O implante para arcada completa é uma excelente opção para reabilitação oral no paciente que não possui mais seus dentes e raízes ou que deseja substituir a sua prótese móvel por uma prótese fixa. Existem três modelos de prótese total fixa sobre implantes que atendem diferentes necessidades:

 

Alguns modelos de prótese ainda possuem as opções de serem confeccionadas com ou sem camada de gengiva artificial. A escolha dentre esses modelos nem sempre está condicionado a vontade do implantodontista ou do paciente, mas simplesmente para o atendimento das necessidades particulares de cada caso. Veja a seguir em quais situações os modelos disponíveis estão indicados.

 

 

Implante completo Protocolo Branemark

Modelo feito em resina e que obrigatoriamente possui camada de gengiva artificial. Visualmente, dentes e gengivas imitam bem os naturais, porém dentre os modelos disponíveis, o protocolo Branemark é que mais se parece com uma dentadura móvel no aspecto visual. As cores de dentes e gengivas podem ser escolhidos dentre uma cartela de tons.

 

implante total branemark 2

Implante total Branemark com dentes

e gengiva em resina 

 

implante total resina

Implante total Branemark instalado

 

Implante completo protocolo Metalocerâmico

A prótese é feita com estrutura metálica e revestimento cerâmico. O visual e a resistência desse modelo são muito semelhantes aos dentes naturais humanos. Pode ser confeccionado com ou sem gengiva artificial, também feita em cerâmica ou resina.

 

Implante completo protocolo Metal Free

Prótese com estrutura em Zircônia, material muito resistente e estético dentro da coroa porque é branca e revestida por cerâmica altamente resistente. Também pode ser confeccionada com ou sem gengiva artificial em material cerâmico ou em resina.

 

Saiba mais sobre implante total. 

 

Quando a prótese com gengiva artificial é ou não é indicada?

Quando o paciente está há muito tempo sem os dentes naturais (mesmo usando dentadura) ou está com doença periodontal avançada, o volume do rebordo alveolar ósseo e a gengiva passam por um remodelamento ao longo dos anos. O volume ósseo é reduzido e a gengiva perde o formato natural (desenho de arcos) e passa a ter o formato de linha reta. Nesse caso, a prótese deve ter a função de devolver o formato e volume natural das gengivas, portanto o modelo ideal é o que possui camada de gengiva artificial. Vale lembrar que a gengiva não tem só a função de harmonizar o sorriso, mas também a de preenchimento e suporte labial, essenciais para não deixar o sorriso “murcho” e atenuar as linhas do “bigode chinês”.

A prótese com camada de gengiva artificial também é indicada para o paciente cujo sorriso é considerado “aberto” (que expõe a arcada com mais facilidade). Dessa forma, a linha limite entre prótese e maxilas não fica aparente.

Veja a seguir as imagens deste modelo:

 

implante total gengiva e dentes em ceramica

Prótese total cerâmica com camada de gengiva

 

implante total ceramico com camada de gengiva

Implante total cerâmico com gengiva artificial instalado

 

 

Já os pacientes que não tem perda óssea avançada, portanto, que ainda mantem desenho e volume natural da gengiva, o implante pode ser feito com prótese sem camada de gengiva artificial e até mesmo com dentes esculpidos um a um. Veja modelos a seguir:

 

implante total ceramico sem gengivas

Prótese total cerâmica sem camada de gengiva

 

 

implante total ceramico sem gengiva instalado

Implante total cerâmico sem

camada de gengiva instalado

 

Como escrito anteriormente, a escolha da prótese sobre implante adequada é feita levando em conta particularidades de cada paciente, portanto a indicação só é feita depois de uma criteriosa avaliação do seu caso. Se você ficou em dúvida ou gostaria de saber qual modelo de prótese sobre implante que melhor te atende, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

 

Palavras-chave: implante para arcada completa, gengiva, excelente, reabilitação oral, dentes, prótese móvel, prótese fixa, protocolo Branemark, Metaloplástica, protocolo cerâmico, Metalocerâmico, metal free, gengiva artificial, implantodontista, resina, dentes naturais, estético, implante total, dentadura, doença periodontal, rebordo alveolar, suporte labial, dentes esculpidos.


Estética Dental

Implante Dentário