Enxerto ósseo = regeneração de osso perdido
+ técnicas cientificamente comprovadas
Não tenha medo dos Enxertos de Osso!
Os enxertos ósseos dentários não são necessariamente procedimentos grandes nem tampouco invasivos. Pelo contrário, na maioria dos casos são simples e pequenos. O enxerto ósseo é feito para resolver o problema da perda óssea com o máximo de eficiência e o mínimo de invasividade.
Técnicas modernas enxerto ósseo dentário
O enxerto ósseo dentário é um tratamento cirúrgico que visa recriar um osso no maxilar e prepará-lo para receber um implante dentário. O procedimento pode ser necessário quando o osso da região que precisa um implante dentário não é suficiente para a instalação do implante e precisa ser complementado, preenchido ou regenerado.
As técnicas de enxerto ósseo dentário vem se modernizando nos últimos anos. Com o advento de novos materiais biocompatíveis, exames de diagnóstico digitais e novas técnicas conseguimos ser mais previsíveis com relação aos resultados obtidos nos enxertos ósseos. São objetivos principais do enxerto ósseo, obter:
- A menor invasividade possível
- O maior volume e a melhor qualidade óssea
- A maior rapidez de cicatrização possível
- O melhor pós operatório (menor inchaço, dor, incômodo)
- O menor tempo de formação do novo osso
- Uma maior rapidez da cirurgia
- O menor risco de rejeição ao enxerto ósseo
- A melhor previsibilidade e garantia de resultado na reconstrução do osso
Hoje em dia temos tratamentos e materiais mais tecnológicos que muitas vezes evitam um tratamento com enxertos no osso maxilar, como é o caso da cirurgia de implantes dentários guiada por computador. Em alguns casos nós também conseguimos evitar o uso de enxerto ósseo dentário por meio de implantes dentários mais finos ou mais curtos.
Como é feito o enxerto ósseo ?
O enxerto ósseo dentário começa com uma avaliação detalhada do paciente. Nosso implantodontista realiza um exame oral e exames de imagem, como radiografias ou tomografias computadorizadas, para avaliar a quantidade e a qualidade do osso existente. Com base nesta avaliação, o dentista determina o tipo de enxerto ósseo mais adequado para o paciente, caso seja necessário.
Quais os tipos de enxerto ósseo ?
Existem várias classificações dos tipos de enxerto ósseo, Portanto abaixo listaremos as mais comuns.
Tipos de enxerto com relação ao material usado:
Há vários tipos de enxertos ósseos disponíveis, incluindo enxertos autógenos (usando o próprio osso do paciente), enxertos alógenos (usando osso de um doador humano), enxertos xenógenos (usando produtos feitos a partir do osso de um animal) e enxertos aloplásticos (usando materiais sintéticos). A escolha do tipo de enxerto depende de vários fatores, incluindo a quantidade de osso necessário, a saúde geral do paciente e as preferências do paciente e do implantodontista.
Tipo de enxerto com relação à finalidade:
A finalidade dos enxertos ósseos podem ser de preenchimento (quando somente servem como complemento no preenchimento de cavidades ou para melhorar a estética dos tecidos), ou estruturais (quanso são necessários para reter estruturalmente o implante dentário. Adicionalmente os enxertos podem ser colocados para ganhos horizontais (em espessura do osso), verticais (para ganhos em altura), ou para um ganho trimensional (uma combinação entre horizontal e vertical).
Tipos de enxertos ósseos com relação ao modo de aplicação:
Os biomateriais para enxerto ósseo podem ser aplicados de diferentes formas, a depender do caso clínico e a necessidade. O material do enxerto pode ser aplicado em pó / grânulos (quando é inserido dentro de cavidades, ou quando é aplicado em superfícies), em bloco (quando se usam fragmentos que são fixos com parafusos).
Opções de enxertos ósseos com relação a acessórios e substâncias modificadoras:
Os biomateriais podem ser aplicados Puros (utilizados conforme vem do fabricante), e vão se misturar com o próprio osso do paciente naturalmente, ou com modificadores. Nesse caso, os materiais podem ser misturados a substâncias naturais do corpo potencializadoras da formação óssea com o objetivo de facilitar e acelerar a cicatrização (entre os modificadores podemos citar sustâncias extraídas do sangue do paciente como o PRP e PRF, ou proteínas sintetizadas em laboratório como o BMP).
Alguns desses extratos de sangue são ricos em células tronco e indutores da cicatrização óssea no osso, e podem favorecer o resultado em alguns casos.
Como são feitas as enxertias mais modernas?
As tecnologias computadorizadas também estão chegando à aplicação de enxertos ósseos. Novas técnicas permitem realizar a fabricação prévia do enxerto ósseo antes da realização da cirurgia, dessa forma um bloco de que corresponde ao complemento do osso necessário é fabricado em laboratório. Posteriormente o “pedaço” complementar do osso será aplicado no leito ósseo com encaixe perfeito.
Como é feita a cirurgia de enxerto ósseo ?
O procedimento de enxerto ósseo dentário é feito sob anestesia local (mais comum) ou geral (somente hospitalar), dependendo da extensão do procedimento. O cirurgião faz uma incisão na gengiva para expor o osso subjacente e, em seguida, coloca o enxerto ósseo no local desejado. Em alguns casos, pode ser necessário usar parafusos, telas de titânio, placas ou membranas para fixar o enxerto no lugar. Após a colocação do enxerto, a gengiva é suturada e o local é deixado para cicatrizar.
Quanto tempo leva para o enxerto ósseo cicatrizar ?
A cicatrização após um enxerto ósseo dentário pode levar várias semanas ou meses, dependendo do tipo de enxerto e da saúde geral do paciente. Durante esse tempo, o paciente deve seguir cuidadosamente as instruções de pós-operatório do dentista, que podem incluir tomar medicamentos para controlar a dor e o inchaço, manter uma boa higiene oral e evitar atividades que possam perturbar o local do enxerto.
Porque devo fazer o enxerto do osso ?
O enxerto ósseo dentário é um procedimento importante porque ajuda a restaurar a função e a estética da boca do paciente. A perda óssea na região bucal pode levar a uma série de problemas, incluindo dificuldade para mastigar e falar, alterações na aparência facial e perda de autoestima. Ao restaurar o osso perdido, o enxerto ósseo dentário pode melhorar a qualidade de vida do paciente e aumentar sua confiança.
Além disso, o enxerto ósseo dentário é frequentemente um pré-requisito para outros procedimentos dentários, como a colocação de implantes dentários. Os implantes dentários requerem uma quantidade suficiente de osso para suportar o implante, e um enxerto ósseo pode ajudar a fornecer esse suporte.
Conclusões sobre o uso de enxertos ósseos
O procedimento cirúrgico conhecido como enxerto ósseo dentário é uma técnica que permite a recuperação e regeneração de osso perdido na boca. Este procedimento é muitas vezes necessário em situações de perda óssea devido a doenças periodontais, trauma ou atrofia óssea após a perda de dentes.
Em conclusão, o enxerto ósseo dentário é um procedimento valioso que pode ajudar a restaurar a saúde bucal e a qualidade de vida dos pacientes. Como qualquer procedimento cirúrgico, ele vem com riscos e benefícios que devem ser cuidadosamente considerados e discutidos com nossos cirurgiões especialistas.
Se você acredita que precisa de enxertos ósseos, preenchimento de osso, ossos finos ou mesmo gengiva mais “murcha”, venha fazer uma avaliação conosco e analisaremos a melhor conduta.
Dr Roberto Markarian (PhD)
Implantodontista e Protesista da Clínica Especialista ImplArt
O Dr Markarian já realizou milhares de enxertos ósseos na boca de pacientes para implantes.
Perda Óssea Dental
O que é e porque ocorre a perda de osso na arcada dentária.
Enxertos ósseo: o que são?
Como são feitos e como funcionam os enxertos ósseos destinados à correção de defeitos na cavidade oral.
Principais técnicas de Enxerto Ósseo
Enxertos em pó ou em bloco. A seleção da melhor técnica depende da indicação do caso.
Enxerto ósseo do seio maxilar
Trata-se de uma técnica para aumentar o volume ósseo no maxilar superior na região superior posterior.
Perdas ósseas causadas pela falta de dentes
Uma região sem dentes lentamente perde osso em volume e densidade. Entenda o fenômeno das perdas de osso.
Dúvidas mais comuns sobre os enxertos ósseos dentários
Aprenda com as dúvidas mais frequentes relacionadas aos enxertos ósseos dentais, seja em termos do melhor procedimento ou do melhor material.
Fico sem dentes durante o enxerto para implantes?
O paciente nunca fica sem dentes durante o tratamentos de enxertos veja porque.>>>
Implantes curtos podem evitar enxertos
Em algumas situações um implante mais curto pode ser suficiente para resolver o caso.>>>
Enxertos ósseos ou Implante Zigomático?
Os implantes no osso zigomático podem ser uma opção para o tratamento sem enxertos.>>>
OS MELHORES MATERIAIS PARA ENXERTO ÓSSEO DENTÁRIO