Medo de Dentista

O Medo do Dentista atinge muitas pessoas hoje em dia. Está na maioria das vezes ligado a um episódio muito traumático no passado da pessoa que a afasta  de tratamentos dentários. O grau de  medo de cada paciente é variável.

A melhor recomendação ao paciente com medo de dentista é que realize um tratamento para resolver seu problema dentário e que depois mantenha uma excelente higiene oral e compareça para consultas de controle com frequência.

A Clínica implArt tem uma estrutura completa para atender a pacientes com medo de denitsta. Veja mais informações em nosso site e compareça para uma consulta!

 

12 Medo de dentista

 

A Odontofobia é um termo que define o indivíduo que tem medo de dentista, o seja, paciente pode apresentar alguns sintomas que vão desde ansiedade leve, até sensação de pânico, tontura e desmaios.

Muitas vezes essa condição leva à pessoa a negligenciar a saúde bucal e postergar cuidados importantes ainda em fase inicial. Então surgem problemas como cáries, acúmulo de placa bacteriana, gengivite, doença periodontal, problemas de canal, fraturas, má oclusão dentária, mobilidade dentária, problemas de estética dental, entre outros. Muitos desses problemas, se não tratados em tempo, podem levar à perda dentária.

Nós da ImplArt Odontologia entendemos que este assunto é sério. Sabemos que muitos pacientes que buscam atendimento dentário carregam expectativas e ansiedades, alguns até mesmo más experiências anteriores. Por esse motivo, buscamos prestar um atendimento tranquilo e transparente para os pacientes, especialmente para portadores de odontofobia.

 

Procedimento com sedação

Em casos moderados de odontofobia, os procedimentos dentários podem ser realizados sob sedação endovenosa, na qual o paciente permanece em estado de sonolência profunda durante todo o procedimento. A sedação é totalmente segura, pois é realizada por um médico especialista que, primeira entrevista o paciente e solicita exames complementares (se for o caso), e monitora as funções do paciente no decorrer de todo o tratamento. Ao finalizar todos os procedimentos, o médico cessa a sedação e o paciente acorda instantaneamente sem qualquer dificuldade.

Em casos extremos de odontofobia, pode ser indicada a realização dos procedimentos dentários sob anestesia geral em ambiente hospitalar.

 

Day Clinic (Spa Odontológico)

A ImplArt Odontologia foi pioneira em conceber o Day Clinic Odontológico no Brasil. Trata-se de um modelo de atendimento em que um ou mais procedimentos odontológicos são realizados de forma intensiva, no menor tempo possível.

O Day Clinic é uma das formas de trazer conforto e confiança para o paciente com odontofobia, porque ele permanece menos tempo no consultório e não deixa de cuidar da saúde oral e do sorriso. Saiba mais sobre o Day Clinic.

Caso tenha mais dúvidas ou queira dar seu depoimento entre em contato conosco através de um dos canais abaixo. Ficaremos felizes em atendê-los!

 

 

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS CRIANÇAS OU PACIENTES ESPECIAIS

 

(11) 3262-4750

[email protected]

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras chaves: odontofobia, medo de dentista, ansiedade, saúde bucal, cáries, placa bacteriana, gengivite, doença periodontal, problemas de canal, má oclusão dentária, mobilidade dentária, estética dental, perda dentária, atendimento dentário, atendimento tranquilo, portadores de odontofobia, procedimento com sedação, procedimentos dentários, sedação endovenosa, Day Clinic, spa odontológico, Day Clinic Odontológico, conforto, confiança.

A odontofobia é o nome técnico que descreve o popular medo de dentista. Ela pode se manifestar em diferentes graus e os sintomas mais comuns são: pânico, taquicardia, transpiração excessiva, tonturas e até mesmo desmaios. O paciente com odontofobia tende a não cuidar adequadamente da saúde oral porque evita ir ao consultório para consultas preventivas ou para realizar tratamentos odontológicos a tempo de evitar problemas mais sérios. Mas esse problema tem solução. Veja no vídeo a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras chave: odontofobia, medo de dentista, pânico, taquicardia, transpiração excessiva, tonturas, desmaios, paciente com odontofobia, saúde oral, consultas preventivas, tratamentos odontológicos.

Veja os recursos mais atuais que podem ajudar quem tem medo de dentista

 A odontofobia (medo do dentista) ocorre com uma pequena porcentagem de pacientes,e pode ter intensidade variável. Em casos mais leves o paciente relata uma ansiedade leve, porém em graus mais acentuados pode haver taquicardia, sensação de pânico, transpiração excessiva, tonturas e desmaios.

Muitas vezes a odontofobia afasta o paciente do consultório odontológico por anos. Como consequência mais comum temos pacientes com graves problemas bucais como cáries e infecções periodontais, além de comprometimento estético do sorriso.

Existem casos de odontofobia com sintomas atípicos como enjôonáusea excessiva, intolerância ao toque na boca. O tratamento dentário em pacientes odontofóbicos pode ser difícil até mesmo para procedimentos simples como moldagens, limpeza, restaurações. Em situações de fobias acentuadas um procedimento como implantes ou mesmo extrações dentárias podem ser impossíveis para o paciente.

Temos relatos em nossa clínica de pacientes que já relatavam taquicardia e transpiração ao simplesmente iniciar uma conversa com o dentista.

A origem psicológica da odontofobia está ligada a episódios traumáticos (trauma) que se fixaram na sub consciente do paciente, na maioria das vezes desde a infância. O tratamento do paciente fóbico pode ser feito com psicoterapia.

Em casos moderados de odontofobia onde os procedimentos dentários são necessários podemos lançar mão de um sedativo. Em nossa prática o Óxido nitroso foi abandonado por não apresentar bons resultados ao gerar uma sedação muito leve. A técnica realmente eficiente é a de sedação endovenosa EV, na qual o paciente permanece em estado de sonolência profunda durante o procedimento odontológico, que pode se estender por 4 horas de duração.
Em casos extremos onde mesmo sob sedação ainda o paciente se agita, indicamos a anestesia geral em ambiente hospitalar.

Pela dificuldade inerente ao tratamento dentário em um paciente odontofóbico, indicamos na maioria das vezes tratamentos mais simples e rápidos sob o sistema de day clinic.

Caso tenha mais dúvidas ou queira dar seu depoimento entre em contato conosco!


Na clínica ImplArt oferecemos somente a sedação Endovenosa. Não utilizamos o gás pois não oferece suficiente tranquilidade a um paciente que tem medo.

 

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS CRIANÇAS OU PACIENTES ESPECIAIS

 

 

Fonte: Blog ImplArt - Medo de Dentista
Palavras-chave: medo de dentista, sedação, anestesia geral, dentista, odontologia, sedaçao consciente, óxido nitroso, medo, dor, anestesia, implante, cirurgia, broca, sangue, spa odontológico, dental day clinic, odontofobia, odontofóbico, implante, pânico, panico

IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário