pigmentação melânica gengival

 

A ImplArt Odontologia realiza tratamento para remoção de manchas nas gengivas através do Peeling Gengival. Essa técnica chamada de Melanoplastia consiste na abrasão superficial do epitélio pigmentado com o auxílio de instrumentos. O procedimento é indolor, porque é aplicada sob anestesia local e também há pouco de sangramento.
 
As manchas na gengiva, tecnicamente conhecida por pigmentação melânica gengival, são caracterizadas por excesso de melanina (células que dão cor à pele). Podem ser de tonalidade acastanhada, acinzentada ou preta e são mais comuns em pessoas negras e asiáticas. Mas outras manchas podem surgir na gengiva em consequência do fumo ou do contato da gengiva com metais utilizados em alguns tipos de próteses dentárias.
 
O peeling promove uma descamação epitelial da área pigmentada e dentro de 72 horas é esperada a formação de novo tecido com coloração mais rosada. Em sete dias, a cicatrização será completa e a tonalidade da gengiva se tornará bem mais uniforme.
 
Saiba mais sobre Melanoplastia.
 
O efeito do peeling gengival pode durar por anos, porém alguns pacientes podem precisar repetir o procedimento, já que a pigmentação pode retornar (principalmente se eles forem fumantes). 
 
Algumas recomendações pós-cirúrgica:
  • Evitar a ingestão de alimentos muito ácidos, salgados, quentes ou duros nos primeiros dias;
  • Fazer assepsia com solução à base de clorexidina (bochechos três vezes ao dia, durante sete dias);
  • Utilizar uma escova dental com cerdas macias;
  • Tomar a medicação prescrita;
  • Não fumar;
  • Ser cauteloso para evitar doenças contagiosas, principalmente nos primeiros dias, já que a gengiva em processo de cicatrização pode ser uma porta de entrada para vírus e bactérias.
 
Se você ficou com mais alguma dúvida a respeito desta técnica, entre em contato com a nossa equipe ou agende uma consulta. Ficaremos felizes em atendê-lo.

IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário