Os implantes curtos podem ser utilizados como uma alternativa aos enxertos ósseos, que são utilizados para permitir a colocação de implantes dentários em pacientes que apresentaram reabsorção óssea e não possuem o volume necessário para que o procedimento possa ser realizado com sucesso. Os implantes curtos seriam uma opção para dar mais conforto ao paciente.

A necessidade desse procedimento acontece quando a pessoa perde um ou mais dentes e fica muito tempo sem nada no local. O osso atrofia e torna o implante muito mais difícil. Para resolver esse tipo de limitação anatômica e fisiológica podem ser utilizadas as técnicas de enxerto ósseo de implante curto. O benefício desta última é a não utilização de procedimentos mais complexos e dolorosos.

Pacientes que possuem altura óssea menor é indicado o implante curto combinado com implantes longos. Esse procedimento é especialmente feito para pessoas com tecido ósseo com menor densidade.  A união de implantes dentais múltiplos é utilizada para a reabilitação de próteses sobre implante na região posterior do maxilar para reduzir o risco relacionado à carga e evitar a perda do componente e reduzir os riscos de fadiga do metal.

Outra vantagem dos implantes curtos é que eles precisam de menor osso remanescente, em comparação aos implantes comuns, reduzindo a necessidade de cirurgias para colocação de enxertos ósseos, reposicionamento de algum dente ou outros procedimentos mais invasivos. A única limitação que pode existir é a estética, já que quando as próteses são colocadas em cima dos implantes curtos, os dentes ficam mais longos.

Já as vantagens do procedimento são: técnica segura, redução do tempo de tratamento, resistências as cargas mastigatórias e menos trauma. Para definir qual tratamento será utilizado, o dentista precisa avaliar o desejo do paciente e sua condição óssea.

Palavras-chave: implante curto, implante, dente, enxertos ósseos, condição óssea, perda óssea, implantes longos, dentista, técnica, procedimento, atrofia


Estética Dental

Implante Dentário