Implantes Dentários

 

Implante dentario: O que é?

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido, este implante serve como apoio para que a prótese seja instalada sobre ele. Após o término do tratamento o objetivo é que o paciente tenha dentes semelhantes aos naturais em estética a capacidade mastigatória. O implante dental pode ser indicado para diversos casos, desde a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

 

 Implante dentario: Como é feito?A perda de um ou mais dentes leva a uma condição estética desfavorável, além de comprometer todo um equilíbrio que ocorre no sistema mastigatório, que causa problemas de mordida e favorece o aparecimento de outras disfunções, portanto é fundamental uma rápida reposição do espaço. Dentre todas as alternativas reabilitadoras existentes, o implante, quando indicado em condições adequadas, é a melhor opção para substituir dentes perdidos. 

Vantagens do implante dental

O tratamento oferece benefícios ao paciente devolvendo principalmente a função da mastigação e a estética. Como o implante dental é instalado de maneira definitiva e fixa, não há desconforto causado por problemas de instabilidade de próteses parciais removíveis ou dentaduras e também não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes, situações muito comuns em pessoas que usam prótese. Além disso a extração de um dente promove um aspecto de envelhecimento com a perda de estrutura óssea e falta de suporte para os lábios e bochechas, o implante dental minimiza esses problemas melhorando a auto estima do paciente.

Quem pode se submeter ao tratamento com implante dental?

O implante dental é o tratamento ideal na maioria dos casos em que ocorreu a perda de alguns ou mesmo todos os dentes, porém há a necessidade de uma consulta com o dentista para avaliação das condições de saúde geral e oral do paciente.

 

Contra indicações

O implante dental não deve ser colocado em situações que o paciente não pode se submeter a nenhuma cirurgia oral por problemas de saúde, ou nos casos onde não há uma quantidade de osso suficiente para a retenção do implante, apesar de que atualmente esse problema pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo.

 

Colocação do implante dental

O procedimento básico para a colocação do implante dental é realizado em algumas fases, a primeira delas consiste em realizar uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, em que são instalados os implantes de titânio nos locais edentulos. Em seguida, há um período de cicatrização que dura cerca de 4 a 6 meses para o implante aderir ao osso e assim possibilitar a conclusão do processo com a confecção e instalação da prótese (coroa) sobre o implante. Atualmente já podem ser realizadas cirurgias com a imediata instalação da prótese. 

 

 

Etapas da colocação do implante dental

As fases do tratamento variam de acordo com as condições do paciente, complexidade e número de implantes utilizados em cada caso, mas basicamente é dividido em 4 fases:

1º Avaliação do paciente e planejamento, com exames radiográficos.

2º Instalação do implante através de uma cirurgia. Após essa fase é necessário esperar alguns meses, e pode-se optar por colocar uma prótese provisória.

3º Instalação da prótese definitiva sobre o implante.

4º Manutenção, com avaliações periódicas.

Implantes Bone Level 3

 

Os Implantes de nível ósseo (Bone Level) são implantes dentários de conexões em forma afunilada, ou seja, a conexão se encontra na parte interna do corpo do implante. São diferentes dos implantes com conexão em nível tecidual (Tissue Level), em que as conexões ficam acima do nível ósseo.

Esse modelo de implante dentário é especialmente indicado para instalação em área estética (região anterior), porque a conexão fica discretamente “escondida” no nível ósseo, deixando o resultado do tratamento de reabilitação bastante estético. Esse formato de implante dentário também promove uma melhor cicatrização do tecido gengival e ósseo.

A principal marca fabricante de implantes hoje é a suiça Straumann. A Clínica ImplArt é certificada na utilização de implantes Straumann há 15 anos, possuindo todo o conhecimento e materiais para utilizar tanto Cerâmicos, quando de nível ósseo.

 

bone level x tissue level2

Tissue Level: conexão acima da linha óssea

Bone Level: conexão interna afunilada

 

O formato de conexão Bone Level facilita a colocação do componente protético, o que ajuda a preservar e estabilizar os tecidos gengival e ósseo.

 

Bone level

 

Principais indicações de implantes tipo Bone Level:

Implantes de diâmetro reduzido

  • Paciente com necessidade estética
  • Paciente com necessidade e possibilidade de estabilização primária
  • Paciente com volume ósseo limitado
  • Paciente com necessidade de preenchimento de pequeno espaço entre dentes

Implantes de diâmetro médio

  • Reabilitação funcional e estética em pacientes com ausência dentária total ou parcial

Implantes de diâmetro largo

  • Reabilitação funcional e estética em pacientes com ausência dentária total ou parcial
  • Paciente com necessidade de preenchimento de espaço entre dentes, porém com volume ósseo mais favorável

Se você ficou com alguma, entre contato conosco através de um dos canais abaixo:

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras- chave: Implante Bone Level, vantagens, gengiva, implantes dentários, implantes Tissue Bone, nível ósseo, modelo de implante dentário, área estética, estético, reabilitação, tecido gengival, implantes de diâmetro, espaço entre dentes, reabilitação funcional, ausência dentária.

implantes

 

Sim, implantes dentários podem ser acometidos por doença periodontal. Isso se chama periimplantite e deve ser evitada ou controlada logo no início, porque ela pode representar a mobilidade ou a perda dos implantes.

A periimplantite é uma infecção que atinge os tecidos ósseo e gengival que suportam os implantes. Surge principalmente em decorrência de uma higienização oral inadequada, que com isso microrganismos patogênicos se infiltram no osso em torno do implante, causando inflamação. Em casos mais graves, a inflamação destrói o osso de suporte do implante que poderá ficar mole e até mesmo cair.

Alguns sinais da periimplantite:

  • Sangramento gengival
  • Vermelhidão e inchaço gengival
  • Deformidade óssea
  • Supuração na gengiva
  • Gengiva frouxa em forma de bolsa

Portanto, é extremamente importante que a periimplantite seja evitada. A melhor forma de impedir esse quadro é com cuidado redobrado com a higiene oral, tanto que o paciente é orientado sobre isso assim que passa pela cirurgia. Existem instrumentos que ajudam o paciente usuário de implantes dentários a cuidar melhor dos dentes e das próteses, que vão desde escovas com formatos especiais até enxaguantes específicos.

Também é extremamente importante que o paciente nunca deixe de realizar as visitas regulares ao consultório, porque somente o cirurgião implantodontista é capaz de reconhecer a periimplante aos primeiros sinais. Além disso, ele tem o amparo de exames radiológicos para um diagnóstico mais preciso. Procure imediatamente o consultório caso apareçam algum dos sinais acima citados.

O tratamento da periimplantite depende do estágio da doença. Veja algumas das condutas adotadas:

  • Remoção de placa bacteriana aderida nos dentes naturais (se houver) e na prótese dentária.
  • Descontaminação do implante.
  • Controle da infecção microbiana local. A ImplArt utiliza um aparelho de laserterapia com o recurso da terapia fotodinâmica que tem ação antimicrobiana no tratamento da periimplantites.
  • Em caso de perda óssea, é realizado um enxerto para estimular a regeneração óssea em torno do implante (feito somente depois do controle da infecção para evitar retorno da doença). Se não houver perda óssea significante, a gengiva é fechada logo após a descontaminação do implante.
  • Em casos onde há a perda do implante, o enxerto ósseo é feito sem o implante. Ele só será reimplantado depois da regeneração óssea e o paciente usará uma prótese provisória nesse intervalo.
  • Exames radiológicos são necessários para acompanhar o processo de regeneração óssea pós-enxerto.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-chave: Implantes, doença periodontal, implantes dentários, periimplantite, perda dos implantes, higienização oral, sangramento gengival, inchaço gengival, higiene oral, cirurgião implantodontista, placa bacteriana, laserterapia, terapia fotodinâmica, ação antimicrobiana, perda óssea, regeneração óssea, enxerto ósseo.

 

straumann slactive

 

Em casos selecionados, é possível fazer a instalação de implante dentário com coroa projetada em CAD/CAM no intervalo de 1 mês. Isso é possível porque a Clínica ImplArt trabalha com os implantes Straumann Slactive, que possuem tecnologia na superfície que favorece e acelera a cicatrização e a interação biológica entre implantes e osso (osseointegração).

A osseointegração bem sucedida é o que garante a estabilidade do implante para suportar a prótese e a carga mastigatória ao longo dos anos. Em implantes normais, a osseointegração geralmente ocorre entre 6 e 8 meses, enquanto que com implantes Straumann Slactive o tempo de cicatrização pode ser reduzido para 3 a 4 semanas.

Nesse intervalo de cicatrização o paciente usa uma prótese provisória para não ficar sem dente e enquanto isso o nosso laboratório de prótese faz o projeto digital CAD/CAM e a confecção da prótese definitiva através do Sistema Cerec 3D. O projeto começa com base em um molde digital que é retirado através de uma câmera intraoral que capta imagens precisas no interior da boca do paciente. A partir dessas imagens tridimensionais, é possível projetar uma prótese com encaixe e formato perfeito para cada necessidade.

A prótese é confeccionada dentro de um compartimento de fresagem que funciona como uma impressora 3D. Ela pode ser feita em porcelana, material muito resistente, estético e comparável aos dentes naturais humanos, e com estrutura interna metálica ou em zircônia.

 

Saiba mais sobre o nosso laboratório de prótese digital.

 

Vale ressaltar que a possibilidade da instalação de implante dentário e prótese definitiva em apenas 1 mês só é possível em casos selecionados. Uma avaliação da nossa equipe especializada vai determinar essa possibilidade considerando algumas características, como o volume ósseo disponível e o estado geral de saúde do paciente.

A rapidez da instalação do implante dentário com a coroa definitiva devolve a capacidade mastigatória, a estética do sorriso e a segurança pra falar e sorrir.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-chave: reposição de dente, implantes, Straumann, coroa CAD/CAM, implante dentário, coroa, CAD/CAM, implantes Straumann, Slactive, tecnologia, osseointegração, carga mastigatória, prótese provisória, laboratório de prótese, projeto digital, prótese definitiva, Sistema Cerec 3D, molde digital, câmera intraoral, imagens precisas, impressora 3D, porcelana, resistente, estético, dentes naturais, zircônia, laboratório de prótese digital, equipe especializada, segurança. 

A prótese dentária fixa sobre dentes pode ser substituída por implantes com coroa protética. A principal indicação é para paralisar a reabsorção óssea e evitar prejuízos à estética e à saúde oral. Ambas são indicadas para substituição de dentes perdidos, porem elas possuem características distintas.

A prótese fixa é colada sobre os dentes vizinhos que servem como suporte. Esses dentes precisam passar por um desgaste para seu afinamento, e então a prótese pode ser fixada sobre eles. Veja na figura a seguir:

 

prótese fixa sobre dentes 1

1 – Ausência de 1 dente / 2 – Afinamento dos dentes vizinhos

 

prótese fixa sobre dentes 2

3 – Preparação da prótese / 4 – Fixação da prótese sobre os dentes desgastados

 

 

Essa prótese possui algumas desvantagens em relação ao implante com coroa individualizada. A principal delas é que com esse modelo de prótese o processo de reabsorção óssea não é paralisado.

A reabsorção óssea é uma reação do organismo que se inicia a partir da extração de um dente sem a substituição da sua raiz. Ele entende que o osso que o suportava não tem mais função e absorve gradualmente parte desse volume ósseo causando uma deformidade. Acontece que a prótese não acompanha esse movimento e a tendência é que com o tempo surja um espaço inestético entre ela e o tecido ósseo que recuou.

A necessidade de desgastar os dentes vizinhos para instalar a prótese também pode gerar outro inconveniente, que é deixa-los mais frágeis e suscetíveis a doenças, como a cárie e infiltração nos canais da polpa dentária. Se isso ocorrer, a prótese pode ficar móvel e atrapalhar a mastigação. Também pode ser necessária a realização de tratamento de canal para tentar manter os dentes.

A substituição da prótese fixa sobre dentes por implantes com coroa tem a função principal de paralisar a reabsorção óssea. Quando o pino de implante é instalado no osso, ele funciona como uma raiz dentária e o organismo entende que esse osso ainda é útil. Veja dois exemplos na imagem a seguir:

 

implantes tipos

 

Mas o implante com coroa individualizada ainda possui outras vantagens:

  • Possibilita o uso de fio dental (note que a prótese fixa sobre dentes é uma peça inteiriça e não é possível usar fio dental entre os dentes).
  • Preserva a integridade dos dentes vizinhos (que não precisam sofrer desgastes);
  • Protege o tecido ósseo e gengival contra doenças periodontais e infiltrações;
  • É mais resistente e durável;
  • Restabelece a função mastigatória e dá segurança para falar e sorrir;
  • Resultado extremamente estético. A coroa protética imita cor, textura e formato dos dentes vizinhos.

 

Se você está utilizado uma prótese fixa sobre dentes há muitos anos e gostaria de substitui-la por implante dentário, será necessário passar por uma avaliação profissional que identificará se há perda óssea avançada. Em alguns casos, o enxerto ósseo pode ser uma solução para reconstruir o volume perdido. Saiba mais sobre enxerto ósseo.

É ideal que a pessoa procure fazer essa substituição assim que possível para evitar perda óssea. Se você ficou com mais alguma dúvida a respeito desta técnica, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-chave: prótese fixa sobre dentes, coroas, implantes, individualização, coroa, cárie, polpa dentária, mastigação, fio dental, gengival, doenças, periodontais, resistente, durável, função mastigatória, segurança para falar, sorrir, enxerto ósseo.

 

 

clinica4

 

Dirigida pelo Implantodontista Dr. Roberto Markarian, a Clínica ImplArt em São Paulo é especialista em implantes dentários.

A ImplArt é uma das clínicas mais alinhadas com o que há de mais avançado em pesquisa cientifica e desenvolvimento de novas soluções em implantes dentários. Trata o assunto com seriedade, porque entende que falta de dentes é uma das situações que mais abala a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa.

O Dr. Roberto Markarian, diretor clínico da ImplArt, é especialista em implantes e próteses dentárias.  Busca constantemente atualização e aprimoramento, participando dos principais congressos e cursos da área. Procura alinhar o aparato tecnológico da Clínica ImplArt com o que há de mais avançado em pesquisas na área da odontologia no mundo.

 

A Clínica ImplArt uma especialista em implantes dentários porque:

  • Tem equipe especializada e atualizada, coordenada pelo Implantodontista Dr. Roberto Markarian;
  • Trabalha apenas com implantes osseointegrados de alta qualidade, inclusive com tecnologia integrada que favorece a cicatrização mais rápida e a durabilidade dos pinos ao longos dos anos;
  • Trata a implantodontia com seriedade e comprometimento;
  • Conduz o tratamento com clareza, transparência e abre a participação do paciente na tomada das decisões;
  • Usa tecnologia para realizar cirurgias cada vez menos invasivas. A Clínica ImplArt já realiza cirurgia guiada por computador, sem cortes. As perfurações são estrategicamente realizadas apenas para introdução dos pinos, sem danos excedentes aos tecidos. Saiba mais clicando aqui;
  • Planeja a cirurgia por computador. A Clínica ImplArt possui um laboratório de radiologia digital e sistema computadorizado. Exames de tomografia computadorizada e softwares são utilizados para planejar e simular a cirurgia;
  • Possui laboratório de prótese digital próprio, com equipe especializada e impressoras 3D que fazem dentes de forma rápida e precisa. São dentes cada vez mais parecidos com os dentes naturais. Saiba mais clicando aqui;
  • Realiza todos os tipos de implantes dentários para atender diferentes necessidades: implante total, unitário ou pôntico, carga imediata e implante zigomático;
  • É especializada em enxerto ósseo para reconstrução de estruturas ósseas perdidas.

 

Currículo do Dr. Roberto Markarian:

  • Especialista em Implantes Dentários pela USP - 2008
  • PhD em Implantodontia - Doutorado Univ SL Mandic (em curso)
  • Mestre em Prótese Dentária pela USP - 2005
  • Especialista em Prótese Dentária pelo CFO - 2006
  • Graduado pela USP-SP 2001 - CRO 73583
  • Experiência clínica de mais de 5.500 implantes dentários instalados, mais de 16.500 reconstruções dentárias e resolução de casos complexos.
  • Credenciado para o Sistema de implantes dentários Straumann, Suiça – FUNDECTO USP 2002
  • Credenciado para o Sistema de implantes de Zircônia Ceraroot, Espanha - 2010
  • Curso de Aperfeiçoamento em Implant Dentistry na Universidade de Harvard, Boston, EUA - 2011
  • Curso de Aperfeiçoamento em Sistema CAD CAM CEREC/SIRONA - Alemanha -2014
  • Membro da Academy of Osseointegration – AO (EUA) - 2006
  • Membro da American Dental Association - ADA (EUA) - 2011
  • Membro da International Team for Implantology - ITI Suiça - 2012
  • Membro da European Association for Osseointegration - EAO - 2014
  • Pós-Graduado em Cirurgia Oral Avançada para Implantodontia pela APCD - 2003
  • Atuação como Perito Judicial e Assistente Técnico Judicial nas áreas de Odontologia e Implantodontia.
  • Mais de 30 artigos científicos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.
  • Consultor Técnico do Laboratório de Prótese Computadorizada CAD/CAM EsteticArt em São Paulo

 

Não sofra com a ausência de dentes. O implante dentário é a melhor solução para completar o seu sorriso e trazer de volta a sua autoestima e qualidade de vida.

Agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: Clínica especialista, Implante Dentário, Implantodontista, especialista em implantes dentários, implantes dentários, seriedade, falta de dentes, autoestima, qualidade de vida, próteses dentárias, odontologia, equipe especializada, implantes osseointegrados, alta qualidade, cicatrização mais rápida, durabilidade.

 

Subcategorias

Melhore sua qualidade de vida com implantes dentários !

 

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido.  O implante serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

 

implante dental

 Implante dentario: Vantagens?

A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente. Mais vantagens:

  • O implante dental é  fixo
  • Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes
  • O implante paraliza a atrofia do osso após a perda de um dente

Implante Dental: Contra indicações

  • Em pacientes que apresentam problemas de saúde geral
  • Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante ( pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo)

Implante Dental: como é feito ?

Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local,  são instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração) Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

*Em alguns casos selecionados já podem ser realizadas cirurgias com carga imediata (prótese no mesmo dia da cirurgia).   

 Veja mais sobre implantes dentários:

 

A cirurgia de implantes dentários é executada pelo implantodontista.

A etapa de prótese é realizada após alguns meses da cirurgia de implante dentário.


Nesta etapa, o paciente e o dentista vão decidir juntos qual a melhor opção de material para cada tipo de prótese.

Se for de metalocerâmica, o especialista vai escolher a cor correta para que ela se uniformize com os dentes naturais. Outra opção à pode ser com porcelanas sem metal (metal-free) como a zircônia, que é muito bem indicada para os dentes anteriores.

As resinas podem ser utilizadas com sucesso em próteses da arcada completa, ou em dentes provisórios.

Antes de iniciar a prótese, pode ser necessária uma pequena cirurgia para expor os implantes, caso eles estejam ainda recobertos pela gengiva. Nesse momento será instalada uma peça metálica (cicatrizador) que fará com que a gengiva cicatrize com um formato adequado.

Uma gengiva saudável e cicatrizada permite que sejam iniciadas as moldagens dos implantes e gengivas.

Estética Dental

Implante Dentário