ODONTOLOGIA DIGITAL

panoramica x tomografia 1 

Muitas vezes o paciente é solicitado, pelo dentista, a realizar exames radiológicos antes, durante e depois de determinados tratamentos odontológicos. Esses exames são muito importantes para fazer um correto diagnóstico e para planejar e acompanhar o tratamento. Os principais exames radiológicos na Odontologia são a Radiografia Panorâmica e a Tomografia Computadorizada. Mas você sabe qual é a diferente entre elas?

Radiografia Panorâmica

É um exame radiográfico 2D utilizado para diagnosticar diferentes patologias e anomalias que podem ocorrer nos dentes, suas estruturas e ossos da mandíbula e maxilares. Ele é um complementar do exame clínico (aquele que é feito pelo Dentista na cadeira do consultório), pois a Radiografia Panorâmica pode mostrar problemas abaixo da linha da gengiva e não são facilmente visualizadas. São os casos de problemas na polpa dentária, acúmulo de cálculo nas raízes, cáries, infecções, doenças periodontais, mobilidade dentária, fraturas ósseas ou radiculares, cistos, tumores, perda óssea, entre outros. Também é útil para acompanhar a evolução e a finalização de tratamentos, como enxerto ósseos e tratamento de canal.

Atualmente contamos com a Radiografia Panorâmica Digital, em que a imagem é visualizada no computador em tempo real, ou seja, o exame não precisa ser revelado em filme o que torna o diagnóstico muito mais rápido e ecologicamente correto. O dentista pode solicitar ao paciente a realização de Radiografias Panorâmicas antes, durante e depois do tratamento. A incidência de radiação desses exames é baixíssima se comparada aos equipamentos mais antigos.

Saiba mais sobre a estrutura da Clínica ImplArt

Tomografia Computadorizada Odontológica

É um exame, também radiográfico, porém com visualização tridimensional (imagem 3D) dos terços médio e inferior da face. Neste exame também são visualizados os dentes, estruturas anatômicas, ossos e seios da face, porém com volumes e precisão melhores do que a panorâmica.

É bastante útil para diagnósticos e planejamentos de diversos tratamentos odontológicos, principalmente com Implantes Dentários, porque com a Tomografia Computadoriza, o Dentista consegue fazer as medições dos volumes ósseos do paciente e planejar a colocação de Implantes com tamanhos e posicionamentos mais adequados às suas necessidades. A TC também permite ao Dentista evitar acidentes durante a cirurgia, como por exemplo, lesionar acidentalmente nervos e outras estruturas sensíveis.

A Tomografia Cone Beam é um exame computadorizado, ou seja, o Dentista pode rapidamente visualizar o exame na tela e fazer o diagnóstico e planejar o tratamento. Os principais softwares de Tomografia Computadorizada possuem o recurso de planejamento de implantes dentários.

 

Na Clínica ImplArt podemos realizar rapidamente em nossas instalações Tomografias e Radiografias panorâmicas para oferecer rapidamente o Diagnóstico e Planejamento de seu caso!

 

 

 

(11) 3262-4750

[email protected]

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras Chave: Radiografia Panorâmica, Tomografia Computadorizada, dentista, exames radiológicos, tratamentos odontológicos, diagnóstico, exames radiológicos na Odontologia, exame radiográfico, dentes, mandíbula, maxilares, gengiva, polpa dentária, acúmulo de cálculo, cáries, doenças periodontais, mobilidade dentária, fraturas ósseas, cistos, tumores, perda óssea, enxerto ósseos, tratamento de canal, Radiografia Panorâmica Digital, mais rápido, Tomografia Computadorizada Odontológica, 3D, Implantes Dentários, planejamento de implantes dentários.

 

Scanner intraoral 6

A ImplArt está constantemente investindo em tecnologias modernas que tornam os tratamentos odontológicos cada vez mais rápidos, precisos e confortáveis. Por esse motivo, é uma das primeiras clínicas odontológicas no Brasil a adquirir o novo scanner intraoral para realização de moldagens digitais coloridas e computadorizadas Scanner Trios Cart da empresa Dinamarquesa 3Shape. O Trios Cart utiliza tecnologia CAD/CAM para:

  • Escaneamento intraoral e moldagem tridimensional em cores.
  • Captação de imagens coloridas e de alta precisão dos dentes e gengivas através de sua câmera intraoral integrada. 
  • Medição das tonalidades dos dentes enquanto o escaneamento é realizado, permitindo resultados mais precisos e previsíveis.
  • O sistema Trios Cart possui uma tela multi toque de alta resolução que facilita os trabalhos e entendimento do paciente. 

Scanner intraoral 5

Scanner intraoral 4

Moldagem digital computadorizada

A moldagem digital permite o projeto e execução de diferentes tratamentos odontológicos como:

  • Coroas
  • Pontes
  • Restaurações parciais (onlays, inlays)
  • Lentes de contato dentais e facetas
  • Próteses individuais ou pônticas sobre implantes dentários
  • Elementos provisórios 

 

Scanner intraoral 1

Vantagens do escaneamento digital em relação a moldagem convencional com massa:

  • Rapidez – a moldagem digital é feita em poucos minutos com praticidade e conforto. O paciente não precisa ficar muito tempo na cadeira, nem retornar ao consultório muitas vezes para realizar outras moldagens.
  • Mais precisão – a moldagem tridimensional e computadorizada reproduz com fidelidade e realidade a situação do paciente, permitindo a condução de um tratamento personalizado e adequado às necessidades de cada pessoa.
  • Conforto – a utilização do scanner intraoral permite uma moldagem mais rápida e confortável ao paciente, principalmente para aqueles que relatam aflições ao se utilizar materiais de moldagem na cavidade oral.
  • Previsibilidade dos resultados - a leitura das diferentes tonalidades dos dentes do paciente permite a confecção de restaurações reproduzindo estas mesmas cores, deixando-as com aspectos naturais no conjunto do sorriso. Em um estudo conjunto recente, foi constatado que a medição de tonalidade do Trios é mais confiável do que a do olho humano.  

Scanner intraoral 3

 

  • O sistema 3Shape permite uma comunicação integrada entre o dentista (solicitante) e o laboratório de prótese dentária (executante).

Scanner intraoral 2

Total integração entre o consultório odontológico e o laboratório de prótese dentária

Assista ao vídeo que mostra o funcionamento do scanner intraoral Trios 3Shape: https://www.youtube.com/watch?v=Wk14ElFivLw

 

Conheça esta e outras tecnologias inovadoras disponíveis na ImplArt. http://www.implart.com.br/odontologia-digital

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco ou agende uma consulta. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

[email protected]

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

 

 

Palavras-chave: Trios 3Shape, Scanner intraoral, moldagem digital, tecnologias modernas, tratamentos odontológicos, rápidos, precisos, moldagens digitais coloridas, Scanner Trios, 3Shape, CAD/CAM, escaneamento intraoral, moldagem tridimensional, câmera intraoral, dentes, gengivas, tonalidade dos dentes, coroas, pontes, restaurações parciais, onlays, inlays, lentes de contato dentais, implantes dentários, tratamento mais rápido, praticidade, conforto,  tratamento mais preciso, previsibilidade dos resultados, sorriso, laboratório de prótese dentária, tecnologias inovadoras, facetas, trios cart, consultório odontológico, laboratório de prótese dentária.

projeto computadorizado

Projeto digital do sorriso

 

A Reabilitação Oral é um tratamento ou um conjunto de tratamentos odontológicos que tem objetivo de recuperar a funcionalidade, a saúde e a estética dos dentes e de seus suportes (mandíbula, maxilar, articulação, tecidos moles e musculatura facial) em pacientes que perderam ou estão em processo de perda dos dentes por causa de doenças periodontais sem controle ou por acidentes. A reabilitação oral é obtida principalmente pela reposição de dentes perdidos com próteses fixas ou móveis, restauração de dentes quebrados, ajuste ortodôntico, controle de doenças periodontais, etc.

O avanço da tecnologia permite que hoje muitos desses tratamentos para reabilitação oral sejam simulados e projetados na tela do computador, dando ao dentista e ao paciente melhor previsibilidade dos resultados. Para o paciente também representa ganho de tempo, precisão e fácil compreensão.

O paciente que necessita de reposição de todos os dentes já pode ter o projeto do seu sorriso todo feito em computador. A cirurgia de Implantes dentários é previamente realizada virtualmente no computador com a ajuda de um software exclusivo. Com base em imagens de tomografia computadorizada, este software indica a melhor posição onde os implantes devem ser inseridos no momento da cirurgia e até mesmo a quantidade de implantes que serão necessários. O tipo, o formato e a cor da prótese dentária que será fixada aos implantes também poderão ser visualizados e escolhidos com a ajuda do computador.

 

16425478408 f6fe1cdb75 z

 

O projeto da reabilitação oral em computador possibilita a participação do paciente em determinadas escolhas, porque ele consegue ver o projeto computadorizado cruzado com sua foto que torna tudo mais fácil de ser compreendido.

Em casos mais urgentes, a Clínica ImplArt trabalha com atendimento Day Clinic e a reabilitação oral pode ser feita em poucas horas. Isso depende da complexidade de cada caso e essa possibilidade pode facilmente ser verificada em uma consulta com a nossa equipe.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

[email protected]

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-chave: reabilitação oral, dentes, projeto digital, sorriso, odontológicos, estética, mandíbula, maxilar, articulação, doenças periodontais, dentes perdidos, próteses fixas, móveis, restauração, dentes quebrados, ajuste ortodôntico, tecnologia, dentista, precisão, implantes dentários, Day Clinic.

 

A Clínica ImplArt Odontologia possui um centro de radiologia digital próprio. Ele é equipado com um aparelho de tomografia computadorizada e de radiografia panorâmica digital. Esses exames auxiliam no correto diagnóstico e no planejamento de diversos tratamentos odontológicos, como a cirurgia de implantes dentários. Esse centro radiológico integrado à clínica foi pensado para oferecer facilidade e agilidade aos nossos pacientes. Conheça um pouco dessa estrutura a seguir:

 

 

 

 

 

Palavras chave: Odontologia, radiologia digital, tomografia computadorizada, radiografia panorâmica digital, diagnóstico, planejamento, tratamentos odontológicos, implantes dentários, centro radiológico, facilidade, agilidade, estrutura.

implante total

Implante total com prótese em Zircônia e Porcelana

 

A cirurgia de implante total guiada por computador foi desenvolvida com o objetivo de executa-la de maneira minimamente invasiva e para o correto posicionamento dos implantes baseado na disponibilidade óssea do paciente. Essa técnica dispensa a necessidade de grandes cortes e suturas na gengiva e para o paciente isso significa conforto, menos ou nenhuma dor e recuperação no pós-operatório muito mais rápida.

A técnica se utiliza de imagens de tomografia computadorizada da arcada do paciente. As imagens são posteriormente transferidas para um software onde cirurgião visualiza a disponibilidade óssea do paciente e pode planejar o posicionamento exato dos implantes. A partir daí, são confeccionadas guias cirúrgicas plásticas com as janelas que funcionam como réguas que indicam no momento da cirurgia onde devem ser feitas exatamente as perfurações para colocação dos implantes, respeitando profundidade, limites ósseos e anatomia.

O paciente pode sair do consultório com dentes provisórios ou com a prótese móvel que já estava usando sobre os implantes até que a prótese definitiva esteja finalizada (em 3 a 6 meses), ou com carga imediata em até 72 horas. A carga imediata vai desde a colocação dos implantes até a fixação da prótese, normalmente do tipo protocolo. O paciente pode rapidamente falar, sorrir e se alimentar com segurança (o esforço mastigatório deve ir progredindo aos poucos, conforme orientação do cirurgião).

 

Saiba mais sobre implante total

 

Indicações do implante total guiado por computador

  • Qualquer paciente totalmente desdentado, recente ou com uso de prótese móvel (dentadura) por anos, que tenha boa disponibilidade óssea, é teoricamente candidato a receber essa técnica.
  • Paciente diabético e/ou hipertenso que geralmente não tem indicação cirúrgica ou quando ela deve ser realizada com cautela por conta do sangramento. A cirurgia de colocação de implante total guiado por computador é uma ótima opção para esse paciente, já que o sangramento é mínimo nesta técnica.

 

Contra indicações - A atrofia óssea muito avançada impossibilita, inicialmente, a colocação de implantes dentários. Em muitos casos esse problema pode ser solucionado com outra técnica, o enxerto ósseo.

Todo o procedimento é feito com muita tranquilidade e segurança. A cirurgia de implante guiada por computador representa um grande avanço em cirurgia odontológica e a nossa equipe, liderada pelo Dr. Roberto Markarian - especialista implantodontista formado pela USP - tem total domínio das técnicas.

Para saber se você pode ser beneficiado com esta técnica, é necessário que a nossa equipe realize uma avaliação minuciosa do seu caso. Entre em contato conosco e agende uma consulta. Ficaremos felizes em procurar solucionar seu problema.

(11) 3262-4750

[email protected]

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras-Chave: cirurgia, implante total, guiada por computador, protese, zirconia, minimante invasiva, posicionamento dos implantes, conforto, menos dor, recuperacao, rapida, tecnica, tomografia computadorizada, protese movel, carga imediata, desdentado, sangramento, minimo, enxerto osseo, implantodontista.  

 

IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário