Como todo mundo sabe, quando o corpo emite alguns sinais isso quer dizer que alguma coisa não está certa. Uma dor que persiste, uma gripe que não vai embora são indícios de que existe uma parte que não está bem. Com a boca, a situação é a mesma. Uma inflamação, que pode até parecer pequena, deve ser encarada como um alerta de que é preciso investigar o que está acontecendo.

Para evitar qualquer tipo de imprevisto ou problema no futuro, o paciente deve realizar um exame sistemático da boca. Não só o dentista deve realizar essa análise, o dermatologista também deve participar. O diagnóstico precoce de qualquer doença é uma imprescindível para realizar um tratamento rapidamente, em especial no caso de neoplasias malignas,já que é possível evitar mutilações causadas pela extirpação das massas tumorais malignas, que já estão grandes quando o paciente procura pela primeira vez atendimento médico. Nesses casos há também os efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia.

Entre as alterações na mucosa oral que podem ser encontradas pelos médicos estão: variações anatômicas, anomalias do desenvolvimento, traumas mecânicos e térmicos, alterações da língua, alterações dos lábios, alterações das glândulas salivares, alterações orais de etiologis autoimune (estomatite aftosa, afta), infecções orais (candidíase), processos pré-malignos e malignos. O paciente deve ficar atento para as mudanças na boca, já que apenas metade das lesões apresentam dor, e por isso existe uma grande demora para procurar um profissional.

Halitose, alteração de paladar, dificuldade de deglutição e de fala são sintomas que também podem indicar fatores infecciosos, gastrointestinais, endócrinos, nutricionais, entre outros. Por isso, as pessoas devem ter a ida ao dentista, ou a consulta com um médico de confiança como fator fundamental para evitar doenças e problemas no futuro.

Quando uma doença é diagnosticada em seu estágio inicial, as chances de cura são grandes e a probabilidade de sequelas pequena. Somente o profissional pode determinar qual é o melhor tratamento e a melhor conduta para tratar o problema em questão.

Palvras-chave: boca, problemas, doença, tratamento, diagnóstico, mucosa oral, sinal, dentista, médico, profissional


IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário