia-lo em consulta, entre em contato conosco pelo 📲WhatsApp (11) 3262-4750 https://wa.me/551132624750