Um dos sinais de que há doença periodontal ativa, principalmente em estágio avançado, é a mobilidade do(s) dente(s). Isso porque a doença periodontal, geralmente causada por acumulo de placa bacteriana próxima à gengiva, deteriora aos poucos os tecidos que sustentam os dentes.

A fase inicial da doença periodontal é a gengivite. Os microrganismos presentes na placa bacteriana atingem a gengiva e causam inflamação. Quando a gengivite não é tratada, a gengiva se torna flácida e pode se afastar dos dentes, abrindo espaço para que as bactérias se proliferem dentro dela e acometam até mesmo o osso. Isso é chamado de bolsa periodontal.  Mesmo para esses casos há soluções, mas se não houver tratamento adequado a tempo, as estruturas de sustentação dos dentes são seriamente comprometidas e eles podem ficar moles e até mesmo cair. Esse estágio se chama periodontite.

Quando há a suspeita de periodontite, o dentista pode fazer o diagnóstico com a colocação de uma sonda exploradora no sulco gengival (exame clínico) para medir a profundidade da bolsa periodontal e solicitar exames de imagem, como a radiografia panorâmica, para avaliar a perda óssea em torno do(s) dente(s). 

 

placa bacteriana e tartaro

Placa bacteriana, tártaro e retração gengival

 

gengivite

Gengivite

 

mobilidade dentária

Periodontite avançada com mobilidade dentária

 

 

Mas isso não ocorre da noite para o dia. O tempo entre estágio inicial de gengivite e periodontite avançada é demorado e indolor. Portanto, não descuide da saúde da sua boca. As principais medidas que você pode tomar para evitar as doenças periodontais são:

  • Higiene bucal adequada - escove seus dentes, gengivas e língua com movimentos suaves, por um tempo maior. Escove as áreas pouco visíveis (parte interna e posterior) com a mesma dedicação que você escova as áreas mais visíveis. Use fio dental diariamente. Essas são a principal forma de evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

  • Visite regularmente o dentista - o profissional dentista tem olho clinico para identificar a periodontite em fase inicial e assim reestabelecer a saúde da sua boca a tempo. Além disso, ele faz uma limpeza profilática que controla a placa bacteriana.

 

Saiba mais sobre doença periodontal

 

A prevenção nesses casos lhe pouparão de problemas no futuro, como a desagradável experiência de perder os dentes e ficar com seu sorriso, saúde e bem estar comprometidos.

A equipe da Clínica ImplArt é especializada em identificar e tratar doenças periodontais. Agende agora mesmo uma consulta e conheça a nossa estrutura.

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-Chave: dentes amolecidos, doenca periodontal periodontite, placa bacteriana, tartaro, sonda exploradora, radiografia panoramica, doencas periodontais, perder os dentes, dentista, limpeza profilatica, higiene bucal, dentes, gengivas, gengivite, bolsa periodontal. 


Estética Dental

Implante Dentário