Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2010%2F02%2Fmelanoplastica retirar manchas nas gengivas 50kb

Melanoplastia: a cirurgia para clarear as gengivas

Apesar do nome complicado, a melanoplastia (clareamento gengival) é uma técnica muito utilizada na odontologia para clareamento gengival, ou seja, para retirar pigmentos escuros das gengivas e, consequentemente, melhorar a estética gengival.

Por que as gengivas ficam escuras ?

As alterações na coloração gengival (manchas) podem acontecer devido a pigmentação de melanina e pigmentação racial. Pessoas negras, morenas e amarelas podem apresentar uma cor mais escura. Pessoas fumantes também podem apresentar manchas nas gengivas. As lesões pigmentadas da cavidade bucal não são frequentes e sua origem pode ser endógena (fatores internos) ou exógena (fatores externos).

A melanina se apresenta através de manchas castanhas ou pretas, bem mais escuras do que a coloração normal, rosada. Para retirar as manchas e as falhas de coloração, o procedimento reconstitui e remodela os contornos da gengiva acima e entre os dentes para despigmentar a mucosa bucal.

melanoplastia clareamento gengival
O clareamento das gengivas é eficiente em remover as manchas escuras e reestabelecer uma coloração mais rosada e natural. Neste caso a paciente também usou aparelho alinhador Invisalign para reposicionamento dos dentes.

Como é a melanoplastia, o tratamento para clareamento gengival?

O clareamento dos dentes usa produtos químicos clareadores, entretanto o clareamento das gengivas envolve a raspagem ou remoção da camada pigmentada.

Por meio de uma técnica adequada, a camada contendo as manchas na gengiva é raspada, como se fosse um peeling gengival.

Em todos os procedimentos, o paciente recebe uma anestesia local, o cimento cirúrgico pode ser utilizado (proteção da ferida cirúrgica), por causa de sua sensibilidade e também pelo uso de equipamentos.

Em alguns casos também pode haver desconforto pós operatório, mas é incomum. Uma outra opção que pode ser encaixar as necessidades de cada pessoa é o peeling gengival, que utiliza pontas diamantadas (motorzinho) para realizar uma leve descamação do tecido gengival. Nessa técnica, não há necessidade de anestesia e do cimento, mas ela não é definitiva e a melanina pode voltar.

Quais os cuidados após a cirurgia de clareamento gengival

Logo após o procedimento, o dentista faz recomendações com relação à medicação (quando necessária), higienização oral e a alimentação, normalmente pra evitar ingerir alimentos com potencial de causar irritação, como alimentos ácidos, muito salgados ou picantes. Na maioria dos casos, o paciente se recupera bem e sem dor.

Em 2 dias as gengivas já adquirem uma colocação rósea e em 1 semana a gengiva atinge um estado avançado de cicatrização. Como em todo tratamento, o dentista deve indicar qual é a melhor opção para seu paciente, levando em conta as expectativas e os possíveis resultados. Além disso, cada caso é específico e somente uma avaliação individual pode determinar o procedimento que será feito.

Outros tratamentos estéticos do sorriso

O clareamento gengival pode ser combinado com outras técnicas estéticas dentárias ou das gengivas, como:

Se você ficou com alguma dúvida sobre clareamento gengival, implantes, prótese protocolo ou lente de contato dental, entre em contato com nossa clínica odontológica e agende sua consulta 📲WhatsApp (11) 3262-4750 .

Comentários (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *