Os onlays em resina também são conhecidos como restaurações indiretas de resinas compostas e ajudam a minimizar o estresse nos dentes e melhorar a forma de um dente, que perdeu suas formas reais por problemas de traumas ou cáries. Esse tipo de resina é preparado no laboratório, diferentemente dos outros tipos de restaurações que são totalmente feitas no consultório.

 

Eles são indicados para restaurações amplas nos dentes posteriores, quando o preparo envolver uma ou mais cúspides ou em uma restauração estética e adesiva em um dente em que não é preciso cobrir totalmente a coroa. Ele é contra-indicado para cavidades pequenas, imposssibilidade de isolamento, margens cavitárias sub-gengivais, grande estresse oclusal e dentes que apresentam coroa curta. Como em todos os casos, apesar das indicações e contra-indicações, o dentista vai determinar qual o melhor tipo de tratamento para cada paciente.

 

A maior vantagem do onlay em comparação com as restaurações metálicas fundidas é estética. O resultado final fica mais natural, com uma uniformidade no sorriso. Isso acontece com o uso e outras técnicas, mas com o onlay o resultado é ainda melhor e mais satisfatório especialmento quando são empregados em situações de baixo estresse oclusal, como pacientes com oclusão balanceada e em dentes pré-molares. Mais atualmente as onlays passaram a ser feitas mais comumente em porcelana para maior resistência e estética.

 

Uma vantagem do onlay em resina ao de porcelana é a facilidade do reparo. Se necessários, os de resina são mais facilmente erparados, já que o ajuste oclusal normalmente é feito depois da cimentação e a porcelana apresenta uma superfície áspera e fica mais suscetível a trincas e infiltrações. O repolimento do material também é mais difícil. Já a resina, pode ser repolida com técnicas convecionais e não apresentam potencial de abrasividade.

Palavras-chave: onlay em resina, onlay, restaurações, porcelana, dente, sorriso, dentisa, laboratório, vantagem, indicações


IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário