Doença Periodontal

tratamento de canal 3

 

O tratamento de canal é normalmente realizado em algumas etapas e exige que o paciente venha ao consultório em dias diferentes. Mas em alguns casos, quando não há infecção na região da polpa dentária, a ImplArt Odontologia realiza o tratamento de canal em apenas uma consulta. 
Esse tratamento é necessário quando a polpa dentária encontra-se danificada, infeccionada ou morta. O avanço desta técnica visa preservar ao máximo o dente e evitar sua extração.
 
O comprometimento da polpa dentária é normalmente ocasionado por cárie profunda não tratada, trauma ou dente quebrado. Os sintomas mais comuns que indicam a necessidade de tratamento de canal são:

 

  • Cárie não tratada; 
  • Sensibilidade aos alimentos quentes ou frios; 
  • Dores (latejante, constante ou ao toque); 
  • Edema (inchaço); 
  • Abscesso na gengiva, no interior do dente ou na ponta da raiz; 
  • Infecção. 
 
Como é realizado o tratamento de canal em um dia?

 

  • O paciente é submetido à uma radiografia panorâmica digital ou radiografia periapical (disponíveis na ImplArt) para avaliação do comprometimento do canal; 
  • O local é cuidadosamente anestesiado para que o paciente não sinta desconforto durante o procedimento; 
  • O endodontista (especialista em tratamento de canal) faz uma pequena abertura na superfície ou na parte posterior do dente para fazer a extração da polpa dentária comprometida; 
  • O espaço que fica após a remoção da polpa dentária comprometida é esvaziado, alargado e limado; 
  • A área previamente preparada é preenchida com material odontológico especial; 
  • A coroa dentária recebe acabamento em resina ou porcelana para restauração estética e funcional e vedação do canal. 
 
É normal que alguns pacientes sintam uma sensibilidade no dente restaurado, mas essas sensações tendem a cessar em poucos dias.
 
Saiba mais sobre doenças periodontais
 
Duração do tratamento
Espera-se que o tratamento de canal seja a solução definitiva para o dente danificado. No entanto, o paciente tem papel importante na manutenção do tratamento, cabendo-lhe a atenção especial para a adequada higiene oral e as visitas regulares ao dentista. Sendo assim, a restauração será duradoura e a repetição do tratamento não será necessária.
 
Obs.: Se a polpa dentaria estiver infeccionada, o tratamento exigirá mais de uma sessão, porque é necessário aguardar o total controle do processo infeccioso, que pode durar alguns dias.
 
Conheça a ImplArt Odontologia. Venha nos fazer uma visita e confira nossa estrutura diferenciada que oferece toda comodidade e agilidade em tratamentos odontológicos. Agende agora mesmo uma consulta com a nossa equipe especializada:

 

11 3262-4750

WhatsApp11 99598-1866

Fale Conosco [email protected]

Skypeclinica_implart

FacebookImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

InstagramClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: tratamento de canal em 1 sessão, tratamento de canal em apenas uma consulta, polpa dentaria, carie, dente quebrado, gengiva, radiografia panorâmica digital, endodontista, odontológico, coroa dentaria, restauração, dente danificado, estrutura diferenciada, comodidade, agilidade, tratamentos odontológicos.

 manutenção implantes dentários

 

Doença periodontal, um mal que pode ser evitado
A periodontite é uma doença inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva e estruturas de suporte dos dentes, como o osso, cemento e ligamento. Essa condição se inicia pelo acúmulo de placa e biofilme na superfície dentária, principalmente na proximidade da gengiva. A ação bacteriana libera toxinas que irritam causam inflamação da gengiva (gengivite). O surgimento e o avanço da doença periodontal se dão com mais frequência em pessoas diabéticas, fumantes, com algum tipo de deficiência imunológica ou com predisposição genética.
 
A bolsa periodontal é quando a gengiva fica muito inflamada e se torna frouxa, ou seja, ela perde a aderência a superfície dentária e cria um espaço para acúmulo de tártaro na superfície da raiz, levando a atividade bacteriana também para as estruturas de suporte dos dentes. A inflamação crônica causada pelas bactérias destrói lentamente as estruturas de suporte dos dentes, que podem ficar moles ou até cair.
 
doença periodontal fases
Fases da doença periodontal
 
Tratamento
O diagnóstico da doença periodontal é feito através de um exame clínico da gengiva e tecidos adjacentes. O dentista introduz cuidadosamente uma sonda para verificar a profundidade da bolsa periodontal. Quanto maior a profundidade, maior a perda óssea.
O tratamento para doença periodontal depende do grau de comprometimento. A primeira conduta é paralisar a ação bacteriana sobre a gengiva através da remoção de toda placa e tártaro aderido na superfície dentária e na raiz. Este procedimento é capaz de reduzir a inflamação da gengiva, que normalmente retorna a posição adequada. Já em casos avançados, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para remover focos infecciosos no osso e cirurgia de correção da gengiva.
A doença periodontal não tem cura, mas é controlável. Por motivo a pessoa que passou pelo tratamento da periodontite deve retornar ao dentista com frequência (a ser determinada pelo profissional) a fim de controlar e evitar a atividade da doença.

Na ImplArt Odontologia temos especialistas em Periodontia para realizar um tratamento que vise a manutenção dos dentes e o controle da periodontite. Agende uma consulta através de um dos canais de atendimento abaixo. Ficaremos felizes em atendê-lo! 

 

 

11 3262-4750

WhatsApp11 99598-1866

Fale Conosco [email protected]

Skypeclinica_implart

FacebookImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

InstagramClinicaImplart 

 

 
Palavras-chave: dente, dentista, doença periodontal, periodontite, gengivite, gengiva, tratamento, bactérias, pericoronarite, inchaço, gengiva inchada, dor, gengiva inflamada, dentes, mobilidade, placa bacteriana, dentes moles, dentes amolecidos, mobilidade dentária, bolsa periodontal.

IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário