TECNOLOGIA COMPUTADORIZADA ALEMÃ PARA FABRICAÇÃO DE DENTES
PRÓTESE SEM METAL
MAIS TECNOLOGIA, RAPIDEZ E QUALIDADE
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DA ImplArt
A IMPLART OFERECE TECNOLOGIA DE PONTA EM ODONTOLOGIA DIGITAL
VOCÊ MERECE UM NOVO SORRISO ! VENHA CONHECER A CLÍNICA IMPLART
IMPLANTES SUIÇOS STRAUMANN
CONSIDERADOS OS MELHORES DO MUNDO

Enxerto de gengiva para melhorar a estética dos dentes

O que é o enxerto gengival?

O enxerto gengival é utilizado para tentar reconstruir uma área da boca que sofreu com a retração gengival. Para reduzir o efeito do problema, normalmente a melhor opção é o enxerto, que é retirado do palato (céu da boca) do próprio paciente. A retirada do material é feita com anestesia local e a pessoa não sente dor, somente um leve desconforto.

 

Defeito gengival que compromete a estética

 

Também pode haver perdas gengivais devido a traumas, acidentes ou quando há doença periodontal. Nesses casos, a gengiva perde o formato original e pode haver uma estética comprometida, principalmente se for na região dos dentes da frente. Alguns casos de implante dentário que resultaram em um formato gengival inadequado também podem ser corrigidos com a técnica de enxertos gengivais.

 

É importante dizer que o procedimento de enxerto gengival, não apresenta garantias de sucesso. Mesmo o procedimento sendo executado com perfeição na técnica pode haver uma necrose do tecido e uma consequente perda do tecido enxertado.

 

A retração gengival acontece quando o tecido gengival se retrai, deixando a raiz do dente exposta. Essa ação pode deixar a área sensível. Normalmente, o tecido saudável forma um colar de proteção ao redor do dente. Existem dois tipos de gengiva,a inserida, que possui um tecido rosa, mais espesso, que circunda o dente e é aderido pelo tecido ósseo, e a mucosa (gengiva não inserida), um tecido fino, macio e com grande mobilidade que forma a parte interna das bochechas e dos lábios.

 

Para evitar as dores, o paciente utiliza a medicação (antiinflamatórios) antes e depois da cirurgia. O dentista pode também utilizar o "cimento cirúrgico", uma barreira de proteção, que é fixada no lugar em que a operação aconteceu. Ele fica colado nos dentes e na gengiva por volta de cinco dias. A área doadora não fica desprotegida após o procedimento, ela é suturada (ponto) e essa proteção ajuda a manter sua estética e forma, mesmo após a remoção de um pequeno pedaço.

 

Entre os principais cuidados após a cirurgia está a alimentação. O paciente deve comer alimentos moles e frios nos primeiros dias para evitar sangramento, infecções, ajudando a analgesia e a cicatrização. Também deve-se evitar alimentos ácidos pois provocariama ardência nas gengivas.

 

Como alternativa aos enxertos gengivais podem ser confeccionadas próteses para disfarçar o problema estético, seja por formatos de dentes mais favoráveis ou com próteses que contenham gengiva artificial.

Prótese sobre implante dentário contendo gengiva artificial para melhorar a estética

 

Palavras-chave: enxerto gengival, gengiva, retração gengival, raiz do dente, cirurgia, palato, céu da boca, boca, dor, cuidados, alimentação

SCANNER INTRA ORAL COLORIDO

CONHEÇA NOSSA IMPRESSORA 3D DENTAL

 

ASSISTA MAIS VIDEOS

 

Instagram

Destaques

Estética Dental

Implante Dentário