Periodontia

Dentes amolecidos são sinais de doença periodontal

 

A doença periodontal é uma doença crônica de origem bacteriana que afeta as estruturas de suporte dos dentes. O portador da doença periodontal as vezes não percebe o avanço da doença até que os dentes ficam moles. Porém esse sintoma costuma indicar que a doença já está em estágio avançado porque quase sempre representa a perda de um ou mais dentes. A doença periodontal surge pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dentária. Em estágio inicial, as toxinas liberadas pela atividade bacteriana inflamam a gengiva (gengivite). A gengiva apresenta inchaços e sangramentos. 

Em estágio moderado a gengiva adquire aspecto de bolsa, tecnicamente chamada bolsa periodontal. Ela ocorre quando a gengiva perde inserção, abrindo um espaço para ação bacteriana em uma região que deveria estar protegida: os tecidos de suporte dos dentes. A bolsa periodontal também favorece a formação de cálculos na superfície da raiz dentária, levando mais bactérias para essa região. A inflamação crônica deteriora progressivamente o osso e outras estruturas que suportam os dentes. Sem o controle adequado da doença, o paciente perde parte importante da crista óssea e com o passar do tempo apresenta sintomas de mobilidade dentária e exposição exagerada da raiz. Esse é o estágio avançado da doença e quase sempre há indicação de extração dos dentes muito comprometidos. 

 

Como evitar a doença periodontal 

Os sintomas iniciais da doença periodontal podem passar despercebidos ao olhar leigo. Por isso é extremamente importante a realização de consultas regulares ao dentista, pois apenas o olhar profissional de um dentista é capaz de identificar o acúmulo de biofilme e tártaro nos dentes e raiz dentária e inflamação das gengivas. Durante a consulta, o dentista vai avaliar se o paciente está realizando a higiene oral adequadamente e se necessário, indicar uma limpeza profissional profilática e alisamento radicular (remoção de tártaro na raiz dentária). É muito importante o controle de bactérias e gengivite em estágio inicial a fim de evitar o avanço da doença e comprometimento dos dentes. Uma dentição completa é essencial para a saúde, bem estar e estética de qualquer pessoa. 

Agende sua consulta preventiva agora mesmo. A equipe da ImplArt Odontologia é especializada em identificar e tratar a doença periodontal. Agende agora mesmo uma consulta e conheça a nossa estrutura.

 

11 3262-4750

WhatsApp  11 99598-1866

Fale Conosco  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Skype clinica_implart

Facebook  ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

Instagram  ClinicaImplart

 

 

Palavras-Chave: dentes amolecidos, doença periodontal periodontite, placa bacteriana, tártaro, sonda exploradora, radiografia panorâmica, doença periodontal, perder os dentes, dentista, limpeza profilática, higiene bucal, dentes, gengivas, gengivite, bolsa periodontal.

 

logo_branco_9.png

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - cj. 1405
Bela Vista - São Paulo/SP   CEP 01321-000

Tel.: +55 (11) 3262-4750 
WhatsApp.: +55 11 99598-1866


Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian 

CRO SP 73.583

Pesquisar

Pesquisar