TECNOLOGIA COMPUTADORIZADA ALEMÃ PARA FABRICAÇÃO DE DENTES
PRÓTESE SEM METAL
MAIS TECNOLOGIA, RAPIDEZ E QUALIDADE
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DA ImplArt
PRÓTESE SOBRE IMPLANTE ELABORADA POR COMPUTADOR
A IMPLART OFERECE TECNOLOGIA DE PONTA EM ODONTOLOGIA DIGITAL
IMPLART É INDICADA INTERNACIONALMENTE COMO A MELHOR CLÍNICA DE IMPLANTES DO BRASIL
COM A MELHOR ESTRUTURA E MELHOR EQUIPE PARA ATENDÊ-LO
VOCÊ MERECE UM NOVO SORRISO ! VENHA CONHECER A CLÍNICA IMPLART
IMPLANTES SUIÇOS STRAUMANN
CONSIDERADOS OS MELHORES DO MUNDO

Integração entre ortodontia e periodontia

aparelho autoligado 2

 

É muito comum que as duas especialidades odontológicas trabalhem juntas, principalmente no planejamento e execução de tratamentos ortodônticos. A ortodontia corrige a posição dos dentes e ossos maxilares mal posicionados, enquanto que periodontia é responsável pelo controle e tratamento de doenças que acometem as estruturas de suporte dos dentes (osso alveolar e gengiva). São as doenças periodontais (acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivites e periodontites).

Algumas ocasiões em que as duas especialidades podem trabalhar juntas:

  • A integração entre as duas especialidades é importante para traçar um planejamento do tratamento ortodôntico não só com o objetivo de alcançar a estética e a funcionalidade, mas sem prejudicar a saúde e aos tecidos.
  • Antes de iniciar um tratamento ortodôntico, é importante avaliar as características da má oclusão e as condições dos tecidos periodontais.
  • O paciente com doença periodontal já instalada e que procura o tratamento ortodôntico, deve primeiro passar por um tratamento para restabelecer a saúde dos dentes e tecidos ósseo e gengival antes de colocar aparelhos, pois se o tratamento ortodôntico for feito com doença ativa, poderá haver comprometimento dos tecidos de suporte dos dentes.
  • A ortodontia pode ser requisitada pelo periodontista, se este avaliar que doenças periodontais surgiram em consequência de dentes mal posicionados que dificultam a higienização oral.
  • A periodontia age no controle da hiperplasia gengival, lesão associada ao acumulo de placa bacteriana e ao uso de aparelho ortodôntico fixo.
  • O tratamento ortodôntico necessita de um cuidado redobrado do paciente com relação à correta higienização oral. Quando ela é negligenciada, pode haver o acumulo de placa bacteriana nos dentes e no aparelho. A periodontia age removendo a placa bacteriana para evitar problemas mais sérios.
  • É importante que a doença periodontal seja controlada, principalmente com a raspagem da placa bacteriana, alisamento radicular e em alguns casos, a gengivoplastia para recuperação da forma gengival.
  • A integração entre as duas especialidades é importante para evitar a recessão gengival durante a movimentação dentária. Uma avaliação do periodontista antes de iniciar o tratamento ortodôntico pode prever sobre alterações que podem ocorrer na gengiva.
  • O periodontista avalia as condições dos tecidos depois de finalizado o tratamento ortodôntico.

Como vimos, são muitas as situações em que as duas especialidades trabalham juntas. A integração acontece no antes, durante e depois de finalizado o tratamento ortodôntico. Essa integração é necessária para trazer ao paciente o bem estar, a estética e a autoestima, mantendo a saúde e integridade dos tecidos bucais.

A Clínica ImplArt é composta por uma equipe multidisciplinar para que o seu tratamento seja feito com segurança e tranquilidade. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou agende uma consulta. Ficaremos felizes em atendê-lo.

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

 

Palavras-chave: ortodontia, periodontia, tratamentos ortodônticos, dentes, placa bacteriana, tártaro, gengivites, periodontites, estética, tratamento ortodôntico, má oclusão, tecidos periodontais, doença periodontal, periodontista, higienização oral, hiperplasia gengival, aparelho ortodôntico fixo, alisamento radicular, gengivoplastia, recessão gengival, movimentação dentária, bem estar, estética, autoestima, saúde, tecidos bucais, equipe multidisciplinar. 

SCANNER INTRA ORAL COLORIDO

CONHEÇA NOSSA IMPRESSORA 3D DENTAL

 

ASSISTA MAIS VIDEOS

 

Instagram

Destaques

Estética Dental

Implante Dentário