Tratamento para corrigir os dentes com Ortodontia
Conheça as mais modernas técnicas de tratamento ortodôntico para corrigir os dentes utilizadas na ImplArt. Aparelho ortodontico estetico, aparelho ortodontico autoligado, alinhador transparente (aparelho ortodôntico invisível / transparente) são alguns exemplos de que a evolução das técnicas permitem atender várias necessidades de quem precisa alinhar os dentes e alcançar um sorriso mais bonito.
Aparelho ortodôntico tipos
A ortodontia é uma especialidade odontológica voltada entre outras coisas a corrigir os dentes, tratando irregularidades funcionais e estéticas dos dentes e da oclusão dentária. O tratamento ortodôntico visa não apenas corrigir dentes tortos, mas também ajustar o funcionamento completo da boca, dos músculos faciais, dos ossos e articulações.
Anomalias em qualquer uma dessas áreas pode causar interferências na saúde oral, fala, deglutição, respiração e na estética da face. A ImplArt Odontologia realiza tratamentos ortodônticos com os mais modernos tipos de aparelhos ortodônticos fixos e móveis.
Aparelho ortodôntico autoligado alinha os dentes de maneira mais rápida e confortável
A principal característica desse tipo de aparelho é que ele não necessita de elásticos para prender o arco aos bráquetes. No aparelho autoligado, o arco passa por dentro de pequenas canaletas em cada bráquete e é preso tampinhas.
Nos aparelhos convencionais, existe uma fricção entre os elásticos e arco metálico que cria uma resistência e faz com que o movimento seja ligeiramente mais lento. A ausência de elásticos nos autoligados permite que o arco corra com mais suavidade dentro das canaletas dos bráquetes, tornando a movimentação dentária mais rápida e cômoda para o paciente.
Aparelhos ortodônticos autoligados: metálico, estético-metálico e estético
Pode ser composto por peças totalmente metálicas, estético-metálicas ou totalmente estéticas (aparelho fixo estético com bráquetes fabricados em safira, porcelana ou policarbonato transparentes ou da cor dos dentes).
Indicação: diversos problemas que causam a má oclusão dentária, desde os mais simples até aqueles que necessitam de grandes movimentações, sendo os mais comuns diastemas, desalinhamento dos dentes, apinhamento, sobremordida, mordida aberta, mordida cruzada, entre outros.
Aparelho ortodôntico convencional para corrigir os dentes
O aparelho ortodôntico convencional é constituído por fio, bráquetes e elásticos. Podem ser metálicos ou estéticos (policarbonato, porcelana ou safira), enquanto que os elásticos podem ser coloridos ou transparentes. O funcionamento do aparelho ortodôntico fixo consiste, primeiramente, na colagem dos bráquetes nos dentes. Em seguida, um arco é colocado em cada bráquete e preso por elásticos.
Durante o tratamento, haverá a aplicação gradual de uma determinada força sobre cada um dos dentes, a fim de alinha-los e posiciona-los adequadamente. O paciente precisa ir ao consultório com regularidade (determinada pelo ortodontista) para realizar os ajustes de força e eventualmente trocar as borrachinhas que perderam a capacidade elástica com o tempo.
Incômodos e a sensação de apertamento podem ser sentidos nos primeiros dias após a realização dessas ativações, mas isso é considerado normal.
Esse modelo de aparelho requer que o paciente tenha um cuidado especial com relação à higienização bucal, para evitar a retenção de fragmentos alimentares e formação de placa bacteriana em torno dos elásticos e dos bráquetes.
Indicação: diversos problemas que causam a má oclusão dentária, desde os mais simples até aqueles que necessitam de grandes movimentações. Os problemas mais comuns são diastemas, desalinhamento dos dentes, apinhamento, sobremordida, mordida aberta, mordida cruzada, entre outros.
Placa alinhadora transparente para corrigir os dentes de forma discreta
Totalmente isentas de partes metálicas e fabricadas com uma composição termoplástica biocompátivel, as placas alinhadoras transparentes são consideradas a opção mais estética entre os aparelhos ortodônticos.
Por serem transparentes e possuírem formato idêntico ao dos dentes, as placas alinhadoras são quase imperceptíveis. Essa moderna técnica consiste no uso sequencial de placas alinhadoras com pequenos ajustes em cada uma delas (chamados attachments).
As placas são fabricadas de acordo com um planejamento computadorizado baseado em um molde das arcadas do paciente. Cada movimentação é planejada e o paciente tem uma estimativa da duração do seu tratamento e dos resultados esperados. O paciente recebe o conjunto de placas para serem trocadas a cada 15 dias (ou a critério do dentista).
Leia mais sobre estética dental
É um tipo de aparelho ortodôntico móvel ou aparelho ortodôntico removível, ou seja, o paciente pode retira-la para comer e fazer a higienização bucal. No entanto, é extremamente importante que o paciente não deixe de usa-la pelo tempo prescrito.
Indicação: Essa técnica é especialmente indicada para correções ortodônticas mais simples. É uma opção para pacientes adultos que necessitam de tratamentos ortodôntico, mas não querem comprometimento visual.
A duração do tratamento ortodôntico é bastante variável, já que depende muito da complexidade de cada caso, bem como da resposta biológica do organismo, do tipo de aparelho utilizado e da colaboração do paciente. Vale sempre lembrar que o tratamento ortodôntico deve ser conduzido por profissional especializado e jamais comprado pela internet ou em camelôs.
Aparelho ortodôntico preço para corrigir os dentes
Preço do aparelho ortodôntico para corrigir os dentes: o Conselho Federal de Odontologia determina que preços de tratamentos só podem ser fornecidos mediante consulta presencial a qual serão avaliadas particularidades clínicas de cada paciente.
Se você necessita corrigir os dentes e ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.
Deixe um comentário