Integração entre ortodontia e periodontia
A integração entre ortodontia e periodontia é bastante comum em pacientes que precisam usar aparelho e tem alguma inflamação nas gengivas.
Qual a diferença entre Periodontia e Ortodontia
A ortodontia corrige a posição dos dentes e ossos maxilares mal posicionados, enquanto que periodontia é responsável pelo controle e tratamento de doenças que acometem as estruturas de suporte dos dentes (osso alveolar e gengiva).
São as doenças periodontais (acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivites e periodontites). É muito comum que as duas especialidades odontológicas trabalhem juntas, principalmente no planejamento e execução de tratamentos ortodônticos.
Algumas ocasiões em ortodontia e periodontia podem trabalhar juntas:
- A integração entre as duas especialidades é importante para traçar um planejamento do tratamento ortodôntico não só com o objetivo de alcançar a estética e a funcionalidade, mas sem prejudicar a saúde e aos tecidos.
- Antes de tudo, para iniciar um tratamento ortodôntico, é importante avaliar as características da má oclusão e as condições dos tecidos periodontais.
- O paciente com doença periodontal já instalada e que procura o tratamento ortodôntico, deve primeiro passar por um tratamento para restabelecer a saúde dos dentes e tecidos ósseo e gengival antes de colocar aparelhos, pois se o tratamento ortodôntico for feito com doença ativa, poderá haver comprometimento dos tecidos de suporte dos dentes.
- A ortodontia pode ser requisitada pelo periodontista, se este avaliar que doenças periodontais surgiram em consequência de dentes mal posicionados que dificultam a higienização oral.
“O controle da periodontite e a higienização oral são fundamentais para o sucesso do tratamento ortodôntico”
- A periodontia age no controle da hiperplasia gengival, lesão associada ao acumulo de placa bacteriana e ao uso de aparelho ortodôntico fixo.
- O tratamento ortodôntico necessita de um cuidado redobrado do paciente com relação à correta higienização oral. Quando ela é negligenciada, pode haver o acumulo de placa bacteriana nos dentes e no aparelho.
- A periodontia age removendo a placa bacteriana para evitar problemas mais sérios.
- É importante que a doença periodontal seja controlada, principalmente com a raspagem da placa bacteriana, alisamento radicular e em alguns casos, a gengivoplastia para recuperação da forma gengival.
- A integração entre as duas especialidades é importante para evitar a recessão gengival enquanto ocorre a movimentação dentária. Uma avaliação do periodontista antes de iniciar o tratamento ortodôntico pode prever alterações que podem ocorrer na gengiva.
- O periodontista avalia as condições dos tecidos depois de finalizado o tratamento ortodôntico.
Leia mais sobre doença periodontal
Visite a galeria de fotos de implantes, estética e reabilitação oral
Como vimos, são muitas as situações em que as duas especialidades trabalham juntas. A integração ortodontia e periodontia acontece no antes, durante e depois de finalizado o tratamento ortodôntico. Essa integração é necessária para trazer ao paciente o bem estar, a estética e a autoestima, mantendo a saúde e integridade dos tecidos bucais.
Estrutura completa da ImplArt
A ImplArt Odontologia é composta por uma equipe multidisciplinar, inclusive ortodontia e periodontia, para que o seu tratamento seja feito com segurança e tranquilidade. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou agende uma consulta. Ficaremos felizes em atendê-lo.
Deixe um comentário