Implantes Dentários

 

Implante dentario: O que é?

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido, este implante serve como apoio para que a prótese seja instalada sobre ele. Após o término do tratamento o objetivo é que o paciente tenha dentes semelhantes aos naturais em estética a capacidade mastigatória. O implante dental pode ser indicado para diversos casos, desde a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

 

 Implante dentario: Como é feito?A perda de um ou mais dentes leva a uma condição estética desfavorável, além de comprometer todo um equilíbrio que ocorre no sistema mastigatório, que causa problemas de mordida e favorece o aparecimento de outras disfunções, portanto é fundamental uma rápida reposição do espaço. Dentre todas as alternativas reabilitadoras existentes, o implante, quando indicado em condições adequadas, é a melhor opção para substituir dentes perdidos. 

Vantagens do implante dental

O tratamento oferece benefícios ao paciente devolvendo principalmente a função da mastigação e a estética. Como o implante dental é instalado de maneira definitiva e fixa, não há desconforto causado por problemas de instabilidade de próteses parciais removíveis ou dentaduras e também não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes, situações muito comuns em pessoas que usam prótese. Além disso a extração de um dente promove um aspecto de envelhecimento com a perda de estrutura óssea e falta de suporte para os lábios e bochechas, o implante dental minimiza esses problemas melhorando a auto estima do paciente.

Quem pode se submeter ao tratamento com implante dental?

O implante dental é o tratamento ideal na maioria dos casos em que ocorreu a perda de alguns ou mesmo todos os dentes, porém há a necessidade de uma consulta com o dentista para avaliação das condições de saúde geral e oral do paciente.

 

Contra indicações

O implante dental não deve ser colocado em situações que o paciente não pode se submeter a nenhuma cirurgia oral por problemas de saúde, ou nos casos onde não há uma quantidade de osso suficiente para a retenção do implante, apesar de que atualmente esse problema pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo.

 

Colocação do implante dental

O procedimento básico para a colocação do implante dental é realizado em algumas fases, a primeira delas consiste em realizar uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, em que são instalados os implantes de titânio nos locais edentulos. Em seguida, há um período de cicatrização que dura cerca de 4 a 6 meses para o implante aderir ao osso e assim possibilitar a conclusão do processo com a confecção e instalação da prótese (coroa) sobre o implante. Atualmente já podem ser realizadas cirurgias com a imediata instalação da prótese. 

 

 

Etapas da colocação do implante dental

As fases do tratamento variam de acordo com as condições do paciente, complexidade e número de implantes utilizados em cada caso, mas basicamente é dividido em 4 fases:

1º Avaliação do paciente e planejamento, com exames radiográficos.

2º Instalação do implante através de uma cirurgia. Após essa fase é necessário esperar alguns meses, e pode-se optar por colocar uma prótese provisória.

3º Instalação da prótese definitiva sobre o implante.

4º Manutenção, com avaliações periódicas.

implante dentario

 

O período pós-operatório do implante dentário é bastante parecido com o de outras cirurgias odontológicas com relação as sensações de inchaço, dor e até pequeno sangramento. Desde que suportáveis, essas sensações são normais e devem desaparecer em cerca de três dias.

O período de recuperação do pós-operatório de implantes dentários é variável, já que existem muito fatores que influenciam nisso, como as condições dos tecidos ósseo e gengival, complexidade da cirurgia, técnica cirúrgica, tipo de implante e condições gerais de saúde do paciente.

Alguns cuidados e medidas devem ser adotados nesse período para evitar problemas pós-cirúrgicos. Na Clínica ImplArt, o paciente já sai do consultório com todas as orientações necessárias para seguir nesse período, lembrando que o sucesso do implante dentário depende muito da colaboração do paciente com relação a esses cuidados.

 

Cuidados para o período pós-cirúrgico de implantes dentários:

  • Tomar corretamente a medicação prescrita (normalmente antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos).
  • Respeitar o tempo de repouso indicado pelo cirurgião.
  • Não fazer esforços.
  • Dar preferência por ingerir alimentos leves e frios. Evitar alimentos quentes nos primeiros dias para impedir edemas e possíveis sangramentos.
  • Dependendo da complexidade da cirurgia, o paciente pode ingerir alimentos líquidos e pastosos nos primeiros dias para facilitar a alimentação e evitar esforço mastigatório.
  • Podem ser feitas compressas frias por fora para diminuir o inchaço (se houver).
  • Pressionar com muito cuidado uma gaze estéril sobre o local da cirurgia se houver sangramento.
  • Realizar a higienização oral de forma cuidadosa. Usar apenas produtos recomendados pelo cirurgião.
  • Tomar cuidado com movimentos bruscos ao rir, falar, tossir, espirrar, cuspir, sugar ou bochechar. Na medida do possível é bom evita-los.
  • Não fumar e beber.
  • Evitar a exposição ao sol.

 

O tempo de cicatrização do implante dentário depende de alguns fatores, como por exemplo, se foi realizado enxerto ósseo junto, tipo de implante que foi utilizado, se foi feita reconstrução gengival, etc. Alguns pinos de implante tem tecnologia que favorece e acelera o processo cicatricial.

Se algum desses sintomas se tornar por demais desagradável no período pós-operatório, é recomendado que o paciente entre em contato com a nossa equipe ou retorne ao consultório o quanto antes.

 

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

11 3262-4750

WhatsApp │ 11 99598-1866

Fale Conosco  [email protected]

Skype │clinica_implart

Facebook │ ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter │ @implart

Instagram │ ClinicaImplart

 

 

 

 

Palavras-chave: pós-operatório do implante dentário, implante dentário, cirurgias odontológicas, tipo de implante, enxerto ósseo, reconstrução gengival,  implante. 

 

platform switch 2

 

Quando implantes dentários são cirurgicamente colocados no osso, espera-se que ocorra um processo chamado osseointegração, que é a integração da superfície dos implantes com o tecido ósseo.

Em alguns casos, a osseointegração pode ser prejudicada pelo formato de implantes convencionais (quando pilar e plataforma possuem diâmetros idênticos). Estudos demonstraram que, em alguns casos, esse formato pode favorecer a perda óssea em torno do implante, especificamente na crista óssea ao nível de junção do corpo do implante e componente protético (pilar da prótese). Essa condição pode ocorrer no primeiro ano após a cirurgia e criar um espaço para entrada de células inflamatórias. Esse infiltrado causaria inflamação dos tecidos e consequentemente uma perda óssea inicial. A reabsorção óssea progressiva do tecido responsável pelo suporte diminui o contato implante-osso e uma causa desequilíbrio na distribuição da carga funcional e, em casos mais avançados, pode haver a perda do implante.

Esse fenômeno não necessariamente representa um problema na técnica empregada pelo profissional ou um erro na colocação do implante, mas sim em decorrência de uma reação física. Pode estar ligado tanto com a textura da superfície do implante, quanto com o desenho da junção entre implante e pilar.

 

Leia sobre implante total

 

Essa reação não é comum, mas pode ser evitada com a utilização de outro modelo de implante. Trata-se dos implantes platform switch, em que o corpo do implante (plataforma) possui diâmetro mais largo que o diâmetro do pilar, criando um afastamento da linha de união entre pilar e corpo do implante. Esse modelo é um método de preservação o osso alveolar da crista óssea e que minimiza a perda óssea progressiva. 

 

platform switch

 

Esse formato também melhor distribui a concentração de carga sobre o implante e osso e melhora o resultado estético da reabilitação com implantes dentários.

Vale ressaltar que o modelo de implante mais adequado só pode ser determinado mediante uma avaliação clínica e radiológica do paciente. Graças ao avanço da tecnologia, dispomos de uma grande variedade de modelos de implantes que atendem inúmeras necessidades, muitos deles com tecnologia de superfície que favorece a osseointegração para estabilização inicial e ao longo dos anos.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo.

 

11 3262-4750

WhatsApp │ 11 99598-1866

Fale Conosco  [email protected]

Skype │clinica_implart

Facebook │ ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter │ @implart

Instagram │ ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: platform switch, implante, implantes dentários, osseointegração, perda óssea, crista óssea, pilar da prótese, reabsorção óssea, perda do implante, implante e pilar, implante total, implantes platform switch, preservação do osso alveolar, minimiza a perda óssea, resultado estético, reabilitação com implantes dentários, estabilização inicial.

 

9 straumann

 

Implantes dentários de alta tecnologia

O implante dentário é um pino de titânio ou cerâmica pura que tem função semelhante à raiz dentária, ou seja, dar suporte aos dentes. Ao longo dos anos, foram desenvolvidos implantes com formas e composições diferentes, sempre buscando melhor estabilização inicial e durabilidade ao longo da vida.

A ImplArt só trabalha com implantes de alta tecnologia, entre eles os implantes suiços Straumann (considerados os melhores do mundo). A Straumann oferece uma grande gama de implantes com formas, diâmetros e comprimentos variados, buscando atender inúmeras necessidades em implantodontia.

 

Implantes Straumann Roxolid – implantes de comprimento e diâmetro reduzidos, indicados para pessoas com defeito ósseo e que não querem ou não podem passar por procedimentos de enxerto ósseo. São compostos por uma liga de alto desempenho, especificamente concebidos para proporcionar uma resistência superior à do titânio puro. Possuem excelente capacidade de integração óssea.

Implantes Straumann Pure Ceramic – implantes de cerâmica pura de cor marfim, semelhante a tonalidade das raízes dentárias. Podem ser uma opção de tratamento para área mais aparente das arcadas ou paciente com gengiva muito fina. Também pode ser uma opção para tratar pacientes com sensibilidade a metais, como o níquel.

Implantes Straumann Bone Level – possuem conexão de pilares protéticos interna, que reduz a manipulação dos tecidos gengivais. Podem ser uma opção de tratamento para área mais aparente das arcadas por proporcionar um resultado mais estético.

Implantes Straumann SLA – possuem tecnologia de superfície rugosa que proporciona uma estrutura ideal para a adesão de células que estimulam e aceleram o processo de osseointegração (formação óssea e estabilização em torno do implante).

Implantes Straumann SLActive - possuem tecnologia de superfície que estimula e acelera o processo de osseointegração (formação óssea e estabilização em torno do implante). Possuem superfície hidrofílica para formação de coágulos sanguíneos no implante. As propriedades hidrofílicas e quimicamente ativas da superfície SLActive proporcionam uma maior área de superfície acessível, para maior absorção de proteínas sanguíneas e formação da rede de fibrina. Estas são condições ideais para a formação de coágulos sanguíneos e para o início do processo de cicatrização.

Todos os implantes Straumann são confeccionados com materiais seguros e biocompatíveis com o organismo humano.

 

Melhore sua qualidade de vida com implantes dentários!

 

 

Implante dentário - Vantagens?

A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, funcionais e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição. Mais vantagens:

  • O implante dental é fixo
  • Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes
  • O implante paralisa a atrofia do osso após a perda de um dente

 

Implante Dentário - Contra indicações (cada caso é avaliado individualmente)

  • Em pacientes que apresentam problemas de saúde geral
  • Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante (pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo)

 

Implante Dental: como é feito?

Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico, sob anestesia local, são instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora em média de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração). Em alguns modelos de implantes Straumann, a osseointegração pode ocorrer em menos tempo.  Após esse período, pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre os implantes. Em alguns casos selecionados, a prótese pode ser colocada no mesmo dia da cirurgia com carga imediata. 

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo. Ficaremos felizes em atende-lo!

 

11 3262-4750

WhatsApp │ 11 99598-1866

Fale Conosco  [email protected]

Skype │clinica_implart

Facebook │ ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter │ @implart

Instagram │ ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: Implantes dentários de alta tecnologia, implante dentário, cerâmica pura, raiz dentária, estabilização inicial, alta tecnologia, implantes suiços Straumann, melhores do mundo, implantodontia, implantes Straumann Roxolid, defeito ósseo, enxerto ósseo, liga de alto desempenho, titânio puro,  integração óssea, implantes Straumann Pure Ceramic, implantes de cerâmica pura, cor marfim, implantes Straumann Bone Level, estético, implantes Straumann SLA, osseointegração, implantes Straumann SLActive, tecnologia de superfície, processo de osseointegração, superfície hidrofílica, propriedades hidrofílicas, materiais seguros, biocompatíveis, qualidade de vida, implantes dentários, vantagens, perda de dentes, implante dental é fixo, perda de um dente, carga imediata. 

Quando se planeja a colocação de implante(s) dentário(s), um dos exames que pode ser necessário realizar é a Tomografia Computadorizada (TC). Saiba porque esse exame é tão importante para o sucesso dos implantes. 

 

tomografia computadorizada para implantes

Tomografia Computadorizada

 

A Tomografia Computadorizada é um exame radiográfico de grande confiabilidade e é bastante útil na odontologia, principalmente para o planejamento de implantes dentários. Nesse caso, a principal vantagem da TC sobre uma radiografia panorâmica, por exemplo, é que as imagens são tridimensionais (3D) e capturadas em “fatias”, permitindo a visualização dos tecidos de forma distinta, enquanto que nas radiografias panorâmicas as imagens dos tecidos ficam sobrepostas (2D). As imagens mais precisas da TC facilitam para que o cirurgião implantodontista conheça com exatidão a espessura óssea dos maxilares do paciente e a partir daí, identificar se há altura e largura suficiente para fixação do(s) implante(s) ou se há necessidade de enxerto ósseo para complementação. A boa espessura óssea dos maxilares do paciente é o requisito básico para colocação e estabilização dos implantes dentários.

As imagens captadas por Tomografia Computadorizada também são versáteis, porque podem ser transferidas para um computador e manipuladas pelo cirurgião através de um software. Ele faz um planejamento virtual da posição dos implantes conforme a disponibilidade óssea do paciente, e até mesmo encomendar uma guia cirúrgica que vai indicar o local exato onde as perfurações devem ser feitas. Isso contribui para que os implantes sejam corretamente colocados e para escolha do melhor tamanho de implantes, aumentando o sucesso do procedimento, reduzindo consideravelmente a probabilidade de perda do(s) implante(s) e ajudando para que a cirurgia ocorra de maneira minimamente invasiva.

 

Saiba mais sobre implantes dentários

 

A Tomografia Computadorizada é um exame obrigatório para Implantes Dentários?

Na maioria dos casos, a Tomografia Computadorizada auxilia o cirurgião dentista no planejamento dos implantes. Porém em casos onde a existência de osso é muito evidente, após análise clínica e por meio de radiografias comuns, o implantodontista pode dispensar a realização de uma TC.

Clínica ImplArt

Apesar de a TC ser um exame muito preciso e fácil de ser visualizado, é preciso conhecimento e habilidade do cirurgião implantodontista para interpretar as informações. A equipe da Clínica ImplArt é capacitada e treinada para fazer uso das imagens e um bom planejamento dos implantes dentários. Agende uma consulta e saiba se o seu sorriso e bem estar podem ser melhorados pelos Implantes Dentários. Nossa equipe está pronta para atendê-lo!

(11) 3262-4750

[email protected]

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras-Chave: implantes dentarios, tomografia computadorizada, odontologia, radiografia panoramica, 3d, enxerto osseo, posicao dos implantes, implantodontista, cirurgiao, sorriso, bem estar, maxilares, planejamento.

Implantes Neodent

 

 

A Neodent é uma empresa brasileira que fabrica e desenvolve produtos e soluções para odontologia, como implantes dentários de titânio e componentes relacionados. Com sede em Curitiba e 21 filiais em todo o Brasil, tem mais de 20 anos de mercado e faz parte do Grupo Straumann, o que garante qualidade, procedencia e alta tenologia nos prudutos oferecidos.

A Neodent possui uma extensa linha de implantes dentários, projetados para oferecer estabilidade primária e atender diferentes necessidades e densidades ósseas, com possibilidade de próteses afarafusadas ou cimentadas.

 

Linhas de Implantes:

Neodent Drive

Neodent Titamax

Neodent Alvim

Neodent Facility

Conexões disponíveis: Cone Morse, Hexagono e WS

 

Tecnologias Exclusivas Neodent

Neodent neoporos

Superfície Neoporos

Tecnologia que garante rugosidade controlada e uniformizada em toda superfície do implante. A rugosidade ideal na superfície é o que favorece a restauração óssea em torno do implante.

 

 

neodent acqua

Superfície Acqua

Tecnologia de superfície hidrofílica que permite uma melhor molhabilidade do implante. Esse fenômeno é importante para promover a integração do implante com o organismo.

 

A decisão sobre qual o melhor implante para seu caso será tomada entre você e o dentista da ImplArt. Serão apresentadas as vantagens e desvantagens de cada sistema, dentro das necessidades de cada paciente. Em caso de dúvidas, consulte-nos!

(11) 3262-4750

[email protected]

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: implantes dentários Neodent, odontologia, implantes dentários de titânio, Straumann, qualidade, procedencia, alta tenologia, implantes dentários, estabilidade primária, próteses afarafusadas, cimentadas, Implantes,Neodent Drive, Neodent Titamax, Neodent Alvim, Neodent Facility, Cone Morse, superfície Neoporos, rugosidade controlada, Superfície Acqua, superfície hidrofílica, molhabilidade do implante,  integração do implante.

 

Subcategorias

Melhore sua qualidade de vida com implantes dentários !

 

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido.  O implante serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

 

implante dental

 Implante dentario: Vantagens?

A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente. Mais vantagens:

  • O implante dental é  fixo
  • Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes
  • O implante paraliza a atrofia do osso após a perda de um dente

Implante Dental: Contra indicações

  • Em pacientes que apresentam problemas de saúde geral
  • Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante ( pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo)

Implante Dental: como é feito ?

Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local,  são instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração) Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

*Em alguns casos selecionados já podem ser realizadas cirurgias com carga imediata (prótese no mesmo dia da cirurgia).   

 Veja mais sobre implantes dentários:

 

A cirurgia de implantes dentários é executada pelo implantodontista.

A etapa de prótese é realizada após alguns meses da cirurgia de implante dentário.


Nesta etapa, o paciente e o dentista vão decidir juntos qual a melhor opção de material para cada tipo de prótese.

Se for de metalocerâmica, o especialista vai escolher a cor correta para que ela se uniformize com os dentes naturais. Outra opção à pode ser com porcelanas sem metal (metal-free) como a zircônia, que é muito bem indicada para os dentes anteriores.

As resinas podem ser utilizadas com sucesso em próteses da arcada completa, ou em dentes provisórios.

Antes de iniciar a prótese, pode ser necessária uma pequena cirurgia para expor os implantes, caso eles estejam ainda recobertos pela gengiva. Nesse momento será instalada uma peça metálica (cicatrizador) que fará com que a gengiva cicatrize com um formato adequado.

Uma gengiva saudável e cicatrizada permite que sejam iniciadas as moldagens dos implantes e gengivas.

IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário