Radiologia Digital – 2 Exames feitos na própria clínica
A Clinica Dentaria ImplArt possui um centro de radiologia digital próprio equipado com um aparelho de tomografia computadorizada e de radiografia panorâmica digital.
Exames para implante dentario realizados na ImplArt
Centro radiológico digital: mais rapidez no diagnóstico e planejamento do seu tratamento
Esses exames auxiliam no correto diagnóstico e no planejamento de diversos tratamentos odontológicos, como a cirurgia de implantes dentários. O centro radiológico integrado certamente oferece mais comodidade e agilidade aos nossos pacientes.
O Centro Radiológico ImplArt é equipado com um aparelho de raios-x digital de última geração (fabricado pela Dabi Atlante), que permite a realização de radiografias panorâmicas digitais e tomografia computadorizada, ambas com resultados de imagens em tempo real. Dessa maneira, a realização de exames de alta precisão permite o diagnóstico com rapidez e confiabilidade.
Da mesma forma, serve de amparo para o planejamento do tratamento, evitando desperdício de tempo, procedimentos desnecessários bem como possíveis acidentes de cirurgia. O exame de radiografia digital é uma forma de captação de imagens por meio de emissão de raios-x, porém feita com sensores digitais e não com filmes tradicionais. Em suma, existem muitas vantagens em se usar a radiografia digital, entre elas podemos destacar:
- A exposição do paciente à radiação é muito menor na radiologia digital se compararmos com o uso de filme tradicional.
- O paciente não precisa ficar repetindo o exame até que a imagem fique boa.
- Os diagnósticos são mais rápidos e precisos, pois a imagem captada em radiologia digital possui ótima resolução e o dentista consegue visualiza-la diretamente na tela do computador (não necessita aguardar revelação).
- Permite analisar pequenos detalhes, como fraturas dentais ou radiculares. Dessa forma, o dentista consegue ampliar a imagem quando necessário.
- Ela permite a interação entre dentista e paciente, já que com a imagem digital na tela do computador, é possível discutir melhor sobre o diagnóstico e o planejamento do tratamento.
- É possível arquiva-lo no prontuário do paciente, podendo ser aberto por qualquer membro da equipe odontológica que esteja envolvido no planejamento e no tratamento.
- O exame é sustentável, já que dispensa a impressão de filmes bem como a utilização de produtos químicos tóxicos para revelação.
Radiografia Panorâmica com radiologia digital
Exame radiológico que serve para visualizar as estruturas orais. Veja por exemplo algumas situações em que a radiologia digital com radiografia panorâmica é bastante útil na odontologia:
- Visualizar condições gerais das estruturas de suporte dos dentes (volume ósseo, raízes dentárias, ligamentos periodontais, nervos, etc.)
- Diagnosticar doenças periodontais, até mesmo em fase inicial
- Diagnosticar cáries avançadas e outras patologias dentárias
- Analisar tratamentos prévios realizados por nossa equipe ou em outras clínicas
- Check up odontológico de rotina
- Verificar as posições dos dentes do siso
- Planejar extração dentária
- Analisar os níveis ósseos de pacientes candidatos aos implantes dentários
- Acompanhar o pós operatório de implante dentário
- Verificar se o encaixe da prótese sobre implantes está preciso
- Acompanhar o amadurecimento de enxertos ósseos
Tomografia Computadorizada (TC) com radiologia digital
Exame radiológico de alta precisão que serve para visualizar as estruturas ósseas. A imagem tridimensional permite analisar os dentes, volume ósseo, articulações, oclusão, tecidos moles, trajeto dos nervos, etc. Em resumo, essas são algumas das principais utilidades da radiologia digital com TC na odontologia:
- Diagnosticar doenças periodontais, até mesmo em fase inicial.
- Medir o volume ósseo para o planejamento de cirurgia de implante dentário e a escolha dos implantes com dimensões adequadas às necessidades de cada paciente e também respeitar os limites dos tecidos a fim de evitar o atingimento de nervos.
- Auxilia na cirurgia guiada por computador, uma técnica que sem dúvida torna o procedimento preciso, menos invasivo e com uma expectativa de recuperação certamente mais rápida e tranquila.
- Acompanhar o processo de cicatrização do implante (osseointegração).
- Identificar possíveis problemas com o implante, principalmente a periimplantite (infecção em torno do implante).
- Identificar fraturas ou defeitos na maxila ou mandíbula que afetem a saúde bem como a estabilidade dos dentes ou implantes.
Deixe um comentário