A principal indicação para o tratamento com Implante de todos os dentes individualizados é quando o paciente perdeu ou está a perder todos os dentes.
Este tratamento, porém, é uma técnica muito avançada da implantodontia e sua indicação e viabilidade precisam ser examinadas pelo implantodontista para analisar se o paciente é um bom candidato para Implante de todos os dentes individualizados.
 

Requisitos básicos para fazer um implante de todos os dentes individualizados

 
Os requisitos principais para um tratamento com Implante de todos os dentes individualizados seriam:
 
  • quantidade óssea abundante (ausência de perda óssea)
  • quantidade de gengiva preservada em relação a uma dentição natural
  • em um sorriso aberto o paciente não pode mostrar a gengiva*

*Devido à perda óssea e de gengiva que ocorrem pela perda dos dentes, o aspecto gengival do resultado de um tratamento com Implante de todos os dentes individualizados é diferente de uma gengiva em dentição natural.

A principal alteração no formato da gengiva após a perda de um dente torna a gengiva plana, sem os arcos que caracterizam uma dentição natural. Caso seu sorriso seja muito aberto, será necessário realizar uma prótese com uma camada de gengiva artificial, para simular o aspecto de uma gengiva normal.

 

Implante total com prótese em Porcelana

implante de todos os dentes individualizados2

 

Posso fazer um enxerto de osso ou de gengiva para aumentar primeiro o volume de osso/gengiva para permitir um Implante de todos os dentes individualizados?

Sim, porém mesmo com um ganho de volume desses tecidos o formato da gengiva não será igual ao de uma dentição natural.

 

Contraindicações de implante de todos os dentes individualizados

  • Sorriso muito aberto que exibe a gengiva
  • Perdas ósseas em espessura ou altura
  • Defeitos gengivais

Nesses casos a estética dos dentes não será boa utilizando implantes um a um.

 

Considerações sobre implante de todos os dentes individualizados

 

Pela perda óssea que ocorre com a perda dos dentes, o mais comum é que o paciente não consiga realizar um Implante de todos os dentes individualizados. Porém pode-se recorrer a um caso muito mais simples e que traz excelentes resultados, que é o  Implante Total com menos implantes e uma prótese fixa da arcada completa.
 
A prótese pode ter ou não uma camada de gengiva para simular o aspecto de dentes naturais. Veja mais sobre isto neste post de nosso Blog: Implante total sem gengiva com dentes esculpidos individualmente
A gengiva não é feita para deixar a prótese "feia". Muitos pacientes relutam a idéia de usar gengiva artificial em suas próteses pois remete à idéia da dentadura, que vinham usando antes. Porém a gengiva é colocada na prótese para trazer estética e naturalidade.
 
Implante total com adição de camada de gengiva artificial para maior naturalidade
 
 Tipos de Próteses para Implante Total são:
 
 
Clique abaixo e veja mais sobre assuntos relacionados a Implante de todos os dentes individualizados:
 
 
 
 
 
Palavras-chave: implante, implantes individualizados, osso maxilar, dentista, especialista, técnica, procedimento, paciente, próteses, Implante de todos os dentes, implante total, implante de todos os dentes, total, um a um, implantes,
 

Estética Dental

Implante Dentário