Existem algumas condições que levam o paciente a precisar de uma prótese dentária fixa, seja unitária ou parcial, sem a necessidade de realizar extração e/ou colocação de implantes dentários. São situações onde o dente natural ainda pode ser preservado e sua raiz é utilizada como suporte para a prótese. Essa modalidade é chamada de prótese fixa sobre dente, unitária ou em ponte.

A Clínica ImplArt realiza a confecção de prótese fixa em porcelana com reforço metálico ou em zircônia, materiais muito resistentes e comparáveis aos dentes naturais. 

 

As necessidades mais comuns são:

  • Restauração de coroa comprometida, mas com raiz preservada;
  • Restauração de dente com tratamento de canal prévio;
  • Substituição de restaurações antigas e inestéticas;
  • Proteção/restauração de dentes fraturados;
  • Cobertura de dentes manchados ou despigmentados;
  • Melhoria da função mastigatória, estética e da fala.

 

Dentre essas situações, ainda pode haver a necessidade de confeccionar a prótese com ou sem camada de gengiva artificial (prótese caracterizada). A camada de gengiva artificial tem a função de repor funcionalmente e esteticamente o tecido gengival que pode ter sido perdido por algum motivo. 

 

Saiba mais sobre prótese em porcelana.

 

Um desses motivos são asdoenças periodontais, como a periodontite, que favorecem a perda óssea em torno do dente e em consequência a gengiva perde suporte e se deforma. A gengiva também perde tecido em consequência de gengivite avançada. Nestes casos, as próteses com camada de gengiva são indicadas para repor o volume perdido e a deixar a prótese com características que acompanhe o visual dos dentes e tecidos remanescentes.

 

Como é feito o tratamento

  • Preparação do dente – o dente é desgastado até que se chegue a um formato específico. Essa forma, chamada de pilar, tem função mecânica retenção da prótese.
  • Molde – é retirado um molde sobre o pilar. Na Clínica ImplArt o molde pode ser feito convencionalmente (gesso) ou digitalmente através do escâner intraoral do Sistema Cerec. O resultado é uma peça protética personalizada para as necessidades de cada paciente.
  • Confecção da prótese – feita em porcelana, tem características muito próximas aos dos dentes e gengivas naturais humanas. Na Clínica ImplArt, a confecção de prótese em porcelana pode ser feita com mais agilidade, até mesmo em atendimento Day Clinic, porque possui um laboratório de prótese dentária próprio
  • Instalação da prótese – a peça protética, unitária ou em ponte, é fixada com cimento odontológico sobre o(s) pilar(es). Veja um exemplo a seguir:

prótese pontica sobre dentes

Prótese fixa em ponte sobre dentes

 

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

 

Palavras-chave: prótese fixa, porcelana, dentes, gengiva, prótese dentária, extração, implantes dentários, zircônia, resistentes, dentes naturais, coroa, tratamento de canal, restaurações, dentes fraturados, dentes manchados, função mastigatória, estética, gengiva artificial, prótese caracterizada, prótese em porcelana, doenças periodontais, periodontite, gengivite, escâner intraoral, Sistema Cerec, Day Clinic, ponte.

 


Estética Dental

Implante Dentário